13642
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Artigo de opinião

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Artigo de opinião

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Maria Bicudo de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o quinto (ING9_04UN15) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: download do vídeo para apresentação no context; artigos impressos para leitura durante o input e output da aula; folha de atividades para realização da atividade de leitura em grupos proposta no output.

Vídeo context: https://www.newsweek.com/do-dogs-have-feelings-opinion-1092506

Texto input: aqui

Texto output: aqui

Folha de atividades: aqui

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Despertar a curiosidade dos alunos para o tema que será enfocado no artigo de opinião proposto para leitura durante o momento do input.

Orientações: Nesta unidade, optamos por fazer uma contextualização, destacando a temática do artigo de opinião proposto no input. Para isso, sugerimos que você mostre aos alunos o vídeo Inside the life of an instagram famous dog. O presente vídeo foi retirado da revista Newsweek e aparece na mesma página da crônica que foi selecionada para leitura no input. Para download do vídeo, acesse: https://www.newsweek.com/do-dogs-have-feelings-opinion-1092506. Trata-se de um vídeo legendado de 2’30. Antes de mostrar o vídeo, sugerimos que você faça uma breve introdução.

Today we are going to read two opinion articles. But before starting to read, I want you to watch this video. However, you have to watch it and think about what could be the main subject of the first opinion article you are going to read.

Mostre o vídeo completo aos alunos. Em seguida, faça os seguintes questionamentos:

Did you like the video? A resposta a esse questionamento pode variar, dependendo das preferências de cada aluno. Como se trata de uma pergunta direta, os alunos provavelmente responderão com short answers, tais como: yes, I did/ no, I didn’t. Porém, se você achar conveniente, peça a eles que justifiquem a resposta. Você pode perguntar algo como: Did you like the video? Why?

What is it about? Espera-se que os alunos respondam algo como: The video is about a dog who became famous in social networks.

What do you think will be the main subject of the first article we are going to read? Talvez os alunos não cheguem exatamente ao enfoque da artigo que será acerca dos ‘sentimentos’ dos cachorros. É importante apenas que eles identifiquem que o texto provavelmente falará sobre animais, em especial cachorros, e façam uso da estratégia de previsão (prediction) para formular hipóteses. Espera-se que eles respondam algo como: I think the text will be about dogs; The article will probably be about the friendship between dogs and human beings; Maybe it will approach dogs’ abilities, etc.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Ler um artigo de opinião identificando suas principais marcas argumentativas, bem como suas evidências

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os principais argumentos dos autores acerca do assunto em pauta e os exemplos que foram utilizados para fundamentar estes argumentos.

Orientações: Para realização da atividade de leitura prevista durante o input, sugerimos que os alunos leiam o texto individualmente ou trabalhem em duplas. O texto foi retirado da revista Newsweek e publicado no dia 28/8/2018. A revista Newsweek é uma revista de notícias semanal norte-americana, publicada na cidade de Nova Iorque e distribuída para os Estados Unidos e também internacionalmente. Na atualidade é a segunda maior revista semanal do país, superada apenas pela revista Time em circulação e ganhos com publicidade. O artigo sugerido para leitura foi retirado da edição online e está localizado na seção Opinion. No que se refere ao leitor pressuposto da revista, como ela traz notícias nacionais e internacionais e aborda temáticas variadas, não podemos especificar em detalhes qual o perfil desse leitor. No entanto, Cardoso (2010), em seu artigo Aspectos discursivos da identificação do leitor em Newsweek, com base na seção de cartas ao editor da revista, busca traçar o perfil de seu público-alvo. Para maior aprofundamento acerca dessas questões, sugerimos a leitura do artigo na íntegra. O artigo está disponível em:www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/download/4525/4654

Peça aos alunos que leiam o artigo de modo a responder aos seguintes questionamentos:

  • What are the authors talking about?
  • What are the evidences for the arguments below?

“If you live with a dog you just know when it’s happy or miserable, don’t you? Of course you do”

“People have had a close bond with domesticated dogs for centuries”

“It’s not surprising then that dogs are now the most commonly used animal in therapy”

“But while there is no question that dogs are very good at understanding us, sadly the reverse is not always so true”

3) Why do you think there are some words/sentences underlined in the text?

Não é necessário que os alunos escrevam as respostas para as perguntas sugeridas. Esse momento de leitura prevê uma discussão oral acerca dos questionamentos propostos. Com o texto em mãos, os alunos podem sublinhar ou fazer anotações nele, mas as respostas serão dadas apenas oralmente. Projete num slide os questionamentos propostos acima e dê tempo para que os alunos encontrem as respostas no texto. Em seguida, faça as perguntas oralmente e peça a alunos voluntários para respondê-las. Para leitura das possíveis respostas a serem dadas pelos alunos, acesse a guidelines for the teachers.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Ler um artigo de opinião identificando suas principais marcas argumentativas, bem como suas evidências

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os principais argumentos do autor acerca do assunto em pauta e os exemplos que foram utilizados para fundamentar estes argumentos.

Orientações: Para realização da atividade de leitura prevista durante o output, sugerimos que os alunos trabalhem em grupos de 4 ou 5 alunos. O texto foi retirado da revista americana Newsweek e publicado no dia 01/09/2018. O texto foi publicado na seção Opinion da edição online da revista. Distribua para cada aluno uma cópia do artigo completo e para cada grupo uma cópia da Collaborative reading activity. Os alunos não precisarão fazer a leitura do texto inteiro, mas cada grupo fará a leitura de um excerto e responderá a alguns questionamentos referentes ao excerto destacado. Após fazer a leitura do excerto e responder aos questionamentos na folha de atividades, cada grupo deverá fazer um apresentação oral para a classe. Durante a apresentação, os grupos farão a leitura das perguntas constantes na folha de atividades e apresentarão suas respostas. Sugerimos 12 minutos para a leitura do texto e preenchimento da folha de atividades e 8 minutos para as apresentações orais.

Para mais informações acerca da atividade a ser realizada durante o output, acesse as guidelines for the teachers. Para acesso à chave de respostas da Collaborative reading activity, acesse a Collaborative reading activity answers’ key.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de artigos de opinião identificando os principais argumentos do texto, bem como as evidências que sustentam tais argumentos.

Orientações: Mostre o slide com os questionamentos propostos. Leia as perguntas e peça alunos voluntários para respondê-las oralmente. Você não precisa anotar as respostas dadas pelos alunos. A ideia é fazer um feedback oral para sintetizar o que foi aprendido na aula.

  • What genre was read during the class? Espera-se que os alunos respondam algo como: We read opinion articles.

  • What was the main topic of the first text? Espera-se que os alunos respondam algo como: The first article was about dogs’ feelings; The text was about how dogs feel.

  • What was the main topic of the second text? Espera-se que os alunos respondam algo como: The second article was about young people who are going to enter the workforce; It brings some pieces of advice for young people who intend to start working.

  • What reading strategies did you use to read the texts? Espera-se que alunos tenham conhecimento das diversas estratégias de leitura utilizadas para ler textos em língua estrangeira. Espera-se que eles respondam algo como: We used skimming, scanning, cognates identification, genre identification, background knowledge and prediction strategies.

  • How were arguments presented in the opinion articles? Espera-se que os alunos respondam algo como: Main arguments were generally presented with examples.

  • What kind of examples were used to base the arguments on in both articles? Talvez aqui os alunos tenham dificuldade em apresentar os tipos de evidências. Você pode pedir a eles que voltem aos textos e identifiquem o tipo de exemplo apresentado e ajudá-los a sintetizar essa resposta. Espera-se que os alunos respondam algo como: In the first text, the authors used scientific data and real life examples to base their statements on; In the second text the author used real life examples and some headlines to base his main arguments on.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o quinto (ING9_04UN15) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: download do vídeo para apresentação no context; artigos impressos para leitura durante o input e output da aula; folha de atividades para realização da atividade de leitura em grupos proposta no output.

Vídeo context: https://www.newsweek.com/do-dogs-have-feelings-opinion-1092506

Texto input: aqui

Texto output: aqui

Folha de atividades: aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Despertar a curiosidade dos alunos para o tema que será enfocado no artigo de opinião proposto para leitura durante o momento do input.

Orientações: Nesta unidade, optamos por fazer uma contextualização, destacando a temática do artigo de opinião proposto no input. Para isso, sugerimos que você mostre aos alunos o vídeo Inside the life of an instagram famous dog. O presente vídeo foi retirado da revista Newsweek e aparece na mesma página da crônica que foi selecionada para leitura no input. Para download do vídeo, acesse: https://www.newsweek.com/do-dogs-have-feelings-opinion-1092506. Trata-se de um vídeo legendado de 2’30. Antes de mostrar o vídeo, sugerimos que você faça uma breve introdução.

Today we are going to read two opinion articles. But before starting to read, I want you to watch this video. However, you have to watch it and think about what could be the main subject of the first opinion article you are going to read.

Mostre o vídeo completo aos alunos. Em seguida, faça os seguintes questionamentos:

Did you like the video? A resposta a esse questionamento pode variar, dependendo das preferências de cada aluno. Como se trata de uma pergunta direta, os alunos provavelmente responderão com short answers, tais como: yes, I did/ no, I didn’t. Porém, se você achar conveniente, peça a eles que justifiquem a resposta. Você pode perguntar algo como: Did you like the video? Why?

What is it about? Espera-se que os alunos respondam algo como: The video is about a dog who became famous in social networks.

What do you think will be the main subject of the first article we are going to read? Talvez os alunos não cheguem exatamente ao enfoque da artigo que será acerca dos ‘sentimentos’ dos cachorros. É importante apenas que eles identifiquem que o texto provavelmente falará sobre animais, em especial cachorros, e façam uso da estratégia de previsão (prediction) para formular hipóteses. Espera-se que eles respondam algo como: I think the text will be about dogs; The article will probably be about the friendship between dogs and human beings; Maybe it will approach dogs’ abilities, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Ler um artigo de opinião identificando suas principais marcas argumentativas, bem como suas evidências

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os principais argumentos dos autores acerca do assunto em pauta e os exemplos que foram utilizados para fundamentar estes argumentos.

Orientações: Para realização da atividade de leitura prevista durante o input, sugerimos que os alunos leiam o texto individualmente ou trabalhem em duplas. O texto foi retirado da revista Newsweek e publicado no dia 28/8/2018. A revista Newsweek é uma revista de notícias semanal norte-americana, publicada na cidade de Nova Iorque e distribuída para os Estados Unidos e também internacionalmente. Na atualidade é a segunda maior revista semanal do país, superada apenas pela revista Time em circulação e ganhos com publicidade. O artigo sugerido para leitura foi retirado da edição online e está localizado na seção Opinion. No que se refere ao leitor pressuposto da revista, como ela traz notícias nacionais e internacionais e aborda temáticas variadas, não podemos especificar em detalhes qual o perfil desse leitor. No entanto, Cardoso (2010), em seu artigo Aspectos discursivos da identificação do leitor em Newsweek, com base na seção de cartas ao editor da revista, busca traçar o perfil de seu público-alvo. Para maior aprofundamento acerca dessas questões, sugerimos a leitura do artigo na íntegra. O artigo está disponível em:www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/download/4525/4654

Peça aos alunos que leiam o artigo de modo a responder aos seguintes questionamentos:

  • What are the authors talking about?
  • What are the evidences for the arguments below?

“If you live with a dog you just know when it’s happy or miserable, don’t you? Of course you do”

“People have had a close bond with domesticated dogs for centuries”

“It’s not surprising then that dogs are now the most commonly used animal in therapy”

“But while there is no question that dogs are very good at understanding us, sadly the reverse is not always so true”

3) Why do you think there are some words/sentences underlined in the text?

Não é necessário que os alunos escrevam as respostas para as perguntas sugeridas. Esse momento de leitura prevê uma discussão oral acerca dos questionamentos propostos. Com o texto em mãos, os alunos podem sublinhar ou fazer anotações nele, mas as respostas serão dadas apenas oralmente. Projete num slide os questionamentos propostos acima e dê tempo para que os alunos encontrem as respostas no texto. Em seguida, faça as perguntas oralmente e peça a alunos voluntários para respondê-las. Para leitura das possíveis respostas a serem dadas pelos alunos, acesse a guidelines for the teachers.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Ler um artigo de opinião identificando suas principais marcas argumentativas, bem como suas evidências

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os principais argumentos do autor acerca do assunto em pauta e os exemplos que foram utilizados para fundamentar estes argumentos.

Orientações: Para realização da atividade de leitura prevista durante o output, sugerimos que os alunos trabalhem em grupos de 4 ou 5 alunos. O texto foi retirado da revista americana Newsweek e publicado no dia 01/09/2018. O texto foi publicado na seção Opinion da edição online da revista. Distribua para cada aluno uma cópia do artigo completo e para cada grupo uma cópia da Collaborative reading activity. Os alunos não precisarão fazer a leitura do texto inteiro, mas cada grupo fará a leitura de um excerto e responderá a alguns questionamentos referentes ao excerto destacado. Após fazer a leitura do excerto e responder aos questionamentos na folha de atividades, cada grupo deverá fazer um apresentação oral para a classe. Durante a apresentação, os grupos farão a leitura das perguntas constantes na folha de atividades e apresentarão suas respostas. Sugerimos 12 minutos para a leitura do texto e preenchimento da folha de atividades e 8 minutos para as apresentações orais.

Para mais informações acerca da atividade a ser realizada durante o output, acesse as guidelines for the teachers. Para acesso à chave de respostas da Collaborative reading activity, acesse a Collaborative reading activity answers’ key.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de artigos de opinião identificando os principais argumentos do texto, bem como as evidências que sustentam tais argumentos.

Orientações: Mostre o slide com os questionamentos propostos. Leia as perguntas e peça alunos voluntários para respondê-las oralmente. Você não precisa anotar as respostas dadas pelos alunos. A ideia é fazer um feedback oral para sintetizar o que foi aprendido na aula.

  • What genre was read during the class? Espera-se que os alunos respondam algo como: We read opinion articles.

  • What was the main topic of the first text? Espera-se que os alunos respondam algo como: The first article was about dogs’ feelings; The text was about how dogs feel.

  • What was the main topic of the second text? Espera-se que os alunos respondam algo como: The second article was about young people who are going to enter the workforce; It brings some pieces of advice for young people who intend to start working.

  • What reading strategies did you use to read the texts? Espera-se que alunos tenham conhecimento das diversas estratégias de leitura utilizadas para ler textos em língua estrangeira. Espera-se que eles respondam algo como: We used skimming, scanning, cognates identification, genre identification, background knowledge and prediction strategies.

  • How were arguments presented in the opinion articles? Espera-se que os alunos respondam algo como: Main arguments were generally presented with examples.

  • What kind of examples were used to base the arguments on in both articles? Talvez aqui os alunos tenham dificuldade em apresentar os tipos de evidências. Você pode pedir a eles que voltem aos textos e identifiquem o tipo de exemplo apresentado e ajudá-los a sintetizar essa resposta. Espera-se que os alunos respondam algo como: In the first text, the authors used scientific data and real life examples to base their statements on; In the second text the author used real life examples and some headlines to base his main arguments on.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano