Plano de aula: Leitura de poesias

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Poesias e parlendas

Desdobramentos

Caso você queira repetir a atividade, para ampliar as oportunidades de contato com a poesia no dia a dia do grupo, utilize esse gênero nas rodas de leituras diárias. Uma variação possível é que os grupos leiam, da maneira deles, as poesias escolhidas para as outras crianças. Você também pode agrupar crianças de idades diferentes para que se apoiem mutuamente, de forma que as maiores ajudem as crianças menores. Outra ideia é propor que cada grupo escolha uma poesia. O professor, em seguida, lerá para todo o grupoas várias poesias escolhidas.

Engajando as famílias

Monte no corredor ou na própria sala um cantinho com poesias. Sugestão de título: “Leia uma poesia em família”. Comunique, por meio de um bilhete para as famílias, que as crianças estão participando de momentos de leitura de poesias e que há um espaço para que elas leiam junto com as crianças. Esse cantinho estará disponível nos momentos de entrada e saída. Convide as famílias a participar.

Competências Gerais na BNCC

Conclua o curso online em 4h e ganhe um certificado!

COMEÇAR AGORA