13145
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Crítica de filme

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Crítica de filme

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Maria Bicudo de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o quinto (ING9_04UN10) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística.

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: críticas de filme impressas (sugeridas no input e output) para leitura em duplas, download do vídeo proposto para leitura no context; folhas de atividades impressas para realização da atividade de leitura proposta no output.

Vídeo do context: https://www.youtube.com/watch?v=GXUPqVZIyfY

Texto do input

Texto do output

Folha de atividades

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; apresentar o filme que será a referência dos textos a serem lidos durante a aula.

Orientações: Para realização das atividades de leitura propostas neste plano, tomamos como pressuposto que os alunos realizaram as atividades de leitura propostas no PL9 (ING9_04UN09) cujo gênero lido foi a crítica de livro (book review). Os gêneros crítica de livro e crítica de filme são muito similares na forma composicional, no veículo, no propósito comunicativo e o público-alvo desses textos varia conforme o veículo e a temática do filme/livro em estreia. Dessa forma, não se faz necessário, nesse momento, propor questionamentos referentes ao gênero em si, visto que esse levantamento do conhecimento prévio dos alunos foi feito no PL9, mas sim propor questionamentos que levem os alunos a pensar no modo como o texto, nesse caso produzido oralmente, é organizado e identificar as marcas opinativas nele presentes. Como o presente plano propõe uma atividade de leitura, você pode mostrar o vídeo aos alunos com a legenda disponibilizada pelo youtube. Neste vídeo, o crítico fala a respeito do filme Hotel Transylvania 3. Os textos do input e output também serão a respeito desse filme. Assim, a proposta do context objetiva colocar em pauta a temática dos textos que serão discutidos na aula, ou seja, o filme que está em avaliação, para que os alunos já tenham desde o início da aula, uma visão geral do filme, ainda que não o tenham assistido. O vídeo tem 6’43. Mostre 3’05 do vídeo para os alunos, pois já é um tempo suficiente para situá-los na temática do filme e mostrar-lhes a opinião do crítico a respeito dele. Antes de mostrar o vídeo aos alunos, escreva no quadro os questionamentos abaixo e peça-lhes que tomem nota das informações que julgarem necessárias para responder às perguntas propostas. O vídeo pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=GXUPqVZIyfY .

Sugestão de questionamentos:

What movie is the critic talking about? Espera-se que os alunos respondam algo como: He is talking about Hotel Transylvania 3.

What is his opinion about the movie? Espera-se que os alunos respondam com recortes do vídeo assistido. Espera-se que eles respondam algo como: He thinks it’s a good movie because it finds a good medium with entertaining children and adults; he says the movie is “filled with visual inventiveness and a lot of creative characters designs; it has good jokes; it has some actual funny sequences and tons of adult humor”; it feels like entertainment that doesn’t make you feel like an idiot

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito:Ler uma crítica de filme identificando a opinião da autora acerca do filme avaliado, bem como seu conteúdo (do que se trata o filme?) por meio do uso da estratégia de leitura: scanning

Expectativa: Que os alunos consigam perceber o modo como o resumo do filme e a opinião do crítico são apresentados no gênero crítica de filme e que sejam capazes de identificar informações específicas no texto fazendo uso da estratégia de scanning.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos. Mostre aos alunos os slides com os questionamentos propostos. Explique a eles que eles deverão ler e dar as respostas oralmente, pois se trata de um momento de leitura compartilhada.

  • What movie is being criticized? Espera-se que os alunos respondam algo como: Hotel Transylvania 3: Summer Vacation
  • Who wrote the movie review? Espera-se que os alunos respondam algo como: Who wrote the movie review was Jamie Righetti.
  • Where was it taken from? Espera-se que os alunos respondam algo como: It was taken from IndieWire online newspaper.
  • What is the movie reviewer’s opinion about the movie? Espera-se que os alunos respondam com suas próprias palavras - baseados no texto - ou que recortem fragmentos do texto para construir a resposta. Espera-se que eles respondam algo como: She enjoyed the movie mainly because of the message it holds (But it also holds a timely message — one of acceptance, love, and tolerance of those different from us — that is especially needed right now); She thinks it is a good movie as it promises “a great time for children, parents and fans of the funny franchise”.
  • What is the movie about? Espera-se que os alunos respondam a esse questionamento retirando excertos do texto ou fazendo um skimming dele e construindo frases curtas com suas próprias palavras. Espera-se que eles respondam algo como: The movie is about Dracula, who wants to find a beloved one and takes a cruise vacation with his daughter. In the ship, he falls in love with Ericka, the ship’s captain, who is the great-granddaughter of his enemy Abraham Van Helsing; “Summer Vacation introduces Dracula. Dracula believes he’s destined to be alone forever. Mavis, misinterpreting her father’s loneliness for exhaustion, books the entire family onto a monster cruise… Once on the ship, Dracula is enamored with the ship’s captain, Ericka. She is the great-granddaughter of Dracula’s nemesis, Van Helsing…”

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Ler uma crítica de filme fazendo uso da estratégia de Scanning para encontrar informações específicas no texto e identificar recursos linguísticos que introduzem fatos e opiniões no texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os fatos e opiniões apresentados pela autora da crítica de filme e saibam reconhecer os recursos linguísticos que foram utilizados para introduzir os fatos e opiniões no texto.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios. Entregue uma cópia do texto completo para cada dupla. Antes de dar tempo aos alunos para realizar a leitura, entregue-lhes a Reading by scanning activity e explique a eles que o objetivo da atividade de leitura proposta para este momento, assim como na leitura do input, é fazer uma leitura com objetivos, ou seja, ler para encontrar informações específicas no texto (scanning). Calculamos 13 minutos para leitura do texto e preenchimento da folha de atividades e 7 minutos para partilha da leitura. Para o momento da partilha, escolha aleatoriamente algumas duplas para responder as perguntas constantes na folha de atividades, como por exemplo:

Group 1, What did you answer in question number 1: “What movie is being criticized?”, e assim por diante, até que todos os questionamentos propostos na folha de atividades tenham sido respondidos e suas respostas partilhadas em voz alta, de modo que você, enquanto professor, possa verificar se os objetivos de leitura foram atingidos e os alunos possam compartilhar suas leituras, verificando se as respostas dadas por eles foram ao encontro ou de encontro daquelas dadas por outros colegas.

Para mais informações acerca das possíveis respostas a serem dadas pelos alunos na Reading by scanning activity, acesse a Reading by scanning activity - answers’ key.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de críticas de filmes, identificando fatos e opiniões nelas veiculadas e fazendo uso da estratégia de scanning para atingir os objetivos de leitura.

Orientações: Encerre a sua aula escrevendo no quadro os quatro questionamentos sugeridos abaixo. Os alunos responderão aos questionamentos oralmente.

What have you learned today?. A essa pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read movie reviews; to identify the linguistic resources used to introduce facts and opinions in the texts; to differ fact from opinion; to find specific information in a text.

What linguistic resources are generally used to introduce facts in the text? Espera-se que os alunos respondam algo como: facts in the texts were introduced by the use of simple present tense

What linguistic resources are generally used to introduce opinions in the text? Espera-se que os alunos respondam algo como: adjectives, nominal groups, figures of speech, adverbs

What reading strategies were used to read the texts? Espera-se que os alunos respondam algo como: scanning

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o quinto (ING9_04UN10) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística.

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: críticas de filme impressas (sugeridas no input e output) para leitura em duplas, download do vídeo proposto para leitura no context; folhas de atividades impressas para realização da atividade de leitura proposta no output.

Vídeo do context: https://www.youtube.com/watch?v=GXUPqVZIyfY

Texto do input

Texto do output

Folha de atividades

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; apresentar o filme que será a referência dos textos a serem lidos durante a aula.

Orientações: Para realização das atividades de leitura propostas neste plano, tomamos como pressuposto que os alunos realizaram as atividades de leitura propostas no PL9 (ING9_04UN09) cujo gênero lido foi a crítica de livro (book review). Os gêneros crítica de livro e crítica de filme são muito similares na forma composicional, no veículo, no propósito comunicativo e o público-alvo desses textos varia conforme o veículo e a temática do filme/livro em estreia. Dessa forma, não se faz necessário, nesse momento, propor questionamentos referentes ao gênero em si, visto que esse levantamento do conhecimento prévio dos alunos foi feito no PL9, mas sim propor questionamentos que levem os alunos a pensar no modo como o texto, nesse caso produzido oralmente, é organizado e identificar as marcas opinativas nele presentes. Como o presente plano propõe uma atividade de leitura, você pode mostrar o vídeo aos alunos com a legenda disponibilizada pelo youtube. Neste vídeo, o crítico fala a respeito do filme Hotel Transylvania 3. Os textos do input e output também serão a respeito desse filme. Assim, a proposta do context objetiva colocar em pauta a temática dos textos que serão discutidos na aula, ou seja, o filme que está em avaliação, para que os alunos já tenham desde o início da aula, uma visão geral do filme, ainda que não o tenham assistido. O vídeo tem 6’43. Mostre 3’05 do vídeo para os alunos, pois já é um tempo suficiente para situá-los na temática do filme e mostrar-lhes a opinião do crítico a respeito dele. Antes de mostrar o vídeo aos alunos, escreva no quadro os questionamentos abaixo e peça-lhes que tomem nota das informações que julgarem necessárias para responder às perguntas propostas. O vídeo pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=GXUPqVZIyfY .

Sugestão de questionamentos:

What movie is the critic talking about? Espera-se que os alunos respondam algo como: He is talking about Hotel Transylvania 3.

What is his opinion about the movie? Espera-se que os alunos respondam com recortes do vídeo assistido. Espera-se que eles respondam algo como: He thinks it’s a good movie because it finds a good medium with entertaining children and adults; he says the movie is “filled with visual inventiveness and a lot of creative characters designs; it has good jokes; it has some actual funny sequences and tons of adult humor”; it feels like entertainment that doesn’t make you feel like an idiot

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito:Ler uma crítica de filme identificando a opinião da autora acerca do filme avaliado, bem como seu conteúdo (do que se trata o filme?) por meio do uso da estratégia de leitura: scanning

Expectativa: Que os alunos consigam perceber o modo como o resumo do filme e a opinião do crítico são apresentados no gênero crítica de filme e que sejam capazes de identificar informações específicas no texto fazendo uso da estratégia de scanning.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos. Mostre aos alunos os slides com os questionamentos propostos. Explique a eles que eles deverão ler e dar as respostas oralmente, pois se trata de um momento de leitura compartilhada.

  • What movie is being criticized? Espera-se que os alunos respondam algo como: Hotel Transylvania 3: Summer Vacation
  • Who wrote the movie review? Espera-se que os alunos respondam algo como: Who wrote the movie review was Jamie Righetti.
  • Where was it taken from? Espera-se que os alunos respondam algo como: It was taken from IndieWire online newspaper.
  • What is the movie reviewer’s opinion about the movie? Espera-se que os alunos respondam com suas próprias palavras - baseados no texto - ou que recortem fragmentos do texto para construir a resposta. Espera-se que eles respondam algo como: She enjoyed the movie mainly because of the message it holds (But it also holds a timely message — one of acceptance, love, and tolerance of those different from us — that is especially needed right now); She thinks it is a good movie as it promises “a great time for children, parents and fans of the funny franchise”.
  • What is the movie about? Espera-se que os alunos respondam a esse questionamento retirando excertos do texto ou fazendo um skimming dele e construindo frases curtas com suas próprias palavras. Espera-se que eles respondam algo como: The movie is about Dracula, who wants to find a beloved one and takes a cruise vacation with his daughter. In the ship, he falls in love with Ericka, the ship’s captain, who is the great-granddaughter of his enemy Abraham Van Helsing; “Summer Vacation introduces Dracula. Dracula believes he’s destined to be alone forever. Mavis, misinterpreting her father’s loneliness for exhaustion, books the entire family onto a monster cruise… Once on the ship, Dracula is enamored with the ship’s captain, Ericka. She is the great-granddaughter of Dracula’s nemesis, Van Helsing…”
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Ler uma crítica de filme fazendo uso da estratégia de Scanning para encontrar informações específicas no texto e identificar recursos linguísticos que introduzem fatos e opiniões no texto.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os fatos e opiniões apresentados pela autora da crítica de filme e saibam reconhecer os recursos linguísticos que foram utilizados para introduzir os fatos e opiniões no texto.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios. Entregue uma cópia do texto completo para cada dupla. Antes de dar tempo aos alunos para realizar a leitura, entregue-lhes a Reading by scanning activity e explique a eles que o objetivo da atividade de leitura proposta para este momento, assim como na leitura do input, é fazer uma leitura com objetivos, ou seja, ler para encontrar informações específicas no texto (scanning). Calculamos 13 minutos para leitura do texto e preenchimento da folha de atividades e 7 minutos para partilha da leitura. Para o momento da partilha, escolha aleatoriamente algumas duplas para responder as perguntas constantes na folha de atividades, como por exemplo:

Group 1, What did you answer in question number 1: “What movie is being criticized?”, e assim por diante, até que todos os questionamentos propostos na folha de atividades tenham sido respondidos e suas respostas partilhadas em voz alta, de modo que você, enquanto professor, possa verificar se os objetivos de leitura foram atingidos e os alunos possam compartilhar suas leituras, verificando se as respostas dadas por eles foram ao encontro ou de encontro daquelas dadas por outros colegas.

Para mais informações acerca das possíveis respostas a serem dadas pelos alunos na Reading by scanning activity, acesse a Reading by scanning activity - answers’ key.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de críticas de filmes, identificando fatos e opiniões nelas veiculadas e fazendo uso da estratégia de scanning para atingir os objetivos de leitura.

Orientações: Encerre a sua aula escrevendo no quadro os quatro questionamentos sugeridos abaixo. Os alunos responderão aos questionamentos oralmente.

What have you learned today?. A essa pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read movie reviews; to identify the linguistic resources used to introduce facts and opinions in the texts; to differ fact from opinion; to find specific information in a text.

What linguistic resources are generally used to introduce facts in the text? Espera-se que os alunos respondam algo como: facts in the texts were introduced by the use of simple present tense

What linguistic resources are generally used to introduce opinions in the text? Espera-se que os alunos respondam algo como: adjectives, nominal groups, figures of speech, adverbs

What reading strategies were used to read the texts? Espera-se que os alunos respondam algo como: scanning

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano