Plano de aula: Roda de notícias

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 9º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é campo jornalístico/midiático.

Justificativa: A atividade Roda de notícias costuma suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes na sala de aula por meio da curadoria de textos que permitam a atualização sobre temas e a construção de comentários presente nas notícias. Além disso, a vivência com esse gênero visa a formar leitores com outros repertórios textuais que são importantes para o desenvolvimento de habilidades da linguagem verbal e não verbal articuladas a palavra escrita e a outras linguagens. Nesse ciclo, o acesso à notícia veiculada nos jornais radiofônicos e televisivos promoverá a reflexão nos alunos para que compreendam a finalidade de comunicação, analisem a confiabilidade e a importância da notícia e apropriem-se de suas intencionalidades específicas.

Materiais necessários: Aparelho de som, televisão ou datashow com acesso à internet, gravador, celular que poderá ser utilizado como gravador, internet.

Dificuldades antecipadas:

1.Inferir informações implícitas no texto jornalístico.

2.Compreender a importância de uma notícia.

3. Concentrar-se para escutar e/ou assistir as notícias.

Referências:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Nexo jornal. Disponível em: <www.nexojornal.com.br/edu/>. Acesso em: 16 nov 2018.

Dinâmica da atividade

Preparação:

• A preparação é a etapa que antecede a roda de notícia em que os alunos pesquisam estações radiofônicas e canais televisivos a partir de um calendário estabelecido.
  • O professor será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
  • O professor determinará junto com os alunos um cronograma de datas e horários de aula em que acontecerão as rodas.
  • O professor deve pedir para os alunos pesquisarem quais são as rádios e os canais de televisão que noticiam informações no momento em que a roda de notícia acontecerá, de acordo com as datas estabelecidas. Isso poderá ser feito em trio ou pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por apresentar a sua pesquisa.
  • Seria interessante que, antes de iniciar os trabalhos, o professor orientasse os alunos sobre os detalhes das notícias veiculadas na TV e no rádio. É importante ressaltar que, na TV, as notícias, gravadas ou ao vivo, são apresentadas de maneira a prender visualmente a atenção do telespectador. Os alunos deverão observar as manchetes, as imagens selecionadas e os recortes realizados. Já a notícia radiofônica não contém a ilustração do que é dito por imagens, por isso, há a necessidade maior de clareza, coesão, concisão, minuciosidade e fidedignidade. A descrição dos detalhes torna-se mais precisa e normalmente as narrativas costumam ser mais longas e precisas nos detalhes. Além disso, pode ter influência de músicas, efeitos sonoros ou até do silêncio, tom de voz para prender a atenção do ouvinte. Os alunos podem observar estes e outros detalhes na hora de desempenhar suas atividades.

Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

• É a primeira etapa da roda de notícias.
  • Pergunte aos alunos se eles têm se informado por meio de notícias radiofônicas ou televisivas.
  • Se achar necessário, retome o conceito de notícia e sua função. O aluno precisa perceber que, para se manter informadas sobre os acontecimentos que ocorrem no mundo, as pessoas precisam ler e ouvir informações.
  • Solicite que os grupos compartilhem os programas de rádio e televisão que pesquisaram e decidam quais vão escutar ou ver.
  • A escolha pode ser por sorteio ou por votação.
  • Sentados em círculo, solicite que os alunos expliquem como foi realizado o processo de escolha das rádios e do canais televisivos que serão apresentadas durante a aula.