Plano de Aula

Plano de aula: Roda de notícias

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 9º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é campo jornalístico/midiático.

Justificativa: A atividade Roda de notícias costuma suscitar boas situações para desenvolver habilidades relacionadas ao espaço social, crítico e intelectual dos estudantes na sala de aula por meio da curadoria de textos que permitam a atualização sobre temas e a construção de comentários presente nas notícias. Além disso, a vivência com esse gênero visa a formar leitores com outros repertórios textuais que são importantes para o desenvolvimento de habilidades da linguagem verbal e não verbal articuladas a palavra escrita e a outras linguagens. Nesse ciclo, o acesso à notícia veiculada nos jornais radiofônicos e televisivos promoverá a reflexão nos alunos para que compreendam a finalidade de comunicação, analisem a confiabilidade e a importância da notícia e apropriem-se de suas intencionalidades específicas.

Materiais necessários: Aparelho de som, televisão ou datashow com acesso à internet, gravador, celular que poderá ser utilizado como gravador, internet.

Dificuldades antecipadas:

1.Inferir informações implícitas no texto jornalístico.

2.Compreender a importância de uma notícia.

3. Concentrar-se para escutar e/ou assistir as notícias.

Referências:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Nexo jornal. Disponível em: <www.nexojornal.com.br/edu/>. Acesso em: 16 nov 2018.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Preparação:

  • A preparação é a etapa que antecede a roda de notícia em que os alunos pesquisam estações radiofônicas e canais televisivos a partir de um calendário estabelecido.
  • O professor será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
  • O professor determinará junto com os alunos um cronograma de datas e horários de aula em que acontecerão as rodas.
  • O professor deve pedir para os alunos pesquisarem quais são as rádios e os canais de televisão que noticiam informações no momento em que a roda de notícia acontecerá, de acordo com as datas estabelecidas. Isso poderá ser feito em trio ou pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por apresentar a sua pesquisa.
  • Seria interessante que, antes de iniciar os trabalhos, o professor orientasse os alunos sobre os detalhes das notícias veiculadas na TV e no rádio. É importante ressaltar que, na TV, as notícias, gravadas ou ao vivo, são apresentadas de maneira a prender visualmente a atenção do telespectador. Os alunos deverão observar as manchetes, as imagens selecionadas e os recortes realizados. Já a notícia radiofônica não contém a ilustração do que é dito por imagens, por isso, há a necessidade maior de clareza, coesão, concisão, minuciosidade e fidedignidade. A descrição dos detalhes torna-se mais precisa e normalmente as narrativas costumam ser mais longas e precisas nos detalhes. Além disso, pode ter influência de músicas, efeitos sonoros ou até do silêncio, tom de voz para prender a atenção do ouvinte. Os alunos podem observar estes e outros detalhes na hora de desempenhar suas atividades.

Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

  • É a primeira etapa da roda de notícias.
  • Pergunte aos alunos se eles têm se informado por meio de notícias radiofônicas ou televisivas.
  • Se achar necessário, retome o conceito de notícia e sua função. O aluno precisa perceber que, para se manter informadas sobre os acontecimentos que ocorrem no mundo, as pessoas precisam ler e ouvir informações.
  • Solicite que os grupos compartilhem os programas de rádio e televisão que pesquisaram e decidam quais vão escutar ou ver.
  • A escolha pode ser por sorteio ou por votação.
  • Sentados em círculo, solicite que os alunos expliquem como foi realizado o processo de escolha das rádios e do canais televisivos que serão apresentadas durante a aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO