Compartilhe:

Jornalismo

O que você faz para alfabetizar seus alunos?

PorLaís Semis

24/09/2019

Crédito: Duda Oliva

Olá! 

Não sou alfabetizadora, mas o processo de aquisição da língua escrita me intriga bastante. É interessante (e curioso) ver as crianças saindo das garatujas para uma escrita alfabética. Parece muito abstrato aprender a relação entre sons e letras (os fonemas e grafemas). Aprendo muito acompanhando semanalmente a coluna da professora Mara Mansani

Essa semana, ela conta que em 32 anos como alfabetizadora se apropriou e fez uso de diferentes metodologias e linhas pedagógicas para alfabetizar – “logicamente seguindo uma linha coerente entre elas”, ressalta Mara. Apesar da grande experiência, ela não nunca deixou de acompanhar estudos, pesquisas e políticas públicas de sua área de atuação. Com a Política Nacional de Alfabetização (PNA) não foi diferente: clique aqui para ler sua reflexão sobre a PNA.

E se você ainda não teve tempo de se integrar do que trata a PNA, não se preocupe! Clicando aqui, a nossa repórter Paula Salas te explica tudo o que você precisa saber sobre o assunto: as principais propostas que a política traz, se o método fônico será obrigatório e se essa política substitui a proposta de Alfabetização prevista na BNCC...

Mas se o seu interesse é especificamente essa discussão do método, eu indico a leitura da capa de uma das nossas últimas edições da revista: apostar no método é o segredo para alfabetizar? Clique aqui e saiba mais.

Transmissão Gratuita: Avaliação na Educação Básica - como e porque fazer?
Nos dias 25 e 26/09, vamos transmitir, ao vivo, o nosso curso sobre métodos de avaliação na Educação Básica. A transmissão é gratuita e quem nos acompanhar na gravação poderá comprar o curso completo com 55% de desconto! Inscreva-se aqui!

Um abraço e até amanhã,

Laís Semis
Repórter de NOVA ESCOLA e NOVA ESCOLA GESTÃO

Veja mais sobre

Últimas notícias