Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Usando sufixos em um poema
Plano 11 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills II: write and revise one's text regarding accuracy and coherence to the communicative proposal (genre)
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Peça para os alunos trazerem seus dicionários, físicos ou eletrônicos, para esta aula.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.
Context
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos:
Do you like reading? e espere pelas respostas.
What do you usually read? e espere por Magazines, books, blogs, newspapers, fanfictions. Mostre o slide ou imprima a imagem para mostrar à turma.
Do you like reading poems? e espere pelas respostas.
Can you name a poem you like? Em caso de respostas negativas, pergunte
Can you name a poem you heard about? e espere por títulos de poemas famosos.
Do you happen to know the characteristics of a poem? e espere por Rhythm, rhyme, figurative language, shape, mood, etc.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Mostrar aos alunos um trecho de um poema do tipo Ode. Não é necessária a compreensão de todas as palavras; o contexto é o mais importante.
Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o estilo do poema e com os sufixos.
Orientações: Mostre o slide ou imprima algumas cópias do poema e distribua para os alunos. Pergunte What kind of text is it? e espere por A poem. Pergunte What kind of poem is it? e espere por It’s an ode. Em caso de dúvidas, explique que o poema é uma Ode, um tipo de poema que expressa os pensamentos e os sentimentos do autor sobre uma pessoa ou tema particular, geralmente escrito para a pessoa ou tema (It’s an Ode, a type of poem that expresses the writer’s thoughts and feelings about a particular person or subject, usually written to that person or subject). Pergunte Who is the writer? e espere por John Keats. Pergunte Have you heard about him? Em caso de resposta positiva, peça para eles compartilharem o que sabem com os colegas. Em caso de resposta negativa, explique que John Keats foi um poeta romântico inglês, um dos grandes nomes da segunda geração do movimento Romantismo (John Keats was an English Romantic poet, one of the main figures of the second generation of the Literary Movement Romanticism). Pergunte What is the poem about? e espere por It’s about the autumn season. Explique que autumn e fall são a mesma estação, sendo a primeira usada no inglês britânico e a segunda no inglês americano (Autumn and fall are the same season. Autumn is frequently used in the British English and fall in the American English). Peça para que, em duplas ou trios, eles leiam o poema e tentem encontrar no texto os elementos dessa estação mencionada pelo autor (What are the autumn elements mentioned by the author?), como ele descreve essa estação (How does he describe autumn?) e o quanto ele gosta dessa estação (How does he like Autumn?). Em caso de dificuldade com as palavras, deixe-os consultar seus dicionários. Você pode explicar que alguns termos como “thy, thee” correspondem a “you” e “your” no inglês antigo, mas deixe claro que eles não precisam se preocupar em usá-los. Após a leitura, pergunte What are the autumn elements mentioned in the text? e espere por Fruit, vines, apples, (cottage) trees, (maturing) sun, (winnowing) wind, crickets, etc. Pergunte How does the author describe the autumn? e espere por algo como A season which is friend with the sun, brings fruit, may be found on a granary floor and makes birds whistle and crickets sing. Pergunte How does the author like autumn? e espere por He seems to like it very much. Sugestão: você pode mostrar para a turma o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lZwSqndKwDw. Disponível no Youtube, o vídeo contém a narração e o texto completo do poema. Pergunte quais palavras eles acharam difíceis de entender ou encontrar no dicionário e escreva algumas delas no quadro, principalmente as que têm sufixo, como fruitfulness, maturing, ripeness, careless e winnowing. Antes de explicar o significado das palavras, induza-os a tentar entendê-las pelo contexto. Com as palavras que contêm sufixos, induza-os a perceber que há um acréscimo no final das palavras, como, por exemplo, care e fruit, que sao palavras conhecidas, mas que eles podem estranhar pela sufixação.
MATERIAL COMPLEMENTAR: O trecho do poema foi inspirado no site Literary Devices, que cita outros exemplos de sufixos em poemas famosos. Disponivel em: https://literarydevices.net/suffix/ As informações sobre o autor foram retiradas do site Wikipedia e a definição de Ode foi retirada do site Cambridge Dictionary (https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/ode). Você pode encontrar o texto completo do poema no site Poem Hunter, disponivel em: https://www.poemhunter.com/poems/ode/page-1/17674/
.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Mostrar aos alunos um trecho de um poema do tipo Ode. Não é necessária a compreensão de todas as palavras, o contexto é mais importante.
Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o estilo do poema e com os sufixos.
Orientações: Mostre o slide, escreva no quadro ou imprima cópias para a turma. Explique que sufixos são terminações que, ao serem acrescentadas às palavras, dão novos sentidos e significados (suffixes are letters or groups of letters which are added to the end of words and they can change the meaning or the function of the words). Você pode adicionar mais exemplos, se necessário. Peça para que os alunos procurem exemplos de sufixos no poema e que circulem os que encontrarem (Look and circle the suffixes you find in the text). Confira com eles as palavras: fruitfulness, maturing, ripeness, careless e winnowing.
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: Mostrar aos alunos um trecho de um poema do tipo Ode. Não é necessária a compreensão de todas as palavras, o contexto é mais importante.
Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o estilo do poema e com os sufixos.
Orientações: Mostre o slide ou escreva no quadro as respostas da atividade. Peça para que analisem as terminações e as funções que elas dão às palavras.
Output
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Fazer com que os alunos completem um trecho de um poema (no estilo Ode) usando sufixos. Não é necessária a compreensão de todas as palavras; o contexto e o uso correto dos sufixos são os objetivos maiores.
Expectativa: Que os alunos usem os sufixos corretos a partir do contexto e das frases do poema.
Orientações: Entregue aos alunos as cópias da atividade. Explique que eles terão que completar os espaços em branco no poema (fill in the blanks) reescrevendo as palavras no radical, entre parênteses, e acrescentando os sufixos -ness, -less ou -ing. Peça para que leiam o poema antes de fazer a atividade, assim eles poderão prever a função da palavra, se é um adjetivo ou substantivo, e sentir mais facilidade para encaixar o sufixo correto. Aconselhe a turma a usar seus dicionários, físicos ou digitais, durante a atividade. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos para ajudá-los e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Após a prática, peça para eles compararem suas respostas com os colegas de dupla ou trio. Pergunte:
- What kind of poem is it? e espere por It is an Ode.
- Who wrote it? e espere por John Keats.
- What is the poem about? e espere por It is about a bird, the nightingale, and the author’s emotions.
- Do you like it? e deixe-os opinarem livremente. Corrija a atividade com a turma. Você terá acesso as respostas no arquivo. Sugestão: você pode mostrar para a turma o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=56tBAeELUHA . Disponível no Youtube, o vídeo contém a narração do texto completo do poema. Como tarefa de casa, você pode pedir para os alunos pesquisarem ao menos 5 palavras que aceitam os tipos de sufixos trabalhados neste plano e trazê-los para a próxima aula. Você pode fazer um mural com as palavras ou pedir para que eles comparem suas palavras com as dos colegas, o que ajudará no aumento do vocabulário.
MATERIAL COMPLEMENTAR: Você pode ter acesso ao poema completo no site Poem Hunter, disponível em: https://www.poemhunter.com/poems/ode/page-1/17675/
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido, lido e escrito algo. Mesmo aqueles que leram ou escreveram pouco devem perceber que sabem identificar e usar sufixos em poemas.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinente para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
- Produção de texto síncrona: Google Docs.
Essenciais:
- Fórum do ambiente digital de aprendizagem.
Context
Compartilhe a imagem do slide junto à perguntas:
- Do you like reading?
- What do you usually read?
- Do you like reading poems?
- Can you name a poem you like or a poem you heard about?
- Do you happen to know the characteristics of a poem?
Divida os alunos em duplas ou trios, orientando-os a discutirem as questões (de modo síncrono ou assíncrono, via Google Meet ou Whatsapp) e se prepararem para compartilhar as respostas no encontro síncrono. Incentive a pesquisa com familiares para realização dessa tarefa.
Input
No encontro síncrono, peça para os grupos compartilharem as respostas. Exiba o poema e realize a leitura compartilhada conforme as orientações.
Peça para que os alunos discutam nas duplas ou trios, formados na atividade anterior, as questões abaixo. Para isso, devem reler o poema.
- What are the autumn elements mentioned by the author?
- How does he describe autumn?
- How does he like Autumn?
- What are the autumn elements mentioned in the text?
Lembre-os que algumas palavras podem ser compreendidas a partir do contexto e oriente-os a consultarem dicionários, se necessário. Essa atividade deve ser realizada antes do próximo encontro síncrono. Conforme as orientações, você pode mostrar para a turma o vídeo (disponível aqui), com a narração e o texto completo do poema.
Para o próximo encontro síncrono, peça para os alunos voltarem ao texto e anotarem três ou quatro palavras que acharam difíceis de entender ou encontrar no dicionário. Inicie o encontro pedindo que digam quais palavras anotaram. Mostre os slides (disponíveis nos materiais complementares) e chame atenção para o processo de formação de palavras. Realize as atividades de análise de palavras, mostrando os slides do plano, e encerre o encontro.
Output
No próximo encontro síncrono, compartilhe a ficha de atividades, explique e modele a realização conforme as orientações. Dê cerca de 10 minutos para que completem o poema e ajude, quando necessário. Corrija a atividade mostre o vídeo sugerido nas orientações e as perguntas:
- What kind of poem is it?
- Who wrote it?
- What is the poem about?
- Do you like it?
Permita que os alunos respondam e incentive-os a comentarem as respostas dos colegas.
Encerre o encontro, orientando a pesquisarem ao menos 5 palavras que aceitam os tipos de sufixos trabalhados nessa sequência de atividades antes do próximo encontro síncrono.
Feedback
No próximo encontro síncrono, peça para que compartilhem as palavras que pesquisaram e, a partir delas, retome o que foi trabalhado. Encerre o encontro com as atividades do slide.
Convite às famílias
Os familiares são convidados a partilharem seus conhecimentos sobre poemas nas atividades de Context.
Contents
- INPUT: An excerpt from the poem Ode to Autumn by John Keats
- OUTPUT: Fill in the gaps with the suffixes -ness, -less and -ing.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professora-autora: Rafaela Araujo
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes