Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
- Edição colaborativa de textos: Google Docs.
Context
Divida os alunos em duplas ou trios e compartilhe o arquivo (disponível nos materiais complementares), orientando-os a discutirem as questões (de modo síncrono ou assíncrono, via Google Meet ou WhatsApp) e se prepararem para compartilhar as respostas no encontro síncrono. Incentive a pesquisa com familiares para realização dessa tarefa.
Input
No encontro síncrono, peça para que os alunos relatem o resultado das discussões em grupo.
Contextualize o texto conforme o slide e faça a leitura compartilhada conforme sugerido nas orientações. Após a leitura, faça as perguntas e peça para compartilharem as respostas oralmente com a turma:
- Why did Anne Frank first buy a diary?
- How old is she?
- How does she call the diary?
- How does she feel about her dad?
- Why did her family suffer?
- Can you name one of them?
Output
Envie outro arquivo (disponível nos materiais complementares) para as duplas ou trios discutirem nos mesmos moldes da atividade do Context. No próximo encontro síncrono, peça para que os alunos relatem o resultado das discussões em grupo.
Encerre o encontro orientando a produção individual, de acordo com o slide, e peça para que os alunos façam as produções no Google Docs. Assim, você pode acompanhar o trabalho, comentar e fazer sugestões, bem como marcar horário de orientação síncrona da produção dos alunos, se necessário. Estabeleça um prazo para a finalização (por exemplo, 3 dias).
Solicite que os estudantes acessem os documentos das duplas ou demais colegas do grupo e adicionem comentários, com exemplos, demonstrando como esses aspectos podem ser melhorados. Dê um dia para isso e solicite que confiram os comentários nos textos e reescrevam o que for necessário.
Feedback
No próximo encontro síncrono, oriente as reflexões conforme as orientações do slide.
Convite às famílias
Os familiares podem ajudar na pesquisa sobre o livro, contando aos alunos o que sabem sobre ele.