Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Docs.
Optativas
- FlipGrid.
Context
Divida os alunos em duplas ou trios e compartilhe o slide, orientando-os a discutirem os aspectos que gostam e não gostam na escola (de modo síncrono ou assíncrono, via Google Meet ou Whatsapp, por exemplo) e se preparem para compartilhar as respostas no encontro síncrono.
No encontro síncrono, peça para que compartilhem as reflexões e faça as perguntas conforme as orientações.
Input
No encontro síncrono, compartilhe ou exiba a imagem e conduza o debate, conforme as orientações, até a pergunta:
- What are his plans and promises about?
Compartilhe o vídeo e encerre o encontro. Peça aos alunos para que o assistam buscando responder à pergunta ante do próximo encontro síncrono:
- What aspects about school does he mention in his speech?
No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem as respostas e comparem-nas com as hipóteses iniciais. Depois de ouvi-los, conduza a discussão sobre o vídeo de acordo com as orientações.
Output
Ainda no encontro síncrono, mostre ou compartilhe o slide. Divida os alunos em grupos, explique a atividade de produção do discurso e crie um arquivo no Google Docs para que realizem-na. Assim, você pode acompanhar o trabalho, comentar e fazer sugestões, bem como marcar horário de orientação síncrona da produção dos alunos, se necessário. Estabeleça um prazo para a finalização (por exemplo, 2 dias).
Solicite que os alunos gravem vídeos curtos (de até 2 minutos) com a leitura dos discursos. Peça que os alunos postem os vídeos de forma que colegas e familiares possam assistir (FlipGrid, Padlet, ou mesmo WhatsApp). Estabeleça um novo prazo (antes do próximo encontro síncrono). Se você optar por utilizar FlipGrid, incentive que os alunos comentem nos vídeos dos colegas!
Feedback
No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos comentem sobre os vídeos dos colegas e proceda à sistematização das aprendizagens, conforme as orientações.
Convite às famílias
Os alunos e familiares podem ver os vídeos dos colegas e comentar.