Atividade para impressão - Output
Plano de Aula
Plano de aula: Pronomes relativos
Plano 2 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills II: write and revise one's text regarding accuracy and coherence to the communicative proposal (genre)
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula:
- Cópias da ficha de atividades;
- Cópias das capas dos livros do texto de input (o ideal é que você imprima somente uma cópia e os alunos se revezem ao usá-las, circulando as cópias em grupos);
- Cópia grande o suficiente para que os alunos possam enxergar dos seguintes slides:
- Slide 4;
- Slide 5;
- Slide 6.
- Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Para começar a aula, proponha uma discussão. Leia a frase do slide (ou a escreva no quadro).
- Dê aos alunos um minuto para refletirem sobre a frase silenciosamente.
- Então divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça que discutam sobre ela.
- Caso os alunos demonstrem pouco entusiasmo para a discussão, você pode trazer questões como:
- What does this saying mean?
- How can this saying be a metaphor to people?
- Do you agree? Why (not)?
- Can we say what someone is like by just looking at them? Why (not)?
- Do you think book covers can tell you whether a book is good or bad? Why (not)?
- Ao fim, convide alguns alunos para dividirem as ideias com o grupo todo.
- Escute as ideias dos alunos e diga: Sometimes looks can be deceiving. According to this saying, people shouldn’t form an opinion on someone or on something based on their appearance, because only after taking a deeper look will you be able to really know someone or something. But today we’re going to do the opposite: we’re going to judge books by their covers!
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, fazendo um link com o contexto da aula.
- Explique que a aula será focada no uso dos pronomes relativos which e that para descrever capas de livros.
Input
Tempo sugerido: 8 minutos
Propósito: Perceber quais pronomes relativos podem ser usados para falar de coisas.
Expectativa: Que os alunos consigam juntar frases usando ‘which’ e ‘that’.
Orientações:
- Exiba o slide ou imprima em tamanho grande o suficiente para que a turma toda possa enxergar.
- Diga: This is a list which was published on BuzzFeed. Have you ever heard of BuzzFeed?
- Depois de ouvir as ideias dos alunos, diga: BuzzFeed is an American website which is focused on news and entertainment. According to BuzzFeed, these were the 26 most beautiful book covers of 2017. Shall we have a look at them?
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Orientações:
- Exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam enxergar.
- Diga: The cover of ‘Hollow’ shows a colorful hole. It looks different but beautiful, in my opinion.
- Pergunte: How many sentences are there? (Ss: Two.) You can join these sentences using the word ‘which’. Would anyone like to try?
- Deixe os alunos darem as suas ideias e, ao fim, diga e escreva no quadro: The cover of ‘Hollow’, which shows a colorful hole, looks different but beautiful, in my opinion.
- Atente ao fato de que o pronome (nesse caso ‘it’) deve ser cortado para dar a vez ao ‘which’.
- Além disso, dê atenção especial à entonação da frase, para que os alunos percebam que se trata de um período composto por subordinação.
- Peça que os alunos repitam a frase em voz alta. Então explique: If you want to know more about something, you can use the word ‘which’. Do we use the word ‘which’ to talk about things or people? (Ss: Things). You can also use the word ‘that’ instead of ‘which’.
- Peça que os alunos refaçam a frase usando a palavra ‘that’ e então prossiga para a segunda capa.
Output
Tempo sugerido: 29 minutos
Propósito: Usar os pronomes relativos para descrever capas de livros.
Expectativa: Que os alunos ensaiem como usar os pronomes relativos usando capas de livros já existentes para que se sintam confiantes o suficiente para criarem e descreverem os seus próprios livros usando o conteúdo gramatical aprendido.
Orientações:
- Desenhe um mapa conceitual no quadro com o tópico ‘words to describe things’ e pergunte: Pergunte: What words can we use to describe things?
- Inclua as palavras que você usou na sua frase (‘different’ e ‘beautiful’) e peça que os alunos sugiram novos adjetivos. Registre as contribuições dos alunos no mapa conceitual.
- Então exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam ver.
- Diga: The book ‘The Answers’, which shows a collage of a woman’s picture,...
- Peça que os alunos pensem em uma resposta para continuar a frase com seus grupos dizendo: Continue the sentence stating your opinion about the cover of the book. Use the words on the board.
- Depois de um ou dois minutos, peça que compartilhem as respostas com o grupo tudo. Garanta que os alunos tenham entendido como usar o pronome relativo sem usar o pronome pessoal na segunda parte da frase.
- Prossiga para a terceira capa.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Orientações:
- Diga: Now you’re going to give your opinion on the book covers using the word ‘which’ or ‘that’.
- Escreva no quadro os seguintes itens:
- I used a relative pronoun (which or that).
- I joined two pieces of information.
- I said my opinion about the cover.
- Divida a turma em grupos de até quatro alunos e distribua cópias da ficha de atividades (uma por aluno) e indique o #1.
- Diga: Have a look at the book covers and choose four to write about. Use the list on the board to help you check if you did everything you were supposed to.
- Distribua as cópias das capas dos livros do texto. A ideia aqui é que os grupos se revezem para ver as capas, circulando as cópias de grupo em grupo. Diga: Have a look at the book covers. In every two minutes, I’ll ask you to exchange them with another group, OK?
- Lembre-os que, embora estejam dividindo as cópias com o grupo, cada aluno deve produzir suas próprias frases individualmente.
- Deixe que os alunos trabalhem por até dez minutos. Enquanto trabalham, caminhe pela sala verificando se os alunos entenderam a tarefa e ajudando com vocabulário se necessário.
- Quando terminarem, caso possível para você, mostre os slides seguintes com as capas dos livros e peça que os alunos digam suas frases ao verem seus quadros. Se os slides não forem uma opção, peça que os alunos comparem suas respostas com um outro grupo e que, ao fim, compartilhem algumas ideias com o grupo todo.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Output
Tempo sugerido: Continuação de output.
Orientações:
- Então diga: Now it’s your turn! Make your own book cover. Give it a title, an illustrated cover, and a description. Your description must have at least two sentences: one with ‘which’ and one with ‘that’.
- Para facilitar a tarefa para os alunos, escreva no quadro:
- A title
- An illustrated cover
- A description (one sentence with ‘which’ and one sentence with ‘that’)
- Caso os alunos demonstrem dificuldade em criar uma segunda frase, incentive-os a falar da história do livro ou de que se trata. Por exemplo: ‘The book, which is about ghosts, is very scary’.
- Ao fim, parabenize os alunos pelas suas produções e recolha os trabalhos.
Feedback
Tempo sugerido: 6 minutos
Propósito: Organizar os pontos gramaticais aprendidos durante a aula.
Expectativa: Que os alunos terminem a aula cientes de que podem usar pronomes relativos como recurso para conectar frases e juntar informações sobre uma mesma coisa.
Orientações:
- Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
- Usando as produções dos alunos que você recolheu na etapa anterior, ilustre com exemplos como os pronomes relativos ‘which’ e ‘that’ podem ser usados para descreverem coisas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
Optativas:
- Rede social da turma ou da escola.
Context
Compartilhe o slide disponível nos materiais complementares e solicite que os alunos, em duplas ou trios, de modo síncrono ou assíncrono (via Hangouts ou Whatsapp, por exemplo), discutam as questões.
No encontro síncrono, peça para um estudante por dupla ou trio compartilhar o resultado das discussões e deixe que os alunos comentem livremente.
Input
Ainda no encontro síncrono, proceda às atividades de introdução, leitura e análise coletiva das imagens da matéria do BuzzFeed. Você pode preparar o mapa conceitual (disponível aqui).
Output
Divida os alunos em trios e, para cada grupo, envie um conjunto de, pelo menos, quatro slides do output. Compartilhe a ficha de atividades e o checklist proposto. Peça para que os alunos discutam, de modo síncrono ou assíncrono, sobre as imagens, registrem as respostas e utilizem o checklist para verificar se finalizaram a atividade conforme os objetivos. No próximo encontro síncrono, exiba as capas e peça que os alunos compartilhem o que criaram.
Oriente a produção das capas conforme as orientações. Incentive-os a compartilharem o resultado nos grupos ou ambientes digitais da turma.
Feedback
No próximo encontro síncrono, realize as atividades conforme as orientações. Compartilhe a imagem do context da aula seguinte, e peça para que entrevistem familiares, amigos ou colegas. Explique que continuarão sendo estudadas palavras que conectam frases, mas, agora, para descrever invenções e inventores.
Convite às famílias
As famílias podem acessar a produção dos alunos e participar como interlocutores das perguntas do context.
Contents
- INPUT: BuzzFeed list of book covers
- OUTPUT: A book cover
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabela Sued
Mentor: Newton Murce Filho
Especialista: Celina Fernandes