Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_01UN10
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2402/organizando-um-protesto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Docs.
Optativas:
- Postagem e compartilhamento de vídeos: Flipgrid ou Google Classroom.
- Página da escola ou da turma nas redes sociais.
Context
Compartilhe a imagem do slide e as perguntas abaixo. Peça que discutam com um ou dois familiares ou amigos e anotem palavras-chave para relatar o que foi discutido com a turma, no encontro síncrono.
- What are the biggest social issues in Brazil, in your opinion?
- Which problem bothers you the most? Why?
- And what about your neighborhood? What are the biggest problems there?
- What needs to be changed about the health system in your neighborhood?
No encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem suas respostas.
Input
Ainda no encontro síncrono, conduza a discussão e a contextualização do vídeo exibindo a imagem do slide, até a contextualização. Compartilhe o link do vídeo e encerre o encontro pedindo aos alunos que assistam buscando responder às perguntas:
- According to the video, what kind of issues can a protest thrust?
- How many strategies to turn protest into durable political power does the video mention?
- What are the strategies?
No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem suas respostas e conduza o debate sobre as demais perguntas das orientações do input.
Output
Encerre o encontro dividindo os alunos em grupos de até quatro estudantes. Peça para que pensem nos problemas e nas mudanças que discutiram ("think about the issues and changes you discussed previously") e sobre as estratégias sugeridas pelo vídeo ("the strategies suggested by the video"). Pergunte "Would you participate in a protest? What would your reasons be?" e deixe-os refletir. Explique que os grupos deverão escolher apenas um tópico, especificar o problema e a mudança que eles esperam com bons argumentos para suas reivindicações. Solicite que de modo síncrono ou assíncrono (via Google Meet ou WhatsApp, por exemplo) os grupos discutam sobre que tópico gostariam de tratar.
No próximo encontro síncrono, solicite que os grupos relatem o que foi discutido. Em seguida, oriente a produção, exibindo o slide de useful language para modelá-la.
Encerre o encontro pedindo que os alunos façam a tarefa em grupos de modo síncrono ou assíncrono (via Google Meet ou WhatsApp, por exemplo). Crie um arquivo no Google Docs para cada grupo realizá-la. Assim, você pode acompanhar o trabalho, comentar e fazer sugestões, bem como marcar um horário de orientação síncrona da produção dos alunos, se necessário. Estabeleça um prazo para a finalização (por exemplo, 3 dias). Depois disso, solicite que gravem o vídeo e postem no ambiente digital de aprendizagem (Google Classroom ou mesmo WhatsApp) ou no Flipgrid, caso você utilize. Os vídeos também podem ser postados na rede social da turma ou da escola.
Peça que os alunos assistam os vídeos buscando escolher a causa com que mais se identificaram.
No próximo encontro síncrono, deixe que comentem sobre os vídeos e faça a votação e as perguntas conforme as orientações.
Feedback
Ainda nesse encontro, proceda à sistematização das aprendizagens conforme as orientações.
Convite às famílias
Os familiares participam na mobilização de conhecimentos do context e também podem ser convidados a assistirem e comentarem os vídeos produzidos.