Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
Opcionais:
- Redes sociais ou páginas da escola ou da turma.
- Edição colaborativa de textos: Google Docs.
Context
Compartilhe a tabela junto com a contextualização, conforme as orientações. Peça para os alunos completarem a tabela com as respostas às perguntas sobre fóruns online, de acordo com as orientações do Objective e antes do encontro síncrono.
No encontro síncrono, retome a atividade e solicite que alguns alunos compartilhem o que escreveram.
Input
Ainda no encontro síncrono, proceda à introdução do texto conforme as orientações, exibindo ou compartilhando a imagem do slide. Solicite que as respostas e hipóteses sejam compartilhadas com toda a turma.
Compartilhe o link e peça que os alunos leiam e comparem as respostas dos participantes do fórum com as próprias. Dê cerca de 10 minutos para isso.
Exiba as perguntas abaixo e deixe que os alunos respondam livremente.
What is a forum for?
- The top part is known as a thread. What can we find in a thread?
- What kind of comments can we see below the thread?
- Who can answer the questions in a forum thread?
Introduza a tarefa de escrita conforme o slide e peça para os alunos pensarem nos tópicos sobre os quais gostariam de escrever antes do próximo encontro síncrono.
Output
No encontro, os estudantes devem compartilhar as ideias. Incentive-os a participar, comentando sobre as ideias dos colegas. Se os alunos tiverem dificuldade, dê exemplos conforme as orientações.
Oriente para a produção do texto. Ele pode ser postado no mesmo fórum da postagem lida ou você pode criar um fórum no ambiente virtual de aprendizagem da escola (como Moodle ou Google Classroom). A primeira opção permite uma interlocução mais ampla. Dê o tempo necessário para a produção do texto (por exemplo, 3 dias). Você pode optar por orientar os alunos a fazer uma primeira versão do texto do Google Docs. Assim, você e os colegas podem comentar e ajudar no processo de escrita.
Depois do tempo estipulado, peça para que os alunos acessem as postagens e respondam. Incentive, também, a participação da comunidade escolar e dos familiares, compartilhando os links com outras turmas, por exemplo.
Feedback
No próximo encontro síncrono, peça para os alunos compartilharem as respostas que acharam mais interessantes em posts. Realize a retomada da tabela e a sistematização das aprendizagens, conforme as orientações.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a comentarem nas postagens dos alunos.