Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
- Edição colaborativa de textos: Google Docs.
Context
Divida os alunos em duplas ou trios e compartilhe o slide, oriente-os a discutirem as questões (de modo síncrono ou assíncrono, via Google Meet ou WhatsApp, por exemplo) e se prepararem para compartilhar as respostas no encontro síncrono.
Input
No encontro síncrono, peça para que compartilhem o resultado das discussões. Compartilhe ou exiba o texto e conduza o debate, conforme as orientações, até a pergunta sobre a relação entre o título e a passagem. Dê tempo para os alunos acessarem o texto e contribuírem com as respostas. Encerre o encontro explicando que as demais perguntas de leitura serão feitas individualmente.
Encaminhe o slide do texto e as perguntas abaixo, que devem ser respondidas a partir da leitura do texto e antes do próximo encontro síncrono.
- What is the character’s story about?
- Why does the character say he/she is not crazy?
- As Edgar Allan Poe wrote mystery stories, what can be the mystery in this story?
- Do you think the character is an emotional person? Why?
- What words reinforce his/her emotions?
- What do these words have in common?
No próximo encontro síncrono, peça para os alunos compartilharem as respostas e deixe que comentem livremente. Exiba ou compartilhe o slide de exemplificação dos usos do sufixo -ly e proceda à explicação, conforme a orientação. Encerre o encontro explicando que as demais perguntas de leitura serão feitas individualmente.
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Encaminhe o slide do segundo excerto do texto e as perguntas abaixo, que devem ser respondidas a partir da leitura do texto e antes do próximo encontro síncrono. Explique que consiste na continuação do conto e que eles vão descobrir mais sobre a história do narrador.
- What is this passage about?
- Who was murdered?
- What probably happened to the character after his/her crime?
Output
No próximo encontro síncrono, peça que os alunos compartilhem as respostas. Exiba ou envie o slide e explique a produção conforme as orientações. Encerre o encontro orientando que os alunos façam as produções no Google Docs. Assim, você pode acompanhar o trabalho, comentar e fazer sugestões, bem como pode um marcar horário de orientação síncrona da produção dos alunos, se necessário. Estabeleça um prazo para a finalização (por exemplo, 3 dias).
Peça para que leiam o final criado por dois ou três colegas.
No próximo encontro síncrono, conduza o debate sobre a leitura:
- Do you like your friends’ final version?
- Do your stories have anything in common?
- What is the most interesting ending?
Exiba ou encaminhe o final original do conto, conduza a discussão conforme as orientações e encerre o encontro.
Feedback
No próximo encontro síncrono, exiba o slide e realize as atividades conforme são orientadas.
Convite às famílias
Os familiares podem ser os interlocutores da atividade do Input, assim como podem ser convidados a sugerirem ideias para os finais criados pelos alunos.