Atividade para impressão - tabela
Plano de Aula
Plano de aula: Movie review usando adjetivos com sufixos
Plano 13 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills II: write and revise one's text regarding accuracy and coherence to the communicative proposal (genre)
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Peça para os alunos trazerem seus dicionários, físicos ou eletrônicos, para esta aula.
Sobre esta aula: Esta aula tem foco na habilidade de escrita. Porém, caso queira explorar mais o tema movie review, sugiro que leia o plano ING8_04UN04, que também trata do mesmo tema, mas com foco na habilidade oral. O plano ING8_02UN09, por sua vez, trata da leitura e explora diferentes tipos de reviews.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.
Context
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos:
Do you like watching movies? E espere por respostas positivas.
What kind of movie do you like? E espere por respostas como: Comedy, sci-fi, action, etc.
How often do you watch movies? E espere por: Always, often, rarely, etc.
What was the last movie you watched? E deixe-os se expressar livremente.
Mostre o slide ou escreva no quadro as informações. Peça para que os alunos formem duplas e falem sobre os tópicos listados no slide (Pair up and talk about the last movie you watched). Ao final, peça que duas duplas, no máximo, compartilhem com a turma os últimos filmes que assistiram.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Mostrar aos alunos um texto de opinião sobre um filme (movie review) e os adjetivos com sufixos.
Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com as características desse tipo de texto (movie review).
Orientações: Mostre o slide ou imprima a imagem para mostrar aos alunos. Pergunte: What is this picture about? E espere por: It is a movie poster. Pergunte: Which movie is it? E espere por: It is Coco. Pergunte: Have you watched this movie? Em caso de resposta afirmativa, pergunte How do you like it? e deixe o aluno dar sua opinião. Em caso de respostas negativas ou desconhecimento, explique que Coco é um filme da Pixar que conta a história de Miguel, um garoto de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, assim como seu ídolo Ernesto de la Cruz. Em busca de seu sonho, ele embarca em uma aventura incrível inspirada no feriado mexicano do Dia dos Mortos (It is a Pixar movie about Miguel, a twelve-year-old boy who dreams of becoming a famous musician like his idol, Ernesto de la Cruz. Along the way, he gets into in an incredible adventure based on the Mexican holiday The day of the Deads). Você pode exibir o trailer para ficar mais atrativo. Disponível no YouTube, esse vídeo é um dos trailers oficiais do filme. Pergunte: Are you interested in this movie? E espere por respostas positivas. Pergunte: Do you think it is worth watching? E deixe-os se expressarem.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Você pode encontrar mais informações sobre o filme nos sites Adoro Cinema, em português, (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-206775/) e IMDB, em inglês, (https://www.imdb.com/title/tt2380307/plotsummary)
Input
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Mostrar aos alunos um texto de opinião sobre um filme (movie review) e os adjetivos com sufixos.
Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com as características desse tipo de texto (movie review).
Orientações: Mostre o slide ou imprima cópias para distribuir aos alunos. Peça para que leiam o texto. O texto é uma movie review retirada do blog pessoal Short Movie.Review (https://www.shortmovie.reviews/films/coco)
Pergunte:
- What is this text about? E espere por: It is about a movie.
- What movie is it? E espere por It is Coco.
Explique que esse tipo de texto é chamado de movie review (It is a movie review).
Pergunte:
- Where can you find this kind of text? E espere por: On blogs or on Facebook.
- Do you think the writer is a professional? E espere por: No, the writer is not a professional.
- Why do you think the writer is not a professional reviewer? E espere por algo como: Because the writing is simple.
- Who could possibly have written this review? E espere por: A teenager/a student/ an ordinary person.
- How is the text divided? E espere por algo como: It is divided by the summary of the movie, what the movie does well, what it could improve and if it is worth a watch or not.
- How does the writer like the movie? E espere por He/She likes it very much.
- What words does the writer use to show he likes the movie? E espere por Beautiful, bright, colorful, interesting.
Peça para que circulem as palavras.
Pergunte:
- Do these words have a positive or negative meaning? E espere por: They have positive meaning.
- What is their function in the text? E espere por: They are qualifying the movie.
- Are there any other qualifying words in the text? If so, which ones? E espere por: Yes, there are: touching, predictable, inept.
Peça para que circulem essas palavras também.
Pergunte: Is there anything in common among these words? E espere por: Beautiful and colorful have the same end (-ful), as well as interesting and touching (-ing).
Input
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Mostrar aos alunos um texto de opinião sobre um filme (movie review) e os adjetivos com sufixos.
Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com as características desse tipo de texto (movie review).
Orientações: Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Explique que as palavras usadas para qualificar são os adjetivos e que alguns deles são feitos com sufixos, terminações acrescentadas às palavras (Adjectives are words used to qualify things or people and some of them are made with suffixes, a group of letters that are added at the end of words). Aponte que o texto traz três sufixos (-ING, -FUL e -ABLE), mas há outras terminações. Entregue cópias da tabela no arquivo Atividade para impressão - tabela - ING8_06UN13 (clique aqui). A tabela também pode ser encontrada e acessada pelo site Cambridge Dictionary (https://dictionary.cambridge.org/grammar/british-grammar/about-adjectives-and-adverbs/adjectives-forms). Peça para que os alunos analisem as terminações.
Output
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Fazer com que os alunos escrevam uma pequena movie review sobre o filme favorito deles, usando os adjetivos com sufixos.
Expectativa: Que os alunos usem os adjetivos com sufixos adequadamente.
Orientações: Mostre o slide ou escreva a pergunta no quadro. Peça para que os alunos pensem no filme favorito deles: quais elementos funcionaram bem e quais elementos eles acham que deveriam ser melhorados, como cenário, trilha sonora, plot, elenco, etc (Think about your favorite movie. What does it do well? What could it improve on? Consider scenery, soundtrack, plot, casting, etc).
Output
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Fazer com que os alunos escrevam uma pequena movie review sobre o filme favorito deles usando os adjetivos com sufixos.
Expectativa: Que os alunos usem os adjetivos com sufixos adequadamente.
Orientações: Mostre o slide ou peça para que peguem as cópias da movie review novamente. Relembre com eles a estrutura do texto, um breve resumo (summary), o que deu certo (what it does well), o que poderia ser melhorado (what it could improve on) e se eles recomendariam o filme (should you see it?) e diga que eles deverão escrever uma pequena review sobre o filme favorito deles, seguindo o modelo da resenha de Coco. Explique que eles deverão escrever como se fossem postar a review em um blog pessoal sobre filmes na internet, cujos leitores são jovens da mesma faixa etária que eles. O texto deve ter entre 150-200 palavras, e eles deverão usar, no mínimo, cinco adjetivos com sufixos para qualificar o filme e seus elementos (You are going to write a short review about your favorite movie, using between 150-200 words. You should use at least five adjective suffixes to qualify the movie and its elements). Incentive-os a usar o dicionário. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor da sala para ajudá-los e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Ao final da atividade, peça para que os alunos compartilhem suas reviews em duplas, de preferência a mesma dupla que fizeram no início da aula. Pergunte as duplas se, após a leitura das reviews, eles ficaram com vontade de assistir aos filmes favoritos dos colegas (After reading the review, would you like to watch your colleague’s favorite movie?) e deixe-os se expressarem. Recolha as reviews para correção e feedback aos alunos. Sugestão: você pode escolher o filme com mais reviews ou compartilhar as reviews com a turma e fazer uma votação sobre qual dos filmes indicados eles gostariam de assistir e, assim, fazer um dia de cinema com a turma.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido, lido e escrito algo. Mesmo aqueles que leram ou escreveram pouco devem perceber que sabem identificar e usar adjetivos com sufixos em uma simples movie review.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
Essenciais:
Context
Divida os alunos em duplas ou trios e compartilhe o arquivo (disponível nos materiais complementares), oriente-os a discutirem as questões (de modo síncrono ou assíncrono, via Google Meet ou WhatsApp, por exemplo) e se prepararem para compartilhar as respostas no encontro síncrono.
Input
Compartilhe a imagem do slide de Input e realize a discussão conforme as orientações. Se possível, exiba o trailer ou envie para os estudantes, e dê o tempo necessário para que assistam. Conduza o debate conforme as orientações.
Exiba o texto e faça as duas primeiras perguntas, deixando que compartilhem as hipóteses. Encerre o encontro explicando que as demais perguntas de leitura serão feitas individualmente.
Encaminhe o slide do texto e as perguntas abaixo, que devem ser respondidas a partir da leitura do texto e antes do próximo encontro síncrono.
- Where can you find this kind of text?
- Do you think the writer is a professional?
- Why do you think the writer is not a professional reviewer?
- Who could possibly have written this review?
- How is the text divided?
- How does the writer like the movie?
- What words does the writer use to show he likes the movie?
No próximo encontro síncrono, peça que os alunos compartilhem as respostas. Pergunte (conforme as últimas perguntas do slide):
- Do these words have a positive or negative meaning?
- What is their function in the text?
- Are there any other qualifying words in the text?
- If so, which ones?
Exiba ou compartilhe slide de exemplificação dos prefixos e sufixos e proceda à explicação conforme a orientação. Compartilhe também com os alunos a tabela de referência e encerre o encontro.
Output
Antes do próximo encontro síncrono, compartilhe a imagem do slide de Output junto às perguntas Think about your favorite movie. What does it do well? What could it improve on? Consider scenery, soundtrack, plot, casting, etc.
No encontro, peça que os alunos compartilhem as ideias. Oriente a análise do texto do Input e a proposta de escrita conforme as orientações. Encerre o encontro explicando a produção da review, de acordo com o slide, e peça para os alunos fazerem as produções no Google Docs. Assim, você pode acompanhar o trabalho, comentar e fazer sugestões, bem como marcar horário de orientação síncrona da produção dos alunos, se necessário. Estabeleça um prazo para a finalização (por exemplo, 3 dias).
Peça para que leiam a review de dois ou três colegas e escolham os filmes que ficaram com vontade de ver.
Você pode publicar a review nas redes sociais da escola ou da turma.
Feedback
No próximo encontro síncrono, solicite que compartilhem os filmes que gostariam de ver. Encerre o encontro com as atividades do slide.
Convite às famílias
Os familiares podem ser os interlocutores da atividade do Input, assim como podem ser convidados a lerem e comentarem as reviews dos alunos.
Contents
- INPUT: a short movie review on a personal blog (https://www.shortmovie.reviews/films/coco)
- OUTPUT: to write a short movie review.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professora-autora: Rafaela Araujo
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes