Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
Optativas:
- Rede social da turma ou da escola.
- Ambientes digitais de aprendizagem (Google Classroom, Moodle).
- Canva (disponível aqui).
Context
A atividade adaptada está disponível no Feedback da adaptação anterior.
Input
No encontro síncrono, solicite que os estudantes exponham os resultados das conversas. Compartilhe a imagem do slide e contextualize a matéria conforme as orientações. Explique a atividade e divida a turma em quatro grupos, designando as invenções de cada um. Oriente-os a utilizarem a estratégia de selecionar keywords e a conversarem, de modo síncrono ou assíncrono, via Google Meet ou Whatsapp, para falarem sobre as invenções.
No próximo encontro síncrono, peça para que os alunos compartilhem o resultado das discussões e auxilie com o vocabulário de apresentação de invenções, quando necessário.
Output
Ainda no encontro síncrono, proceda à apresentação das frases conforme as orientações dos slides. Exiba a ficha de atividades e explique a atividade 1, orientando a fazerem-na individualmente.
Oriente-os a voltarem a debater com o grupo (dividido para a tarefa do input), desta vez, para compararem as respostas da atividade 1 e completarem, juntos, a atividade 2. Eles podem pesquisar na internet dados sobre a invenção escolhida.
Incentive-os a compartilharem os resultados nos grupos ou ambientes digitais da turma e a comentarem as produções dos colegas. É possível, ainda, pedir que façam infográficos sobre as invenções no Canva, utilizando o texto da atividade. Nesse caso, peça para que as duplas leiam as produções de outras duplas e sugiram alterações, quando necessário.
Feedback
No próximo encontro síncrono, realize as atividades conforme as orientações, pedindo que relatem como utilizaram o que aprenderam na produção sobre as invenções. Compartilhe as imagens do context da aula seguinte e peça para que comentem as respostas no ambiente digital de aprendizagem (Google Classroom, Moodle), ou no WhatsApp. Incentive os alunos a participarem fazendo perguntas sobre as imagens. Explique que continuarão sendo estudadas palavras que conectam frases, mas, agora, para falar de contos de fadas.
Convite às famílias
As famílias podem acessar a produção dos alunos e participar ajudando na tarefa do feedback.