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Plano de Aula
Plano de aula: Postagem de blog
Plano 7 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills II: write and revise one's text regarding accuracy and coherence to the communicative proposal (genre)
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula:
- Cópias da ficha de atividades;
- Cópias do texto de input;
- Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
- Apropriar-se do conteúdo através do material complementar sugerido no slide 2.
Context
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Para começar a aula, pergunte aos alunos: What are the best three ways to keep your mind sharp?
- Depois de ouvir algumas respostas, peça que se levantem e formem duplas com pessoas que não estejam sentadas ao seu lado, e discutam quais eles acreditam serem as três maneiras mais eficazes de manter a mente afiada.
- Em seguida, peça que retornem aos seus lugares e convide dois ou três para compartilharem suas ideias antes de revelar a resposta.
- Finalize explicando e escrevendo as palavras-chave das três razões no quadro: These three things were scientifically proven to be the best ways to keep your mind sharp:
- Healthy living (getting enough sleep and eating healthily)
- Challenging your brain (challenging yourself every day, learning something new etc.)
- Social interaction (having meaningful social connections)
- Caso você deseje ler mais sobre o tema, recomendamos a leitura do material complementar sugerido abaixo sobre neuroplasticidade e hábitos eficazes para exercitar a mente.
- Então diga: Today we’re going to talk about the importance of having a balanced life.
Material Complementar:
- Sugestão de material para o professor: Neuroplasticidade:
- https://www.health.harvard.edu/blog/challenge-your-mind-and-body-to-sharpen-your-thinking-skills-201510298507 (acessado em 05/09/2018)
- https://www.youtube.com/watch?v=ELpfYCZa87g (acessado em 05/09/2018)
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Após ter contextualizado o tema da aula, mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula.
- Explique que a aula será focada na produção escrita de um blog entry em que os alunos vão explorar temas relacionados à saúde mental.
Input
Tempo sugerido: 12 minutos
Propósito: Ler uma postagem de blog.
Expectativa: Que os alunos percebam os aspectos de uma postagem de blog, tanto no que diz respeito à estrutura do texto, quanto ao tipo de registro usado.
Orientações:
- Mostre o slide ou escreva no quadro: Tackling School Stress.
- Pergunte: As a student, how often do you feel stressed-out? Do you usually have a lot or a little to study? How often do you have exams? Do you think teenagers in general feel stressed-out because of school? How do you tackle school stress?
- Deixe que a discussão aconteça com a turma toda, abrindo espaço para que os alunos compartilhem suas ideias para cada pergunta. Caso os alunos não entendam a última pergunta, explique que tackle a problem é o mesmo que lidar com ou abordar um problema.
- Ao fim da discussão, diga: This blog entry was written by a teenager. Let’s see if she agrees with you.
- Distribua uma cópia do texto e peça que o leiam, em duplas e silenciosamente, em até seis minutos.
- Depois de leitura, faça as perguntas abaixo para garantir a compreensão de todos. Para cada pergunta, você pode pedir que os alunos expliquem suas respostas através de passagens do texto.
- Is the writer relaxed or nervous when it comes to studying? (Ss: Nervous.)
- In her opinion, what’s more important: high grades or mental health? (Ss: Mental health.)
- What’s her opinion about sleep? (Ss: She thinks it’s very important.)
- How does she manage her time to study? (Ss: She makes a lot of lists.)
- How does she feel about free time activities? (Ss: She thinks they’re as important as studying.)
- Em seguida, divida os alunos em trios e diga: Now you’re going to prepare a list of things you can do to tackle school stress. You can use the ideas you found in the text and include your own ideas too. Your list must have at least five suggestions, OK?
- Dê aos alunos cerca de cinco minutos para elaborar as suas listas. Ao fim, diga: Now compare your list with another group. Are the ideas similar or different?
- Então prossiga para a próxima etapa.
Output
Tempo sugerido: 24 minutos
Propósito: Planejar o texto e, em seguida, escrevê-lo no formato de postagem de blog.
Expectativa: Que os alunos ensaiem suas ideias, discutindo-as em duplas e preparando-se para escrever suas postagens.
Orientações:
- Diga: Now that you’ve thought of ideas on how to tackle school stress, it’s your turn to write a blog entry.
- Indique o #1 da ficha de atividades e peça que os alunos organizem suas ideias na tabela dizendo: This blog entry will be about your life. In your post, you should write two things you’re going to start doing in order to tackle school stress. The title has already been given to you. Now, using keywords, say what you’re going to write in each paragraph of your text.
- Dê aos alunos alguns minutos para organizarem suas ideias e ofereça ajuda caso necessário. Reforce a ideia de que o primeiro parágrafo deve ser uma breve contextualização do tópico e que o último deve ser uma conclusão da mensagem do texto.
- Explique aos alunos que uma postagem de blog pode ter diferentes estruturas de texto, dependendo do tipo de blog e do objetivo do texto, mas que hoje vocês usarão essa estrutura para escrever o texto.
- Se você julgar necessário, pode escrever as seguintes ideias no quadro como sugestões para início dos parágrafos:
- Introduction: Everyone I know (suffers from school stress)...
- Idea 1: The first thing I’m going to start doing is…
- Idea 2: Something that will also help me is…
- Conclusion: In other words...
- Então pergunte: Have you decided what will be written in each paragraph? Explain each idea of yours to another classmate.
- Deixe que os alunos discutam brevemente suas ideias em dupla. Esse momento vai servir como uma etapa de pré-escrita, preparando-os para a etapa em que eles terão que estruturar suas ideias em um texto.
- Por fim, diga: Now that you’ve explained your ideas, it’s time to write your blog entry.
- Caso a sua escola tenha o recurso, leve os alunos para a sala de computadores para que eles tenham a experiência autêntica de uma postagem de blog. Você pode, ainda, criar um blog para a turma e reutilizá-lo para outras aulas de escrita.
- Enquanto os alunos trabalham, caminhe pela sala, observando a produção e ajudando com vocabulário ou questões técnicas.
- Ao fim, peça que, em duplas, os alunos troquem suas produções e deem suas opiniões a respeito dos textos dos colegas.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre as etapas de pré-escrita e de escrita de uma postagem de blog.
Expectativa: Que os alunos percebam a importância do planejamento antes de escrever um texto e que saiam da aula familiarizados com o formato de postagens de blog.
Orientações:
- Proponha: I’ll write something on the board and I’ll give you one minute to discuss the question in pairs. Ready?
- Escreva no quadro: What have you learned today? e deixe que discutam por um minuto, como combinado.
- Depois da breve discussão, faça uma troca coletiva de ideias que surgiram.
- Caso as ideias não tenham surgido de maneira tão sistematizada, pergunte:
- We learned two different ways to plan a text today. What were they? (Ss: Discussing the ideas and organizing them in a table.)
- We wrote a blog entry. What structure did we use to write? (Ss: Introduction; ideas; conclusion.)
- How do you keep a sharp mind? (Ss: Live a healthy life, challenge your brain and have social connections.)
- How do you tackle school stress? (personal answers)
- Antes de finalizar, parabenize os alunos pelas suas produções.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Drive.
- Edição colaborativa de textos: Google Docs.
Opcionais:
- Redes sociais ou páginas da escola ou da turma.
Context
Poste a imagem do tweet junto à pergunta “What are the best three ways to keep your mind sharp?” no fórum virtual de sua turma (no Moodle, no Google Classroom ou no Whatsapp, por exemplo). Incentive os alunos a pedirem a opinião de familiares e amigos. Dê um prazo para postarem os comentários (um dia, por exemplo) e comente sobre as ideias dos alunos. Finalize a atividade introduzindo no tópico virtual o contexto do encontro síncrono:
These three things were scientifically proven to be the best ways to keep your mind sharp:
- Healthy living (getting enough sleep and eating healthily).
- Challenging your brain (challenging yourself every day, learning something new etc.)
- Social interaction (having meaningful social connections).
When we meet, we’re going to talk about the importance of having a balanced life.
No encontro síncrono, incentive os alunos a comentarem sobre as postagens.
Input
Ainda no encontro síncrono, proceda à introdução do texto conforme as orientações, exibindo ou compartilhando a imagem do slide. Solicite que as respostas e hipóteses sejam compartilhadas com toda a turma.
Realize as perguntas de ativação do conhecimento prévio. Primeiro, uma de cada vez, dando cerca de um minuto para que os alunos anotem palavras-chave das respostas. Depois, solicitando que compartilhem as ideias com a turma.
Compartilhe o texto e as perguntas abaixo, indicando que façam a leitura focados nessas informações e que marquem no texto, se possível, os trechos que ajudaram a chegar nas respostas.
- Is the writer relaxed or nervous when it comes to studying?
- In her opinion, what’s more important: high grades or mental health?
- What’s her opinion about sleep?
- How does she manage her time to study?
- How does she feel about free time activities?
No próximo encontro síncrono, corrija a atividade. Compartilhe um arquivo do Google Docs com a turma e oriente que criem, em conjunto e de modo síncrono, uma lista de atividades que aliviam o estresse escolar. Dê cerca de 10 minutos para isso. Encerre o encontro solicitando que comentem sobre as sugestões dos colegas.
Output
Compartilhe a ficha de atividades com a explicação da produção, seguindo as orientações para a realização da atividade 1, que será feita individualmente.
No próximo encontro síncrono, peça para os estudantes compartilharem as tabelas e explicarem as ideias para os colegas.
Oriente a atividade de produção da postagem de blog (atividade 2 da ficha), e crie um arquivo no Google Docs para que a realizem individualmente. Você pode adicionar nesse arquivo as sugestões para início de parágrafos do plano.
Acompanhe os alunos no início da produção e deixe que concluam com autonomia. Marque um horário de orientação síncrona da escrita antes do prazo de finalização. Assim, você pode auxiliar os alunos, se necessário. Incentive-os também a lerem a postagem de blog dos colegas e fazerem sugestões.
Você pode publicar os textos na página da rede social da turma ou da escola e convidar a comunidade escolar a comentar sobre as ideias trazidas pelos estudantes.
Feedback
No próximo encontro síncrono, realize as atividades de Feedback conforme as orientações, exibindo o slide e convidando os alunos a refletirem a partir das perguntas.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a se envolverem na sugestão de métodos de lidar com o estresse escolar, partindo dos textos dos alunos ou colaborando com as ideias para os textos.
Contents
- INPUT: Blog entry about school stress
- OUTPUT: Blog entry about plans to tackle school stress
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabela Sued
Mentor: Newton Murce Filho
Especialista: Celina Fernandes