Slide Adaptação Context ING8_06UN01
Plano de Aula
Plano de aula: Uso do pronome relativo who-which
Plano 1 de uma sequência de 14 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills II: write and revise one's text regarding accuracy and coherence to the communicative proposal (genre)
Por: Vania Almeida Moraes
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula:
- Cópias da ficha de atividades;
- Cópia da resolução da atividade;
- Cópias do texto de input;
- Um aparelho que toque música;
- Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
- Se não houver o recurso de exibição de slides: Slide 4 impresso em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula.
- Explique que a aula será focada na produção de um artigo informal que faça uso dos pronomes relativos who e that.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Para começar a aula, proponha uma discussão dinâmica.
- Explique a atividade: I’ll play a song. While the song is playing you should walk around the room. When I stop the music, you should stop and talk to a classmate. You’ll make and answer this question: ‘What do you want to be when you grow up?’ Your answer doesn’t have to be true. In fact, I would like you to create as many answers as possible for the very same question.
- Para garantir a compreensão de todos, modele a atividade. Chame dois voluntários e peça que eles lhe façam a pergunta, um de cada vez. Para um você pode responder: ‘I want to be a doctor.’ e para o outro você pode responder ‘I would like to be a magician.’
- Então toque uma música e deixe que os alunos andem livremente pela sala. Pare a música de minuto em minuto e deixe que as duplas respondam às perguntas antes de tocar a música novamente.
- Ao fim, peça que sentem-se novamente e peça que os alunos relatem as diferentes profissões ou ideias que surgiram durante a brincadeira. Anote essas ideias no quadro para que os alunos possam usá-las como referência durante a aula.
- Pergunte: What do you think is the greatest job in the world? Why?
- Escute as ideias dos alunos e então diga: Today we’re going to talk about different jobs.
Input
Tempo sugerido: 16 minutos
Propósito: Ler um texto sobre uma profissão diferente e entender como é escrito um artigo informal.
Expectativa: Que os alunos percebam qual tom é usado em uma produção de escrita informal.
Orientações:
- Mostre o slide ou imprima em tamanho grande o suficiente para que todos possam ver.
- Pergunte: Have you ever heard of the job ‘panda nanny’? What do you think they do?
- Depois de ouvir a contribuição dos alunos, escreva ‘panda caretaker’ no quadro junto às profissões previamente registradas no quadro e contextualize: A panda nanny (or panda caretaker) is a person who takes care of pandas. Do you know what a person needs to do if they want to become a panda caretaker?
- Ouça as ideias dos alunos e distribua a ficha de atividades.
- Pergunte: Where do you think this text was published? Do you think it’s formal or informal?Why?
- Depois de ouvir as contribuições dos alunos, explique que o texto foi publicado em um site de notícias e de artigos de opinião. Trata-se de um texto informal onde o autor opina sobre a profissão de cuidador de panda.
- Indique o #1 dizendo: You’re going to read this article now. Before you read it, take a look at the sentences in #1.
- Leia a primeira frase com os alunos e os incentive a ler as outras individualmente. Pergunte se os alunos têm alguma dúvida de vocabulário e esclareça se necessário.
- Então divida os alunos em duplas e distribua uma cópia do texto para cada dupla.
- Atenção: o texto menciona o fato de haver pornografia para pandas como uma forma de promover a procriação dos animais. Caso você, professor, queira entender mais sobre isso para poder explicar aos alunos de que se trata se eles perguntarem sobre o assunto, leia o texto sugerido abaixo na lista de material complementar.
- Diga: Find the answers to #1 in the text. They will appear in order. Underline the part of the text where you find your answers. At this moment, you don’t have to read the text carefully. Instead, look for the answers by looking for keywords.
- Faça a primeira questão com os alunos para que eles entendam como ler um texto procurando por informações específicas. Diga: In the first sentence, the key words are ‘can’t - 23 years old’. Can you find this info in the text?
- A parte do texto onde podemos achar esta informação é a seguinte:
“According to China Daily, those who wish to partake in this amazing opportunity -- which pays about $32,000 per year, plus meals, board and the use of an SUV -- should be 22 years old or older, and have writing and photography skills as well as "some basic knowledge of pandas."
- Peça que os alunos sublinhem esta parte e pergunte: So is #1 true or false? (Ss: False.) Why? (Ss: Because you have to be 22 years old to be a caretakers, so if you’re 23 you’re old enough to be one.) Então peça que façam a atividade em dupla.
- Enquanto os alunos trabalham, monitore a atividade caminhando pela sala. Caso alguma dupla esqueça de marcar a parte do texto onde encontrou sua resposta, explique como fazê-lo novamente.
- Dê aos alunos cerca de quatro minutos para fazerem o exercício. Então, corrija com todos no quadro, pedindo que os alunos justifiquem as respostas com trechos que marcaram no texto.
- Ao terminar, peça que leiam as frases do #2 em silêncio. Diga: Now look for the answers in the text and write down your answers individually. They appear in order in the text.
- Deixe que os alunos trabalhem por quatro minutos e então convide-os a compararem suas respostas com um outro colega.
- Finalmente, faça a correção no quadro com a turma toda.
- Escreva as duas frases no quadro:
- A panda nanny is a person.
- A pandy nanny takes care of pandas.
- Leia as frases e diga: You can join these sentences using the word ‘who’. Can anyone try? Deixe os alunos darem as suas ideias e, ao fim, escreva no quadro:
- A panda nanny is a person who takes care of pandas.
- Peça que os alunos repitam a frase em voz alta. Diga: If you want to know more about a person, you can use the word ‘who’. Do we use the word ‘who’ to talk about things or people? (Ss: People). You can also use the word ‘that’. Peça que os alunos refaçam a frase usando a palavra ‘that’.
- Em seguida, escreva no quadro ‘A teacher is a person…’ e peça que os alunos pensem em uma resposta em silêncio. Depois de alguns segundos, peça que digam a resposta. As respostas serão variadas, mas devem conter um dos pronomes relativos aprendidos na aula.
- Então peça que façam o #3 individualmente dizendo: Now it’s your turn! Write about the jobs in #3 using ‘who’ or ‘that’.
- Ajude com vocabulário se necessário e deixe que trabalhem por até quatro minutos.
- Ao terminarem, peça que comparem suas respostas em trios. Por fim, corrija no quadro com a turma toda e proponha: Now you’re going to write about a different job using the words ‘who’ and ‘that’.
Material Complementar:
- Sugestão de leitura para o professor: Pornografia para pandas: https://www.vice.com/pt/article/4xdyzp/a-pornografia-esta-a-ajudar-pandas-a-voltar-para-a-selva (acessado em 22/07/2018)
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Escrever um artigo informal aplicando as regras gramaticais aprendidas.
Expectativa: Que os alunos escrevam suas opiniões em um artigo informal curto e que saibam explicar uma profissão, descrevendo-a. A ideia aqui é respeitar o repertório de vocabulário do aluno e seu conhecimento linguístico. Não se espera que ele escreva um artigo tão longo quanto o do input e tão complexo linguisticamente. Espera-se que ele consiga dar sua opinião sobre uma profissão, explicando porque acredita que é a melhor, utilizando os pronomes relativos que aprendeu.
Orientações:
- Como uma maneira de ativar conhecimento prévio dos alunos, proponha uma discussão. Peça que discutam, em duplas, as perguntas do #4. Desta forma, eles vão se sentir mais seguros para escrever sobre a profissão que escolherem, por já terem falado sobre ela previamente.
- Então diga: Imagine you’re writing for an opinion website like HuffPost. You’re going to write an informal article talking about what you think is the best job in the world.
- Antes de começar, leia o slide (ou escreva as instruções no quadro) e indique a segunda página da ficha de atividades.
- Diga: The first thing you need to do is to write the date. You can do this now. After writing the date, what do you have to do? (Ss: Write the title.) The title should be ‘The best job in the world’. You can write this now. What comes after the title? (Ss: Your name.) Write your name under the title. Finally, you should start your articles like this: ‘Have you ever wondered what the best job in the world was? Well, today I’m going to give you the answer.’ You can write this now.
- À medida em que você for pedindo para os alunos escreverem, espere que escrevam antes de recomeçar a falar.
- Leia a checklist com os alunos e diga: You must do what’s in the checklist and check the boxes when you finish, OK?
- Dê aos alunos cerca de 16 minutos para escreverem seus artigos. Como este é um momento de produção individual, peça que todos permaneçam em silêncio e aguardem os outros terminarem quando acabarem de escrever seus textos.
- Enquanto os alunos trabalham, caminhe pela sala e coloque-se à disposição para ajudar com dúvidas quando necessário. Caso algum aluno apresente dificuldade sobre o que escrever, faça perguntas do tipo: ‘What job did you choose?; What does this person do?; Why do you think is the best?; Why is it different from the other jobs?’ E peça que ele responda a essas perguntas em seu texto.
- Quando faltarem cinco minutos, relembre os alunos da checklist, pedindo que eles marquem as caixas e usem o que for necessário no texto.
- Ao fim, peça que troquem suas produções com um outro colega e diga: Now we’re going to correct our articles.
Feedback
Tempo sugerido: 4 minutos
Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre pronomes relativos e sobre a escrita de um artigo informal.
Expectativa: Que os alunos terminem a aula sabendo como usar os pronomes relativos para conectar frases e que um artigo informal é um tipo de texto onde podem escrever suas opiniões sobre algo.
Orientações:
- Diga: I’m going to make you a question. If your answer is ‘yes’, raise your hands, OK? Have a look at your classmate’s article. Did they use the relative pronoun ‘who’? Raise your hands if it’s ‘yes’.
- Convide dois alunos a dividirem com a turma as frases que encontraram com o pronome relativo na produção de um colega.
- Continue: Did they use the relative pronoun ‘that’? Did they give their opinion? Did they write the date, the title, and their name?
- A cada pergunta, convide dois novos alunos a dividirem as frases que encontraram.
- Parabenize os alunos pelas suas produções e finalize com as perguntas abaixo. Você pode registrar as respostas dos alunos no quadro ou exibir o slide aos alunos.
- ‘Who’ and ‘that’ are what type of words? (Ss: Relative pronouns.)
- When do we use relative pronouns? (Ss: To connect sentences.)
- When do we use ‘who’? (Ss: To talk about people.)
- Can we use ‘that’ instead of ‘who’? (Ss: Yes.)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
Optativas:
- Rede social da turma ou da escola.
Context
Peça para os alunos entrevistarem três estudantes da idade deles (da escola, vizinhos ou familiares) e registrarem conforme o slide, disponível nos materiais complementares.
No encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem os resultados das entrevistas.
Input
Introduza o texto conforme as orientações, exiba ou compartilhe a ficha de atividades e leia a atividade 1. Pergunte se os alunos têm alguma dúvida de vocabulário e esclareça, se necessário. Compartilhe o texto e solicite que realizem a atividade. Ressalte que a leitura é focada em obter essas informações. Antes do próximo encontro síncrono, peça para que discutam as respostas com um colega pelo Whatsapp, por exemplo. Oriente para a realização da atividade 2.
No próximo encontro síncrono, corrija as atividades. Exiba o slide e proceda conforme as orientações relacionadas à explicação dos usos dos pronomes relativos. Dê alguns minutos para que realizem a atividade 3. Peça para que compartilhem as respostas.
Output
Solicite que os alunos conversem novamente com os entrevistados, dessa vez, fazendo as perguntas da atividade 4 da ficha. Oriente-os a refletirem sobre as respostas e pensarem no tema do artigo.
No próximo encontro síncrono, peça aos alunos para comentarem a escolha. Proceda à orientação da produção escrita. Você pode pedir que os alunos façam a produção de modo síncrono via Google Docs, assim, você pode acompanhar o processo e tirar dúvidas. Divida os alunos em duplas e peça para que comentem as produções dos colegas, sugerindo correções, se acharem necessário.
Você pode pedir para os estudantes fazerem a revisão e as alterações necessárias no texto e divulgar as produções nas redes sociais da escola ou na página da turma, se houver.
Feedback
No próximo encontro síncrono, realize as atividades conforme as orientações.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a lerem os artigos e sugerirem profissões para a produção.
Contents
- INPUT: Dictionary entries
- OUTPUT: The use of the relative pronoun ‘who’ / ‘which’ to match a person to his/ her assignment and something to its purpose.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.
Professor-autor: Vania Almeida Moraes
Mentor: Newton Murce Filho
Especialista: Celina Fernandes