Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Drive.
- Edição de arquivos online: Google Docs.
Optativas
- Mural de conteúdos: Padlet ou Google Classroom.
- Página da escola ou da turma nas redes sociais.
Context
Compartilhe a tabela (disponível nos materiais complementares) e solicite que os alunos entrevistem colegas, pessoas de outras turmas, amigos ou familiares, para completá-la antes do encontro síncrono.
Compartilhe, também, o slide, e peça que os alunos completem com informações sobre as celebridades favoritas deles.
No encontro síncrono, peça que compartilhem o resultado das entrevistas e deixe que comentem livremente sobre as celebridades favoritas. Mostre o slide do Context, e faça as perguntas conforme as orientações.
Input
Ainda nesse encontro, compartilhe ou exiba a imagem e conduza a contextualização do vídeo, conforme as orientações, até a pergunta: Why is she in doubt about touring again?
Compartilhe o link do vídeo e encerre o encontro, pedindo aos alunos que o assistam buscando descobrir: por que Adele não sabe se sairá em tour outra vez, quando ela tomou essa decisão e como os fãs reagiram.
No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem as respostas. Depois de ouvi-los, conduza a discussão a partir das perguntas de compreensão das orientações do slide.
Crie um Google Docs para cada grupo de quatro alunos. Peça que, antes do próximo encontro síncrono, anotem no arquivo possíveis respostas e palavras-chave, para responderem às pergunta relacionadas à situação de produção:
- Imagine your favorite celebrity is the topic of the News Feed because he/she will be out of the media for a year. What will they do for life during this time? How will the fans react?
Output
No próximo encontro síncrono, peça que os alunos compartilhem as respostas pensadas pelo grupo. Mostre ou compartilhe o slide do Output, orientando a produção. Explique que os alunos deverão apresentar as celebridades favoritas para os colegas e fazer previsões conforme as orientações. Modele a atividade com a leitura do slide.
Encerre o encontro, pedindo que os alunos façam a tarefa em grupos, de modo síncrono ou assíncrono (via Google Meet ou áudios no WhatsApp, por exemplo), utilizando o Google Docs elaborado na atividade anterior. Oriente a se prepararem para: apresentar aos colegas no próximo encontro síncrono; a previsão de quando pode acontecer; apresentar para a turma as celebridades (name and kind of art); e as previsões que eles elaboraram como se fossem manchetes (headlines) de um News Feed.
No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem as discussões dos grupos. Você também pode solicitar que escrevam as headlines e ilustrem com imagens da internet, como se fosse um News Feed criado por eles. Nesse caso, solicite que postem no ambiente digital de aprendizagem (como Google Classroom), nas redes da escola ou da turma, e incentive-os a comentarem nas postagens.
Feedback
Encerre o encontro síncrono exibindo o slide de Feedback, conforme as orientações.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a lerem e comentarem os News Feeds dos estudantes, bem como podem ser entrevistados na atividade do Input.