Atividade para impressão - Transcript
Plano de Aula
Plano de aula: O futuro das celebridades
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Speaking about the future
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.
Context
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos Do you consider yourself a fan of any celebrity? e espere por respostas afirmativas. Pergunte Who are your favorite celebrities? e deixe-os responder livremente, a intenção é apenas empolgá-los com o tema. Pergunte: Do you belong to a fandom? Which one? e espere por respostas positivas. Em caso de respostas negativas ou dúvidas, explique que fandoms são grupos on-line de fãs que se unem para divulgar e apoiar seus artistas e obras favoritas. Pergunte Would you be part of a fandom? Which one? e deixe-os se justificar. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Peça para que, em duplas ou trios, eles discutam sobre os tópicos e compartilhem opiniões sobre suas celebridades favoritas.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Mostrar aos alunos um programa sobre cultura pop, no caso, notícias sobre celebridades. Não é necessária a compreensão total do conteúdo; a contextualização da situação é o mais esperado.
Expectativa: Que os alunos sejam ambientados com a estrutura do programa (linguagem, tempo, informação).
Orientações: Pergunte aos alunos:
- Do you usually search for news about your favorite celebrities? e espere por respostas positivas.
- Where do you find this kind of information? e espere por Magazines, newspaper, tv programs, blog, websites.
- Mostre o slide ou imprima a foto para mostrar à turma. Pergunte Who is the celebrity in this picture? e espere por She’s Adele. Caso os alunos não reconheçam, explique que Adele é uma cantora e compositora inglesa muito premiada no mundo da música.
- Where is this picture probably from? e espere por It’s from a TV program.
- What kind of TV program is it? e espere por An entertainment program.
Acrescente aos alunos que o programa é um tipo de News Feed, uma transmissão rápida de notícias, e que a foto foi retirada de um episódio do programa sobre cultura pop News Feed (de mesmo nome) pelo canal online Clevver News, de Los Angeles, EUA. Pergunte:
- What is news about Adele? e tenha como resposta She says she doesn’t know if she’ll ever tour again.
- Why is she in doubt about touring again? e deixe-os opinar. Espere por respostas como She must be tired/sick/pregnant. Convide-os a assistir ao vídeo com a finalidade de descobrir por que Adele não sabe se voltará a fazer turnês (Let’s find out why Adele doesn’t know if she’ll ever tour again), quando ela tomou essa decisão (When did she decide it?) e como os fãs reagiram (How did the fans react?). Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Naa1d2XOADs. Disponível no YouTube, o vídeo mostra um episódio do programa News Feed, uma das mídias sobre cultura pop do Clevver News com a apresentação de Reneé Ariel.
Após a exibição do vídeo, pergunte:
- Why is Adele unsure about touring again? e espere por Because she doesn’t feel comfortable/She’s a homebody.
- How did her fans find out about her decision? e espere por She wrote/penned a letter.
- How did they react? e espere por Some thought she was being modest, others were surprised/sad because they won’t see her on stage soon.
- What will she do during this break from touring, in your opinion? e espere por respostas como She will rest/stay with her family.
- Do you think she will tour again in the future? e deixe-os opinar livremente.
- Is giving up on touring common to happen to celebrities? e espere por respostas como No, it’s uncommon/different/unusual. Peça para os alunos imaginarem as- celebridades que eles mencionaram na discussão do slide anterior e dê a seguinte situação: Imagine your favorite celebrity is the topic of the News Feed because he/she will be out of the media for a year. What will they do for life during this time? How will the fans react? e deixe-os refletir. Peça para que anotem seus pensamentos.
Material complementar: Você pode encontrar a transcrição não oficial do vídeo no arquivo Transcript - ING8_01UN08.
Output
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Fazer os alunos criarem e apresentarem previsões no estilo rumor sobre suas celebridades favoritas.
Expectativa: Que os alunos usem as diferentes estruturas para fazer previsões o máximo que puderem.
Orientações: Peça para que a turma se divida em quartetos. Explique que eles deverão apresentar brevemente suas celebridades favoritas aos colegas (name, kind of art - singer, actor/actress, writer). Após as apresentações individuais de cada membro, os colegas do grupo deverão fazer previsões sobre o que as celebridades provavelmente farão em um ano longe dos holofotes e como os fãs reagirão (What celebrities are going to do a year out of the media and how the fans will probably react), porém com a condição de não mencionar os nomes das celebridades e no estilo rumor (It is said/believed that - celebrity’s name - is going to… during a gap year). Diga que eles deverão descobrir e parear para qual celebridade (das mencionadas) os colegas fizeram as previsões (You have to find out who is the celebrity and match the predictions). Incentive-os a usarem o bom-humor e a criatividade para que a atividade seja mais descontraída e prazerosa. Mostre o slide ou escreva no quadro as informações com os modelos de linguagem que eles deverão seguir, com destaque para a estrutura no estilo rumor (People say/it’s said). Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Ao final da prática, peça para os grupos selecionarem a previsão mais possível de acontecer e diga que eles deverão apresentar para a turma as celebridades (name and kind of art) e as previsões que eles acordaram como se fossem manchetes (headline) de um News Feed, no estilo rumor, por exemplo It is believed that (celebrity’s name) will (add information) during a year. Você pode deixar os outros grupos comentarem, ao final, se concordam ou não com as previsões, principalmente se tiverem celebridades em comum.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar diferentes estruturas para fazer previsões.
Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.
Material complementar: Há vários textos e pesquisas que tratam do uso de temas da cultura pop em sala de aula. Eles podem ajudar na preparação para esta aula, que usa o programa de entretenimento como plano de fundo para a prática oral. Exemplos desses textos são um artigo da revista Nova Escola entitulado “Como trabalhar com a Beyoncé e a cultura pop ajudou na inclusão de uma aluna com deficiência” (https://novaescola.org.br/conteudo/7031/como-trabalhar-com-beyonce-e-cultura-pop-ajudou-na-inclusao-de-uma-aluna-com-deficiencia) e o trabalho de conclusão de curso de Rosimere de Moura Oliveira com o título de “A cultura popular e sua influência na educação escolar” - Universidade Estadual da Paraíba -
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Drive.
- Edição de arquivos online: Google Docs.
Optativas
- Mural de conteúdos: Padlet ou Google Classroom.
- Página da escola ou da turma nas redes sociais.
Context
Compartilhe a tabela (disponível nos materiais complementares) e solicite que os alunos entrevistem colegas, pessoas de outras turmas, amigos ou familiares, para completá-la antes do encontro síncrono.
Compartilhe, também, o slide, e peça que os alunos completem com informações sobre as celebridades favoritas deles.
No encontro síncrono, peça que compartilhem o resultado das entrevistas e deixe que comentem livremente sobre as celebridades favoritas. Mostre o slide do Context, e faça as perguntas conforme as orientações.
Input
Ainda nesse encontro, compartilhe ou exiba a imagem e conduza a contextualização do vídeo, conforme as orientações, até a pergunta: Why is she in doubt about touring again?
Compartilhe o link do vídeo e encerre o encontro, pedindo aos alunos que o assistam buscando descobrir: por que Adele não sabe se sairá em tour outra vez, quando ela tomou essa decisão e como os fãs reagiram.
No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem as respostas. Depois de ouvi-los, conduza a discussão a partir das perguntas de compreensão das orientações do slide.
Crie um Google Docs para cada grupo de quatro alunos. Peça que, antes do próximo encontro síncrono, anotem no arquivo possíveis respostas e palavras-chave, para responderem às pergunta relacionadas à situação de produção:
- Imagine your favorite celebrity is the topic of the News Feed because he/she will be out of the media for a year. What will they do for life during this time? How will the fans react?
Output
No próximo encontro síncrono, peça que os alunos compartilhem as respostas pensadas pelo grupo. Mostre ou compartilhe o slide do Output, orientando a produção. Explique que os alunos deverão apresentar as celebridades favoritas para os colegas e fazer previsões conforme as orientações. Modele a atividade com a leitura do slide.
Encerre o encontro, pedindo que os alunos façam a tarefa em grupos, de modo síncrono ou assíncrono (via Google Meet ou áudios no WhatsApp, por exemplo), utilizando o Google Docs elaborado na atividade anterior. Oriente a se prepararem para: apresentar aos colegas no próximo encontro síncrono; a previsão de quando pode acontecer; apresentar para a turma as celebridades (name and kind of art); e as previsões que eles elaboraram como se fossem manchetes (headlines) de um News Feed.
No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem as discussões dos grupos. Você também pode solicitar que escrevam as headlines e ilustrem com imagens da internet, como se fosse um News Feed criado por eles. Nesse caso, solicite que postem no ambiente digital de aprendizagem (como Google Classroom), nas redes da escola ou da turma, e incentive-os a comentarem nas postagens.
Feedback
Encerre o encontro síncrono exibindo o slide de Feedback, conforme as orientações.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a lerem e comentarem os News Feeds dos estudantes, bem como podem ser entrevistados na atividade do Input.
Contents
- INPUT: The video “Adele Says She Doesn't Know If She'll "Ever Tour Again" https://www.youtube.com/watch?v=Naa1d2XOADs
- OUTPUT: to make predictions about celebrities in headline (rumor) style.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professora-autora: Rafaela Araújo
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes