Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Drive.
- Edição colaborativa de textos: Google Docs.
Opcionais:
- Redes sociais ou páginas da escola ou da turma.
Context
Poste a imagem do tweet junto às perguntas abaixo no fórum virtual de sua turma (no Moodle, no Google Classroom ou no WhatsApp, por exemplo):
- Where was this message posted?
- What do you call this type of text?
- What is the tweet about?
- How does Carlos feel? Why?
- What does he think about the future?
Organize a turma em duplas ou trios e solicite que os alunos debatam a questão (Think about things we have today that we didn’t have in the past. They can be apps, objects, places… anything! In groups, decide which of these things you wouldn’t be able to live without.) via Google Meet ou WhatsApp.
Poste essa orientação no fórum da turma (no Moodle ou no Whatsapp, por exemplo) e um prazo para que os grupos comentem o resultado das discussões. No encontro síncrono, exiba os comentários sobre as perguntas e deixe que comentem livremente, ajudando, se necessário, com vocabulário.
Input
Ainda no encontro síncrono, proceda à introdução do texto conforme as orientações, exibindo ou compartilhando a imagem do slide. Solicite que as respostas e hipóteses sejam compartilhadas com toda a turma.
Compartilhe previamente a ficha de atividades e exiba, se possível. Explique a atividade 1 e dê cerca de 5 minutos para completarem. Peça que os alunos compartilhem as respostas. Por fim, oriente a leitura do texto antes do próximo encontro síncrono. Envie ou compartilhe-o, e solicite que verifiquem quais previsões, de fato, apareceram na matéria.
No próximo encontro síncrono, corrija a atividade.
Output
No mesmo encontro, exiba o slide do Output e siga as orientações da atividade 2 da ficha.
Realize as perguntas de ativação de conhecimento prévio com a turma. Você pode fazer os questionamentos:
- What will be the same? What will have changed?
Cronometre 2 minutos para o registro de 3 palavras-chave para cada resposta e depois solicite que compartilhem suas ideias.
Explique a atividade de produção e crie um arquivo no Google Docs para que realizem-na. Assim, você pode acompanhar o trabalho, comentar e fazer sugestões, bem como marcar horário de orientação síncrona da produção dos alunos, se necessário. Estabeleça um prazo para a finalização (por exemplo, 3 dias).
Divida a turma em duplas e peça para que leiam o tweet do colega e comentem no arquivo. O comentário deve ser baseado nas perguntas:
- Is this tweet ready?
- Is it about the future?
- Does it respect the character limit?
Peça para que os estudantes leiam os comentários dos colegas e façam os ajustes necessários.
Você pode publicar na página da rede social da turma ou da escola e convidar a comunidade escolar a comentar sobre as previsões.
Feedback
No próximo encontro síncrono, realize as atividades de Feedback conforme as orientações, partindo dos comentários dos alunos sobre o que aprenderam.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a comentarem sobre as previsões dos estudantes.