Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
- Fórum virtual: Moodle, Google Classroom ou Whatsapp.
Context
Poste a imagem do Context no fórum virtual de sua turma (no Moodle, no Google Classroom ou no WhatsApp, por exemplo). Organize a turma em duplas ou trios e solicite que os alunos debatam as questões via Google Meet ou Whatsapp. Poste essa orientação no fórum da turma (no Moodle ou no Whatsapp, por exemplo) e estipule um prazo para que os grupos respondam à postagem com o resultado das discussões (por exemplo, dois dias). No encontro síncrono, exiba os comentários sobre as perguntas e deixe que comentem livremente, ajudando, se necessário, com vocabulário.
Input
Ainda no encontro síncrono, compartilhe ou exiba a imagem e conduza o debate conforme as orientações. Você pode exibir o vídeo durante o encontro ou compartilhar o link e solicitar que assistam para continuar a discussão. Nesse caso, dê o tempo necessário para isso e volte à condução do debate sobre fortune tellers.
Encerre o encontro conforme as orientações, solicitando que a tarefa de escrita de tópicos sobre o futuro que eles gostariam de perguntar para um(a) fortune teller seja feita individualmente, antes do próximo encontro síncrono.
Output
No próximo encontro síncrono, peça que os alunos compartilhem as respostas. Exiba ou envie o slide e explique a produção conforme as orientações, modelando o role play. Encerre o encontro orientando que os alunos façam o role play em duplas, via Google Meet ou WhatsApp.
Feedback
No próximo encontro síncrono, solicite que algumas duplas repitam o role play para toda a turma. Conduza a reflexão sobre as aprendizagens exibindo o slide e seguindo as orientações.
Convite às famílias
Os familiares podem ser os interlocutores da atividade do Context, participando da discussão sobre o futuro. Também podem sugerir perguntas para o role play dos grupos.