Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Context
Compartilhe o slide e as perguntas de leitura. Peça que os estudantes façam anotações das palavras-chave que os ajudaram a pensar nas respostas. Dê cerca de dois dias para isso e compartilhe a ficha de atividades. Divida-os em duplas ou trios, e oriente-os a se comunicarem (via Google Meet ou WhatsApp, por exemplo) para compartilhar as respostas às primeiras perguntas e realizar juntos as atividades da ficha.
Input
No encontro síncrono, peça que os alunos compartilhem o que discutiram em duplas. Exiba a imagem e proceda de acordo com as orientações, até a exibição do vídeo. Compartilhe o link do vídeo e encerre o encontro solicitando que o assistam para anotar como aparece o ranking de super-heróis e se seus palpites estavam certos.
No próximo encontro síncrono, solicite que compartilhem suas respostas e conduza o restante das perguntas de compreensão sugeridas no plano. Exiba o segundo slide do Input e explique os usos do superlativo.
Output
Ainda no encontro síncrono, exiba o slide e explique a atividade, que deve ser realizada individualmente antes do próximo encontro.
No encontro, peça que compartilhem suas respostas e comentem as semelhanças e diferenças entre suas produções. Exiba um documento editável ou solicite que um aluno tome nota enquanto você faz a votação do ranking da turma, de acordo com as sugestões dos textos.
Feedback
Para encerrar o encontro, conduza a reflexão sobre os aprendizados de acordo com as orientações.
Convite às famílias
Os familiares podem ser interlocutores da tarefa do Context.