Plano de aula: Uso de expressões idiomáticas na produção de um diálogo

Plano 3 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills III

Sobre esta aula: Esse plano é parte de uma sequência de 2 planos, abordando vocabulário e tipos de escrita. O segundo plano pretende expandir o diálogo criado neste plano, e transformá-lo em uma short story. No entanto este plano também pode ser utilizado individualmente e ter o diálogo como produção final.

Preparação para a aula: Imprima antecipadamente a lista de expressões idiomáticas que será entregue aos alunos para produzir o output (uma cópia por aluno).

Context

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou escreva a frase no quadro. Dê um tempo para que em pares, ou grupos de 3, os alunos tentem entender. Deixe que comentem livremente. Depois, faça algumas perguntas do tipo yes/no.

• What does A PIECE OF CAKE mean in this sentence? Does it mean English is sweet? (no) Does it mean English is delicious? (no) Does it mean English is easy? (yes)

Explique:

• A PIECE OF CAKE is an idiomatic expression (or idiom).

An idiomatic expression, or idiom, is a group of words that work together to produce a meaning that is different from the meaning of each word individually. So, when reading this sentence, for example, you should read/understand: English is easy.

Mostre aos alunos que também temos expressões idiomáticas em português, isso ajuda desmistificar o tema e aguça a curiosidade dos alunos. Explique:

• If we need or want to translate this sentence, we have to substitute it by its meaning or by an equivalent expression in Portuguese. Which expression in portuguese is equivalent to A PIECE OF CAKE? (Ss: é mamão com açúcar).