Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Context
Antes do encontro síncrono, solicite que os estudantes pesquisem sobre Thanksgiving seguindo as perguntas sugeridas. Sugira que conversem com familiares e amigos, questionando se eles já ouviram falar da celebração, onde ouviram e o que sabem sobre isso. No encontro síncrono, compartilhe o slide e proceda conforme as orientações, solicitando que os alunos relatem o que descobriram. Explore também as imagens da abóbora e da torta, e suas relações com Thanksgiving, que são importantes para a leitura do texto.
Input
Exiba os dois primeiros slides, contextualize a leitura com as informações das orientações e explique as perguntas de leitura. Compartilhe o slide do texto e oriente os alunos a realizarem a atividades antes do próximo encontro síncrono. Incentive a leitura compartilhada: peça que formem duplas e, antes do encontro, se comuniquem para discutir o que descobriram a respeito do texto.
No encontro, solicite que algumas duplas compartilhem suas respostas.
Output
Ainda no encontro, compartilhe os dois primeiros slides e proceda conforme as orientações, explicando e exemplificando a realização da tarefa.
Peça que as duplas da atividade anterior escolham quem vai ser o aluno A e quem vai ser o aluno B, e explique a tarefa. Compartilhe a respectiva atividade do Output com alunos A e B, e estipule um prazo (por exemplo, 2 dias) para sua realização. Depois de realizá-la, as duplas devem se comunicar novamente para compartilhar suas respostas antes do próximo encontro síncrono.
Feedback
No próximo encontro síncrono, peça que as duplas comentem o que discutiram e corrija a atividade. Oriente a reflexão sobre os aprendizados conforme sugerido e encerre o encontro.
Convite às famílias
Os familiares podem compartilhar seus conhecimentos sobre a celebração e debater com os estudantes suas descobertas sobre esse tema.