Atividade para impressão - Apoio para leitura
Plano de Aula
Plano de aula: Organizar ideias para tomar uma decisão
Plano 5 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills III
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula: Para esta aula você precisará:
Ir ao site ThoughtCo. no link https://www.thoughtco.com/living-on-vs-off-campus-793585 para obter o texto com o qual os alunos vão trabalhar. A leitura desse texto poderá ser feita no laboratório de informática, caso você prefira que os alunos leiam o texto online, ou você deve imprimir cópias para serem entregues aos alunos.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que o foco da aula consiste em pensar nas vantagens e desvantagens de viver no campus de uma universidade ou fora do campus e na produção de uma lista sobre isso, com o objetivo de se tomar uma decisão sobre qual a melhor escolha a fazer.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Suscitar o interesse dos alunos sobre o tema "estudar fora do país".
Orientações: Mostre o slide ou escreva as palavras no quadro e imprima as fotos em tamanho grande para que os alunos possam ver. Você pode pregar as fotos no quadro junto com as palavras.
Aponte para as fotos e pergunte:
- What can you see? (Ss: students) What are they doing? (Ss: studying)
- Where do you think they are? (aceite todas as respostas mas não diga se estão certas ou erradas).
Repita o procedimento com a segunda foto e então diga onde as pessoas das fotos estão.
N.1 They are in South Africa; N.2 They are in Saudi Arabia.
Aponte para as palavras study abroad e pergunte o que eles acham que isso significa, depois siga perguntando se eles gostariam de estudar em alguns desses lugares, ou em algum outro lugar que não está nas fotos, e por quê:
- What does ‘study abroad’ mean? (Ss: to study in a different country; to study out of Brazil)
- Would you like to study in one of these countries? Why? Why not?
- If you could study anywhere in the world, where would you study? Why?
Input
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Que os alunos entendam as vantagens e desvantagens de viver no campus da universidade ou fora do campus.
Expectativa: Que os alunos entrem em contato com vocabulário e estruturas que podem ser utilizados em sua produção escrita, no momento do output.
Orientações: Mostre o slide ou escreva as palavras no quadro e imprima as fotos em tamanho grande para que os alunos possam ver. Faça algumas perguntas de compreensão, como o que significa viver no campus ou fora dele, depois faça a pergunta que está no quadro.
- What does it mean to live on campus? (Ss: It’s to live in the buildings or land of a university or college.)
- What does it mean to live off campus? (Ss: It’s to live in a house or building out of the university.)
- If you were going to study abroad, where would you prefer to live? Why?
Vá ao site ThoughtCo. no link https://www.thoughtco.com/living-on-vs-off-campus-793585 para obter o texto com o qual os alunos vão trabalhar. A leitura do texto poderá ser feita no laboratório de informática ou com computadores na sala de aula, se for feita online, ou você pode imprimir cópias e entregar para os alunos.
Diga aos alunos que eles irão fazer a leitura do texto em pares ou em trios, mas antes de eles iniciarem essa leitura, faça perguntas guiadas que irão auxiliá-los no processo de "entrada" no texto. Exemplos:
T: You are going to read the text in pairs or groups of three, but before that, let me ask you some questions. What are the two main parts of the text? Ss: Living on-campus and Living off-campus.
T: The two parts present pros and cons, right? Which word refers to advantages? Ss: "pros".
T: Which word refers to disadvantages or downsides? Ss: "cons".
T: Who could be the girl in the picture? What do you think? What is she doing? Ss: It's a student. She's probably writing a list of pros and cons about living on or off-campus.
T: Now you are going to read the text, so that you can learn some vocabulary and structures you'll need to write your own list of pros and cons. By the end of the class, you'll make a decision about it, ok? You don't need to understand every single word, but you're going to do an activity which can help you understand the text better. You can also use your dictionaries.
Neste momento, peça então, aos alunos, para fazerem a atividade 1 do documento cujo link você vê abaixo. T: Now, do the activity number 1. You can work in pairs.
Passados alguns minutos, faça a correção da atividade com os alunos. As respostas podem ser conferidas neste link:
Em seguida, faça um feedback rápido com os alunos sobre as estruturas que eles conseguiram identificar como importantes no texto e que poderão ser utilizadas por eles em suas listas pessoais a serem produzidas no output. T: So, which structures do you think you can use to write a list of pros and cons about living on or off-campus? Ss: I'll need (to)…; I may have to…; I may need (to)…; I'll have to...; I won't have to…; There will/won't be… . Na medida em que você for "retirando" dos alunos essas estruturas, faça-os perceber que a estrutura There will/won't be… não aparece no texto, mas que eles podem utilizá-la ao produzir as listas pessoais deles. Vá colocando no quadro as estruturas a serem utilizadas. Peça então que eles façam a atividade 2 do documento anterior de modo que eles possam se sentir mais seguros ao usar essas estruturas. T: Now, do the activity number 2. You can work in pairs.
Em seguida, faça a correção da atividade com os alunos. As respostas estão no documento já referido aqui.
Se houver dúvidas de vocabulário ou de estrutura ao longo da atividade, ajude os alunos, circulando pela sala.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Tomar uma decisão sobre viver dentro ou fora do campus de uma universidade, a partir de uma lista de vantagens (prós) e desvantagens (contras), sobre as duas possibilidades.
Expectativa: Que os alunos consigam tomar uma decisão sobre o que seria melhor para cada um deles, em relação a morar dentro ou fora do campus de uma universidade, baseados em uma lista de vantagens e desvantagens sobre essas duas possibilidades.
Orientações: Leia a proposta no slide ou quadro e proponha que, individualmente, os alunos escrevam uma lista de vantagens e desvantagens de morar dentro ou fora do campus, de modo que possam, ao final da lista, pensando nos prós e contras sobre o assunto, tomar uma decisão do que seria melhor para cada um deles. Lembre-se de que eles devem fazer uso das estruturas que apareceram no texto lido, bem como do vocabulário que (re)conheceram durante a leitura ou de vocabulário novo que não apareceu no texto. Nesse caso, eles podem pesquisar esse vocabulário em seus dicionários ou com sua ajuda.
Diga: Now, you have 13 minutes to write your personal list of advantages and disadvantages of living on or off-campus. Use the structures and vocabulary you saw in the text or search for vocabulary you need to write your personal list. At the end of the list, you can write something like "Considering the advantages and disadvantages I listed above, I prefer to live… (on or off campus) because...".
Os últimos 5 minutos do output devem ser reservados para que os alunos compartilhem, oralmente, em pequenos grupos, as decisões que tomaram individualmente, baseados na produção escrita que fizeram.
Neste momento, eles podem se ouvir em trios, uns anotando o que os outros escolheram e por quais motivos. T: Now, in groups of three, share your decisions and reasons why you chose to live on or off-campus.
Caso haja tempo, no final da aula, ou numa aula posterior, cada trio pode relatar as escolhas de seus colegas e as suas, bem como seus motivos.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de lembrar o que aprenderam na aula.
Orientações: Termine a aula com uma retomada do que os alunos aprenderam na aula. Coloque a pergunta inicial no quadro e deixe que os alunos falem livremente, ou mostre o slide, de modo que a turma comente o que foi aprendido.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Optativa:
- Ambiente virtual de aprendizagem: Moodle ou Google Classroom.
Context
Antes do encontro síncrono, compartilhe a imagem e as perguntas do slide no fórum do ambiente virtual de aprendizagem ou no WhatsApp, e peça que os alunos publiquem suas respostas. Você pode incluir outras perguntas envolvendo hábitos de leitura. Compartilhe também uma das cartelas de bingo (ou uma lista de palavras) com cada estudante. Peça que confiram se compreendem todas elas. Oriente-os a imprimir ou criar/copiar a cartela, que será utilizada no encontro.
No encontro, exiba primeiro o slide e deixe que os alunos comentem livremente o que responderam no fórum. Exiba o slide seguinte e explique a definição de romance, utilizando as respostas dos alunos como exemplo.
Input
Peça que os alunos tenham em mãos suas cartelas, e deixe que compartilhem o que aprenderam de novo com o vocabulário presente nelas. Proceda ao jogo de bingo conforme as orientações.
Contextualize a tabela e a sua relação com as leituras. Divida os alunos em trios a partir das cartelas ou lista de palavras que receberam (cada aluno deve ter utilizado um conjunto de vocábulos diferente), e oriente-os a completar a primeira coluna (que pode ser impressa ou copiada no caderno). Para isso, os alunos do grupo devem se comunicar via Google Meet ou WhatsApp, para discutirem suas respostas e terem acesso ao vocabulário da lista completa de palavras presentes nas cartelas.
No próximo encontro síncrono, peça que os alunos compartilhem suas respostas e deixe que comentem livremente. Compartilhe os slides seguintes e siga as orientações. Dê cerca de 10 minutos para que os alunos leiam o texto, que pode ser exibido na tela ou enviado a eles, e realize as perguntas de leitura, deixando que comentem suas respostas oralmente.
No próximo encontro síncrono, oriente a escrita de informações sobre o texto lido na aula anterior, na segunda coluna da tabela, ou complete-a coletivamente seguindo as orientações.
Ainda no encontro, contextualize a leitura do trecho do romance de Jane Austen, exibindo o slide. Compartilhe o texto com os alunos e peça que façam uma primeira leitura buscando apoiar a compreensão do texto nas palavras utilizadas no bingo. Compartilhe as perguntas de leitura das orientações e solicite que as respondam antes do próximo encontro síncrono. Incentive-os a compartilharem suas respostas e a se ajudarem na compreensão do texto, comunicando-se novamente com os integrantes dos trios depois de realizarem a atividade.
No próximo encontro, peça que os alunos compartilhem suas respostas e corrija a atividade.
Output
Ainda no encontro, exiba a tabela e oriente o preenchimento da terceira coluna. Dê tempo para que os alunos o façam e discuta as possíveis respostas a partir de suas contribuições. Faça as perguntas de reflexão a partir da comparação das colunas, conforme orientado.
Feedback
Oriente as atividades de reflexão sobre os aprendizados conforme sugerido, e retome o processo de elaboração da tabela. Utilize o primeiro slide do Input do plano de aula seguinte, disponível aqui, estabelecendo a relação entre o que foi aprendido nessas atividades e o próximo gênero literário. Encerre o encontro e compartilhe o segundo slide do Context. Solicite que os alunos reflitam, a partir daqueles livros e dos livros trabalhados nesta sequência, sobre a diferença entre romance e conto. Você também pode incluir outras perguntas envolvendo hábitos de leitura.
Convite às famílias
Sugestões de filmes relacionados à obra da Jane Austen podem ser compartilhadas. Os estudantes podem ser convidados a assistir aos filmes com seus familiares e debater como as obras retratam os temas abordados em aula.
Contents
- INPUT: text about pros and cons of living on and off-campus.
- OUTPUT: a list of pros and cons about living on or off-campus.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
((EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Encarnação e Newton Murce
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes