Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_05UN07
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2515/escrevendo-um-quiz
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
- Editor de texto online: Google Docs.
Opcionais:
- Ambiente virtual de aprendizagem: Moodle ou Google Classroom.
- Redes sociais da escola ou da turma.
Context
Compartilhe as perguntas das orientações no fórum do ambiente virtual de aprendizagem ou no grupo da turma no WhatsApp e deixe que os alunos comentem livremente.
Envie um dos quadros do slide para cada aluno, e peça que os alunos debatam com familiares ou amigos e listem suas ideias.
No encontro síncrono, deixe que os alunos comentem sobre as perguntas iniciais e compartilhem suas listas. Exiba o slide e solicite que os alunos completem seus quadros, dando tempo necessário para isso. Corrija a atividade exibindo o slide seguinte.
Input
Exiba a imagem e formule as perguntas de leitura. Você pode realizar o quiz exibindo sua tela no aplicativo de videochamadas ou solicitar que cada aluno abra o link e faça o quiz. Nesse caso, dê o tempo necessário para isso. Deixe que os alunos comentem sobre os resultados.
Output
Exiba o slide e explique a atividade, solicitando que os alunos façam a tarefa utilizando o Google Docs em grupos de quatro estudantes. Assim, você pode marcar horários de orientação e revisão síncronas e acompanhar a produção. Você pode pedir que os alunos comecem a tarefa ainda durante esse encontro, para auxiliá-los no que for necessário. Compartilhe também as instruções. Encerre o encontro estipulando um prazo para a finalização da tarefa.
Você pode seguir as sugestões de publicação dos quizzes presentes no plano. Nesse caso, compartilhe os links e peça que os alunos escolham quizzes para fazer. Eles também podem ser compartilhados nas redes sociais da escola da turma para que familiares e outras pessoas possam acessar.
Feedback
No próximo encontro síncrono, deixe que comentem sobre a produção. Encerre o encontro com a reflexão de acordo com as orientações, exibindo o slide final.
Convite às famílias
Os familiares podem ser interlocutores da tarefa do Context, bem como podem realizar os quizzes produzidos pelos alunos.