Plano de aula: O texto literário: utilizando e refletindo sobre a linguagem literária

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills I: write and revise one's text regarding accuracy and coherence to the communicative proposal (genre)

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de 5 planos sobre o uso de linguagem apropriada de acordo com o público e gênero, utilizando textos jornalísticos

Recursos necessários: Notícias impressas (uma para cada aluno); Caneta tipo hidrocor preta; Fita adesiva (caso decida expor o material na aula)

Context

Propósito: Engajar os alunos no tema da aula

Orientações: Mostre o slide aos alunos (ou entregue uma cópia impressa para cada um deles, ou mostre uma cópia em tamanho grande para toda a turma, caso não haja datashow disponível). Faça algumas perguntas para aguçar a curiosidade dos alunos sobre o que estão vendo/lendo:

• What’s that? Is it a text? (Ss: It’s a picture/It’s a sentence/I don’t know)
  • What type of text is it? Is it narrating a story, giving information, giving instructions? (Ss: It’s a poem/ It’s not a text/It’s not narrating, it’s giving inspiration)
  • Do you think the words are literal or figurative? (Ss: Some words are literal, others are figurative. The word atmosphere is not literal, since everybody can reach the atmosphere, but “reach the atmosphere” in the text means to reach far)
  • What do you think is behind the black parts? (Ss: Other words)

Obs.: Professor, como essa é uma fase de introdução da aula e de criar questões e suposições, as sugestões de resposta aqui refletem parte da variedade de respostas que podem surgir na aula. Estimule que os alunos falem, mesmo que não saibam ao certo, já que não há respostas erradas nesse momento pois todos estão se deparando com esse tipo de texto pela primeira vez.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos