Plano de Aula
Plano de aula: O texto literário: utilizando e refletindo sobre a linguagem literária
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills I: write and revise one's text regarding accuracy and coherence to the communicative proposal (genre)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de 5 planos sobre o uso de linguagem apropriada de acordo com o público e gênero, utilizando textos jornalísticos
Recursos necessários: Notícias impressas (uma para cada aluno); Caneta tipo hidrocor preta; Fita adesiva (caso decida expor o material na aula)
Context
Tempo sugerido: 6 minutos
Propósito: Engajar os alunos no tema da aula
Orientações: Mostre o slide aos alunos (ou entregue uma cópia impressa para cada um deles, ou mostre uma cópia em tamanho grande para toda a turma, caso não haja datashow disponível). Faça algumas perguntas para aguçar a curiosidade dos alunos sobre o que estão vendo/lendo:
- What’s that? Is it a text? (Ss: It’s a picture/It’s a sentence/I don’t know)
- What type of text is it? Is it narrating a story, giving information, giving instructions? (Ss: It’s a poem/ It’s not a text/It’s not narrating, it’s giving inspiration)
- Do you think the words are literal or figurative? (Ss: Some words are literal, others are figurative. The word atmosphere is not literal, since everybody can reach the atmosphere, but “reach the atmosphere” in the text means to reach far)
- What do you think is behind the black parts? (Ss: Other words)
Obs.: Professor, como essa é uma fase de introdução da aula e de criar questões e suposições, as sugestões de resposta aqui refletem parte da variedade de respostas que podem surgir na aula. Estimule que os alunos falem, mesmo que não saibam ao certo, já que não há respostas erradas nesse momento pois todos estão se deparando com esse tipo de texto pela primeira vez.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO