Atividade para impressão - Tabela de planejamento
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando um microconto
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills I: write and revise one's text regarding accuracy and coherence to the communicative proposal (genre)
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano forma uma sequência didática com ING8_05UN15, podendo ser aplicado antes dele. O plano em ING8_02UN06 aborda contos, por isso pode ser interessante utilizar este plano depois que os alunos já tenham feito o estudo das short stories, já que ficará mais fácil o entendimento do gênero trabalhado aqui.
Objective
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o objetivo da aula com os alunos e verifique a compreensão deles.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Provoque os alunos fazendo a pergunta do slide. Eles não precisam responder em detalhe, apenas começar a pensar sobre o assunto. Chame os alunos para uma brincadeira: filmes em 6 palavras. O jogo é simples: uma pessoa resume a história de um filme bastante conhecido em seis palavras e os outros têm que adivinhar qual o filme.
- We are going to play ‘six word movie plots’. All you have to do is to think about a movie, a very famous one, and summarize it in 6 words. You can’t use the title of the movie or the name of the characters in your summary, so be creative! Also, the summary can’t be a copy of one of the lines in the movie.
Comece a brincadeira, para dar o exemplo de como fazer. Escolha um filme que você acha que a maior parte da turma conhece, e faça um resumo em seis palavras. Peça para a turma adivinhar. Aqui vão algumas sugestões, mas você pode criar a sua. Quanto mais recente e de interesse dos seus alunos for o filme, mais fácil para que eles entendam e se engajem na atividade:
“Boy with scar is a wizard” (Harry Potter)
“Ogre saves princess, who’s also an ogre” (Shrek)
“Secret letters sent, fake relationship starts” (Para todos os garotos que já amei /To all the boys I loved before)
“Men recreate dinosaurs, things go wrong” (Jurassic Park)
“Team of heroes fight Norse God” (Os vingadores/ The Avengers)
A depender do tamanho e do nível de autonomia da turma, você pode pedir que os alunos venham à frente da sala dizer seus resumos, e que todos os outros tentem adivinhar ou você pode pedir que eles façam em duplas, um dos alunos falando seu resumo para que o outro adivinhe e então trocando a vez.
Input 1
Tempo sugerido: 12 minutos
Propósito: Fornecer aos alunos informações necessárias para a produção que farão a seguir.
Expectativa: Que os alunos compreendam as características do gênero.
Orientações: Mostre aos alunos a imagem do slide (ou uma cópia em tamanho grande o suficiente para que todos possam ler). Prepare a leitura com algumas perguntas:
- What type of text is that? (Ss: It’s a wikipedia entry)
- What is its main goal? (Ss: To give a definition or an explanation about a word or term, in this case, of Flash fiction)
Leia com eles a definição da wikipedia, verificando se eles compreendem ou se precisam de mais esclarecimentos. Lembre-se de que os alunos não precisam traduzir o texto palavra por palavra para entendê-lo. Caso esteja fazendo a leitura em voz alta, dê ênfase, com uso da entonação, às palavras-chave, para garantir que eles consigam entender o sentido. Após a leitura, peça aos alunos que digam as principais características do gênero flash fiction de forma sucinta, para que você possa fazer uma lista no quadro.
- Can you give me the main characteristics of flash fiction, using one or two words for each of them? I’m going to write them on the board, because it is going to be important for our class.
Algumas das características que a lista deve conter são: short, character development, plot development, fictional. Compartilhe com os alunos (pode ser de forma impressa, em slides ou em cartazes que todos possam ver) alguns exemplos de flash fiction. Escolha as que julgar mais adequadas para o nível da turma e para os interesses deles. Leia com eles alguns parágrafos, histórias completas (caso sejam bastante curtas) ou distribua para que os alunos leiam sozinhos ou em duplas. Com o término da leitura, pode pedir que compartilhem o que mais gostaram. Você pode encontrar exemplos de flash fiction aqui: https://www.newyorker.com/books/flash-fiction , aqui https://www.huffpostbrasil.com/entry/flash-fiction_n_5481868 , ou aqui https://blog.oxforddictionaries.com/2017/04/05/what-is-flash-fiction/ . Caso a turma tenha interesse em histórias de terror, você pode encontrar alguns nanocontos aqui : https://imgur.com/gallery/mrPZK .
Output
Tempo sugerido: 18 minutos
Propósito: Praticar o planejamento de escrita.
Expectativa: Que os alunos consigam planejar suas próprias flash fictions.
Orientações: Diga aos alunos que agora que eles já estão familiarizados com as Flash fictions, que eles vão escrever uma. Tranquilize-os dizendo que eles terão tempo para escrever, que hoje eles farão apenas a primeira parte de um texto escrito, que é o planejamento.
- Now that we are all involved with the idea of flash fictions, we are going to write our own! But don’t worry, we are going to do it in steps. The first step to write a text is planning it.
Entregue aos alunos uma cópia da tabela de planejamento, que pode ser encontrada aqui. Leia com os alunos as questões e verifique se conseguem compreender todas elas. Diga aos alunos que eles têm tempo para pensar sobre o que querem escrever, que podem se inspirar nas histórias que leram, por exemplo, ou em quaisquer outras fontes. Podem preencher a tabela com sentenças simples, mas devem evitar palavras soltas, já que não escreverão o texto final hoje, e, ao reler o planejamento, podem não se lembrar das ideias que tiveram caso elas não estejam anotadas com um certo grau de detalhe. Dê 18 minutos para que façam a atividade.
- Material complementar: A depender do perfil da turma, pode ser difícil para alguns dos alunos ter as ideias para o planejamento, mesmo sendo estimulados pela leitura das flash fictions. Neste caso, você pode utilizar cards com sugestões de personagens e locais (deixe que os alunos definam o plot, no entanto, para que ainda precisem utilizar a criatividade). Não precisa dar os cards para todos os alunos, apenas para aqueles que estiverem mais “emperrados” na produção. Você pode encontrar modelos de cards aqui. .
Input 2
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Fornecer aos alunos uma pauta para a revisão do texto que escreveram.
Expectativa: Que os alunos percebam quais edições podem ser feitas a seus textos.
Orientações: Diga aos alunos que você tem uma surpresa. Que as histórias que eles escreverem a partir do planejamento que acabaram de fazer serão publicadas em formato de e-book (orientações sobre como publicar um e-book são fornecidas no Material complementar do slide 8). Mas, para tanto, é preciso garantir a qualidade delas. Por isso, você precisa que eles revisem o planejamento, com a ajudinha de uma lista feita por um escritor profissional.
- I have a surprise for you, we are going to publish your flash fiction in an e-book! But we need to make sure it is very neat and professional, so I need you to revise and edit your planning table. We are going to use some advice from a professional writer.
Mostre aos alunos ou entregue uma cópia) do texto do slide (link para o texto: https://www.theguardian.com/books/2012/may/14/how-to-write-flash-fiction ). Leia com eles os tópicos, se assegurando da compreensão de todos. Veja que os títulos já ajudam muito na compreensão, então os alunos não devem ter grandes dificuldades. Após a leitura, pergunte aos alunos quais características eles consideram que podem acrescentar à lista que foi feita no quadro durante o primeiro input. Algumas sugestões são: Few characters, interesting title, good last line.
Output 2
Tempo sugerido: 7 minutos
Propósito: Praticar a edição e reescrita.
Expectativa: Que os alunos façam edições significativas ao seu texto.
Orientações: Diga aos alunos que agora que eles têm novas informações, eles podem reavaliar o planejamento feito e fazer edições nele. Aproveite para acrescentar mais um motivo para a revisão: a definição de flash fiction inclui textos com tamanhos diversos, desde as histórias de 6 palavras até pequenos contos com mais de mil palavras. Cada um deles é nomeado de forma diferente. Escreva os nomes num papel (você pode encontrá-los no artigo da wikipedia do primeiro input) e faça um sorteio determinando qual será o tamanho da flash fiction que eles deverão planejar a escrita. Isto deve influenciar o planejamento, já que mais ou menos personagens podem ser necessários, edições no plot etc.
- So, now let’s take a look at our plans, and edit it according to the list of characteristics we wrote. Also, take into consideration the length your flash fiction should have. You may have to add or remove part of your planning because of it.
*Caso ache necessário, exclua alguns dos tipos de flash fiction do sorteio. Se considera que as histórias em 6 palavras são curtas demais para o trabalho de escrita que pretende desenvolver, não inclua essa modalidade dentre as possibilidades. Se acha que mil palavras é um texto longo demais para a produção, não coloque esta duração no sorteio.
Feedback
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Sistematizar os conhecimentos ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos forneçam feedback relevante sobre o próprio processo de aprendizagem.
Orientações: Faça aos alunos a pergunta título do slide e deixe que participem em forma de plenária. Se o tempo estiver curto, mostre o slide já com os tópicos e leia com eles, pedindo exemplos quando possível.
Como atividade de casa, peça que os alunos escrevam o microconto que planejaram.
- Material complementar: A publicação do ebook, promessa feita em aula, deve acontecer quando os alunos fizerem o texto completo do microconto que acabaram de planejar. Um ebook pode ser uma junção das histórias em um arquivo pdf ou epub (compatível com tablets e e-readers). É possível fazê-lo gratuitamente e o arquivo pode ser compartilhado entre a comunidade escolar e publicado no site ou nas redes sociais da escola, se houver. Para saber mais como fazer o arquivo, sugerimos usar esta plataforma de publicação:http://www.lulu.com/create/ebooks . Outra opção é fazer a formatação você mesmo, fazendo o trabalho de digitação no Word e salvando o arquivo em pdf. Caso deseje, ao invés de um ebook pode ser feito um livro impresso (atenção apenas para os custos envolvidos).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_05UN14
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2827/planejando-um-microconto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
- Edição colaborativa de texto: Google Docs.
Context
Compartilhe a pergunta junto com as orientações da atividade, pedindo que os alunos pensem em seus filmes e preparem suas frases antes do encontro síncrono. Você pode gravar um vídeo curto com os exemplos das orientações ou outros que julgar adequado.
No encontro síncrono, exiba o slide e conduza a atividade para que os alunos compartilhem suas criações e adivinhem os filmes dos colegas.
Input 1
Ainda nesse encontro, exiba a imagem e proceda às perguntas de leitura, deixando que os alunos comentem. Encerre o encontro distribuindo os links sugeridos no plano para os alunos e peça para que escolham um para ler e comentar suas partes favoritas, bem como observar as características levantadas.
No próximo encontro, deixe que os alunos compartilhem suas respostas.
Output 1
Exiba o slide e explique a produção. Compartilhe a tabela que os alunos devem completar e certifique-se de que os estudantes entenderam a tarefa, fornecendo exemplos. Se necessário, compartilhe e explore com os alunos também os cards. Oriente-os a concluir a atividade antes do próximo encontro síncrono.
No encontro seguinte, solicite que alguns alunos compartilhem suas ideias.
Input 2
Exiba o slide e conduza as perguntas conforme orientado.
Output 2
Ainda no mesmo encontro, sorteie ou escolha o tipo de flash fiction e oriente a produção de acordo com as orientações. Solicite que os alunos realizem a escrita em um arquivo único no Google Docs. Desse modo, você pode acompanhar o trabalho, deixar comentários para reescrita ou revisão.
Feedback
No próximo encontro, conduza a reflexão de acordo com as orientações, exibindo o slide final. Compartilhe o slide e a tarefa de discussão em pares do Context do plano seguinte, e solicite que compartilhem seus textos e conversem via Google Meet ou WhatsApp a partir das perguntas.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a serem leitores dos contos dos alunos.
Contents
- INPUT: “Flash fiction”, an article by wikipedia; “Stories in your pocket: how to write flash fiction”, an article by The Guardian
- OUTPUT: Planning table for a short story
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Juliana Neves
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes