Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_05UN08
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2416/usando-some-any-many-e-much-em-cartazes
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
- Editor de cards colaborativo: Canva ou Google Apresentações.
Opcionais:
- Ambiente virtual de aprendizagem: Moodle ou Google Classroom.
- Redes sociais da escola ou da turma.
Context
Compartilhe a imagem do slide e as perguntas das orientações e peça que os alunos respondam consultando a opinião de familiares ou colegas.
No encontro síncrono, deixe que os alunos comentem e compartilhem suas respostas. Corrija a atividade.
Input
No mesmo encontro, exiba o slide, conduza a discussão a partir das perguntas e oriente a tarefa de leitura em trios, conforme as orientações. Encerre o encontro solicitando que os alunos façam a tarefa em grupo via WhatsApp ou Google Meet.
No próximo encontro síncrono, solicite que compartilhem o que descobriram.
Output
Ainda no encontro, compartilhe o slide e explique a atividade nos mesmos trios da atividade anterior. Ela deverá ser feita em um editor de apresentação ou imagem que permita edição colaborativa (Google Apresentações ou Canva, por exemplo) para ser um card para redes sociais. Estipule um prazo para a produção.
Publique as produções dos alunos nas redes sociais da escola ou da turma ou no ambiente digital de aprendizagem. Solicite que os alunos leiam os cards dos colegas e comentem sobre as informações que acharam mais interessantes.
Feedback
No próximo encontro síncrono, deixe que comentem sobre a leitura dos cards. Encerre o encontro com a reflexão de acordo com as orientações, exibindo o slide final.
Convite às famílias
Os familiares podem ser interlocutores da tarefa do Context, bem como podem ser convidados a comentarem sobre os cards dos estudantes.