Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_05UN13
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2826/reescrever-um-texto-fazendo-mudancas-lexicais
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
- Edição colaborativa de imagem: Canva ou Google Apresentações.
Essenciais:
- Blog ou rede social da escola ou da turma.
Context
Antes das demais atividades, solicite que os alunos façam as atividades da ficha presente no plano e estabeleça um prazo para sua realização. Se achar necessário, marque um encontro síncrono para auxiliar na realização dessa tarefa.
Depois de preparada a atividade, compartilhe o documento e peça que os alunos imprimam ou façam os grupos de palavras no caderno, para que tenham em mãos no encontro síncrono. No encontro síncrono, exiba o slide e conduza a atividade para que os alunos completem a atividade de associação de palavras, e de reflexão sobre os contextos de uso.
Input
Ainda no encontro, exiba a imagem e proceda às perguntas de leitura, deixando que os alunos comentem.
Output
Encerre o encontro explicando a tarefa a partir da imagem do slide e das orientações. Para a realização da tarefa, divida a turma em trios e oriente os alunos a criarem um card virtual informativo usando um editor de imagem ou slides, como o Canva ou o Google Apresentações.
Você também pode solicitar que os alunos gravem um vídeo curto (de no máximo 30 segundos) com o card informativo e um áudio de suas informações. Assim, o material fica acessível para mais pessoas e você pode compartilhar no blog ou nas redes sociais da escola, identificando o público-alvo das produções e incentivando os familiares a comentar.
Feedback
No próximo encontro, conduza a reflexão de acordo com as orientações, exibindo o slide final.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a acessar e comentar os cards produzidos pelos estudantes.