Ensino remoto: Ferramentas para estimular a interação em tempo real

Plataformas com jogos, pesquisas e testes interativos dão suporte ao docente professor durante as aulas

POR:
Daniel Santos
Crédito: Getty Images

Durante o ensino remoto, os professores precisaram criar estratégias criativas para prender atenção dos alunos. Existem diversas ferramentas digitais que podem auxiliar os educadores para criar atividades e otimizar a comunicação com os estudantes. 

Curso gratuito: Elabore uma aula online com ferramentas do cotidiano

Ao final deste curso, espera-se que os educadores consigam realizar aulas e propostas utilizando Whatsapp, Facebook e o Mentimeter; interagir com os alunos e gerenciar tarefas de casa utilizando ferramentas tecnológicas.

Hoje os docentes têm a disposição aplicativos com recursos interativos que podem ser utilizados com os alunos em tempo real. Jogos, testes e questionários podem ser criados com base nos conteúdos trabalhados. É uma estratégia para engajar os alunos e dar suporte para que o professor consolide temas apresentados em aula. Veja abaixo três plataformas que podem ser utilizadas.

Mentimenter
A ferramenta oferece diversos recursos que aumentam a interação entre o professor e a turma em tempo real. O Mentimenter funciona como uma plataforma de pesquisa, onde podem ser criados questionários para que sejam respondidos durante a aula. Os resultados aparecem simultâneamente assim que as respostas são enviadas. 

As perguntas podem ser feitas no formato múltipla escolha, dissertativa, escolha de imagens, e, o mais comum que é respondendo apenas uma questão para a criação de uma nuvem de palavras - que mostra os termos que mais apareceram. Esse último pode ser um ótimo recurso para estimular o debate durante aula. 

TikTok, podcast e Instagram: ferramentas a favor da aprendizagem

Procurando formas de engajar a turma e criar propostas diferentes? Neste Nova Escola trazemos ideias de como levar ferramentas populares como Tik Tok e o Instagram para inovar na sua aula

Na versão gratuita, há um limite de número de questões. No entanto, mesmo assim ela já é possível ter uma grande interação com os estudantes. Ao criar uma pergunta, o professor compartilha um link com os alunos que podem podem acessá-lo através de um smartphone, tablet ou computador.

Kahoot
Essa é mais uma opção interativa e divertida para interagir com os alunos em tempo real. A plataforma, apenas disponível em inglês, permite criar questionários e pesquisas. Baseado em jogos de perguntas de múltipla escolha, ela aumenta as possibilidades de compartilhamento de conhecimentos e colaboração, já que é possível que os alunos joguem individualmente ou em grupos. 

O processo de criação de perguntas é bem simples, semelhante ao Mentimenter. O professor pode criar um quiz sobre qualquer assunto. A ferramenta também permite inserir de fotos, vídeos ou planilhas. Após cada pergunta, é possível analisar imediatamente quantos alunos acertaram a questão - como forma de medir a compreensão da turma sobre a temática.

Para participar, os estudantes não precisam criar contas na plataforma. O acesso pode ser feito por meio de um código pelo site ou pelo aplicativo, disponível para dispositivos Android e iOS. 

Curso: Trabalho com jogos no ensino remoto

Neste curso gratuito, dois experientes educadores mostram porque os jogos são bons recursos, de que forma os jogos digitais e analógicos podem ter espaço na rotina das propostas e exemplos para você também incluí-los na rotina. 

Quizlet
A ferramenta permite criar e compartilhar cartões e listas de estudo, jogos e testes. Assim como o Kahoot, este também permite a criação e organização de turmas. Está disponível para acessar pelo navegador, ou pelo aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS.

A ferramenta possui recursos avançados dentro do módulo Quizlet Live, que permite aos alunos participarem, em grupo ou individualmente, de jogos em tempo real. O educador pode criar equipes personalizadas e configurar a partida com diagramas e áudios.

Tags

Guias