13246
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Escrevendo um quiz

POR: Juliana Pacheco Oliveira Neves 22/11/2018
Código: ING8_05UND07

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Escrevendo um quiz

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula pode ser aplicada em conjunto com ING8_01UN06, formando uma sequência didática.

Preparação para a aula: Providencie cartolina e canetinhas tipo hidrocor (os alunos podem levar as deles, se esse material fizer parte do material escolar). Esta aula pode ser feita no laboratório de informática da escola, caso haja disponibilidade.

Objective select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o objetivo com os alunos e cheque a compreensão.

Context select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Comece contextualizando o tema da aula fazendo algumas perguntas à turma. Deixe que um ou dois alunos respondam em forma de plenária.

  • Do you like traveling?
  • What was the last trip you took?

Divida a turma em grupos de 4 alunos. Dê a cada grupo uma cartolina com um dos títulos do slide (por conta do tamanho da turma, alguns ou todos os títulos podem se repetir, não é um problema). Mostre o slide com todos os títulos e verifique se eles compreendem o que cada um quer dizer. Dê também a cada aluno uma canetinha tipo hidrocor (ou peça que usem as deles, caso tenham esse material).

Context select-down

Tempo sugerido: Continuação do context

Orientações: Mostre aos alunos o slide (ou uma cópia em tamanho grande, que toda a turma possa ver, ou escreva as palavras em uma cartolina ou no quadro, com antecedência). Verifique com eles a compreensão das palavras. Não precisa explicar uma por uma, deixe que eles usem o contexto e o conhecimento prévio, assim verá que eles provavelmente já conhecem a maior parte do vocabulário. Tire dúvidas, se necessário e, se houver tempo, peça que a turma repita as palavras em voz alta em coro.

Explique que as palavras devem ser divididas nas categorias corretas, de acordo com os títulos que cada grupo tem na sua cartolina. Dê o tempo para que cada grupo copie as palavras do quadro em sua cartolina e, então, corrija a atividade (veja a atividade corrigida no próximo slide, que também pode ser mostrado para os alunos na correção).

  • All the words you see are related to travel. Can you copy below the category you have the words that belong to it?

Context select-down

Tempo sugerido: Continuação do context.

Orientações: Mostre o slide aos alunos para fazer a correção ou faça a correção oralmente, através da lista de palavras do slide anterior, relendo cada palavra e perguntando em que categoria ela se encaixa. Então, mostre o slide com as palavras nas categorias para que os alunos visualizem se fizeram tudo corretamente.

Input select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Dar aos alunos um modelo para o gênero que produzirão no output e também ativar vocabulário já conhecido sobre viagens, além de possivelmente apresentar novo vocabulário.

Expectativa: Que os alunos respondam ao quiz e aprendam novo vocabulário com ele.

Orientações: Link para o texto: https://www.buzzfeed.com/evrivali/plan-a-trip-and-ill-give-you-a-destination-to-tra-328m3?utm_term=.ssxGrWVgq#.plngkR36n

Mostre aos alunos o slide (ou a página inicial do quiz, ou uma cópia em tamanho grande da imagem do slide) e faça algumas perguntas para guiar a pré-leitura do texto.

  • Where is this text from? (Ss: It’s from a website/From BuzzFeed) (BuzzFeed é um site de entretenimento bastante popular, há grandes chances que os alunos o reconheçam. De toda forma, deverão reconhecer que se trata de um site)
  • Look at the title. What type of information does it give us about the text? What’s probably the main topic of the text? (Ss: The text is probably about traveling, because of the words trip and travel in the title)
  • The title starts with a verb, “plan”, which means it is an imperative sentence. To whom is it directed? What does it imply about the position of the reader in this text? (Ss: The title says the reader should plan a vacation, so the text implies an active position of the reader, some sort of participation)

Revele que o texto é um quiz, ou passe rapidamente a página toda (caso esteja usando a internet) e deixe que os alunos descubram. Veja o que eles já sabem sobre o gênero. Então, explique que a turma fará o quiz em conjunto

  • So, this is a quiz. What does it mean? (Ss: A quiz is a type of text with questions and answers, it can be used for different purposes.)
  • Let’s answer the quiz, as a group, and see what destination we are given!

Existem algumas alternativas para fazer a leitura e respostas do quiz:

  • Caso esteja utilizando a internet com o datashow, responda normalmente, lendo as perguntas e clicando na resposta escolhida. Como a turma responderá em grupo, leia com os alunos a pergunta (ou peça que um dos alunos leia a pergunta em voz alta) e diga que a turma deverá votar nas opções e a resposta mais votada será a escolhida. A votação pode ser feita de forma bastante rápida, pedindo que levantem as mãos para a resposta que desejam escolher. Ao final, a turma verá o resultado que corresponde às respostas escolhidas automaticamente, já que o próprio site proporciona isso.
  • Caso a escola possua sala de informática, os alunos podem ser agrupados em duplas e cada par responder o quiz em seu próprio computador. Para manter a atividade controlada e tirar dúvidas sobre o vocabulário, objetivo principal da aula, você pode ler as perguntas e as alternativas em voz alta e então deixar que respondam individualmente, tirando dúvidas sempre que necessário e garantindo que todos terminarão juntos.
  • Caso não haja acesso à internet disponível, ainda é possível fazer o quiz. Utilizando o data show, caso tenha disponibilidade desse recurso, Pode transformar o quiz em uma apresentação de slides, mantendo a estrutura de perguntas, respostas e resultados. Esse material pode ser encontrado nesse link. Se não houver data show, pode-se fazer o quiz mostrando as perguntas e as alternativas em um papel impresso em tamanho que a turma toda consiga ver. Nesse caso, como não haverá resposta automática, fica a cargo do professor decidir, depois de analisar as respostas, qual dos resultados é o mais apropriado para a turma. O material para o quiz nesse formato pode ser encontrado neste link aqui.

Durante a leitura do quiz, é importante que esteja atento ao vocabulário relacionado à viagens que aparece nas perguntas e nas alternativas. Vale escrever as principais palavras no quadro e checar com os alunos se já conheciam aqueles termos. Em algumas perguntas há imagens nas alternativas, ao invés de texto. Nesse caso vale a pena lembrá-los do vocabulário correspondente àquelas imagens ou pedir que descrevam brevemente o que vêem nas fotos.

Quando a turma tiver o resultado, leia com eles e veja se eles concordam com a sugestão feita pelo quiz, se já conhecem ou ouviram falar no destino que o quiz apresentou.

Output select-down

Tempo sugerido: 22 minutos

Propósito: Ativar o vocabulário-alvo através da produção escrita.

Expectativa: Que os alunos consigam produzir seu próprio quiz, levando em consideração as orientações do professor, a leitura do input e o conhecimento prévio.

Orientações: Explique para os alunos que agora é a vez deles de produzir um quiz sobre viagens. Para agilizar a produção, você deverá providenciar os resultados do quiz para os alunos, para que eles criem apenas as perguntas e o título. Para sugestões de resultados, veja este documento: (aqui). Veja que no documento há 3 sugestões de conjunto de resultados, cada uma para um tipo de quiz diferente. Você pode escolher apenas uma delas e todos os grupos produzirem o mesmo tipo de quiz, ou distribuir conjuntos de resultados diferentes para grupos diferentes, assim os quizes produzidos pela turma serão bem diferentes entre si. Também é importante, ao distribuir os conjuntos de resultados, lembrar aos alunos que o quiz produzido por eles deve levar a um dos resultados, portanto devem se atentar ao tema.

Divida a turma em grupos de quatro, dê a cada grupo um conjunto de resultados (aqui) e as instruções (aqui) (você pode adaptar as instruções de acordo com a sua turma, desde que as mantenha claras, para que os grupos possam trabalhar de forma autônoma, apenas consultando as instruções). Uma das instruções pede que os alunos tentem usar perguntas nos três tempos verbais. Caso os alunos tenham dificuldade com isso, faça uma pequena revisão com os grupos que demonstrarem menos domínio das formas interrogativas. Você pode construir com eles uma ou duas das perguntas, relembrar o uso dos auxiliares ou revisar as perguntas depois de escritas, relembrando as regras gramaticais.

Dê 20 minutos para que terminem o quiz, lembrando quando faltarem 5 minutos para que revisem o que foi feito e passem a limpo numa folha final.

É importante dar uma finalidade para os textos depois de feitos. Nesse caso, algumas sugestões são possíveis:

  • O site do buzzfeed tem a opção de posts feitos por pessoas comuns, desde que façam um simples cadastro no site. Nesse caso, após fazerem os quizzes, eles podem ser recolhidos para correção, devolvidos e, então, os alunos podem ficar responsáveis por fazer o post no site. Nesse post https://www.buzzfeed.com/catesish/a-step-by-step-guide-to-making-a-buzzfeed-post?utm_term=.bdEg7GyR2#.tgoEPxgAO você pode encontrar mais informações sobre o assunto. Caso opte por essa atividade, dê tempo para que os alunos façam o post, compartilhem em suas redes sociais e acompanhem a repercussão. ATENÇÃO: ainda que seja uma plataforma de uso intuitivo, a plataforma de publicação do BuzzFeed pode exigir algum tempo para que aqueles que publicam se familiarizarem, por isso não é ideal que os alunos façam a publicação durante a aula, ainda que a escola possua recursos para tal.
  • Os quizzes dos alunos também podem ser utilizados, depois de prontos e revisados, para serem aplicados com outros alunos (outra turma ou a mesma turma). Caso os grupos tenham feitos quizzes baseados em conjuntos de respostas diferentes, em outra aula, os alunos podem fazer duplas com alunos de outro grupo e responder ao quiz diferente do que produziram. Caberá aos alunos, baseados nas respostas dos colegas, determinar qual resultado se aplica. O mesmo pode ser feito com alunos de outras turmas, com os alunos fazendo o quiz com eles e anotando os resultados. A aplicação do quiz pode, ainda, resultar num projeto interdisciplinar com a área de matemática, com os alunos anotando os resultados em tabelas e produzindo gráficos com o número de alunos que obtiveram cada um dos resultados, trabalhando porcentagem e estatísticas.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes da aula.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber o que foi aprendido e dar feedback sobre a aula e seu próprio processo de aprendizagem

Orientações: Faça a pergunta título do slide para os alunos e deixe que respondam em forma de plenária, pedindo exemplos da aula quando necessário. Caso o tempo esteja curto, apenas mostre o slide e leia com eles, pedindo exemplos para cada tópico.

  • Material complementar: A aquisição de vocabulário se dá com o tempo, não apenas em uma aula. Para fixar o vocabulário de viagens, jogos simples podem ser usados como warm up em outras aulas. Em aulas que trabalham o tempo futuro, por exemplo, os alunos podem brincar de “I’m going traveling and I’m taking…”. Com a sala em semicírculo, o aluno sentado em uma extremidade começa o jogo, dizendo a frase e incluindo um item que levaria na viagem. O aluno a seu lado tem que repetir a frase, o item dito pelo colega e acrescentar mais um. Os alunos seguem o jogo, tentando se lembrar de todos os itens na ordem correta. Outro jogo simples que pode ser feito como warm up para trabalhar o vocabulário é a forca, ou hangman, em inglês. Utilize as palavras e expressões dessa aula e aproveite, também para revisar a pronúncia do alfabeto. Também pode ser feito um bingo com as palavras, os alunos tendo cartelas com as palavras por escrito e o professor mostrando figuras (impressas ou em um slide) em ordem aleatória, até que algum aluno tenha marcado todas as palavras na cartela; ou um tic-tac-toe (jogo da velha) em que o professor, no quadro, faz o grid do jogo colocando palavras em cada um dos espaços e os alunos, divididos em dois grupos, escolhem onde colocar suas marcas (x: crosses ou O: noughts), mas para fazê-lo devem criar uma frase utilizando a palavra no espaço. As opções são muitas e todas contribuem para manter o vocabulário vivo na mente dos alunos. Também o uso de textos que tenham a mesma família semântica em atividades, avaliações, aulas sobre conteúdos gramaticais, exemplos utilizados em aulas etc., pode ser feito.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula pode ser aplicada em conjunto com ING8_01UN06, formando uma sequência didática.

Preparação para a aula: Providencie cartolina e canetinhas tipo hidrocor (os alunos podem levar as deles, se esse material fizer parte do material escolar). Esta aula pode ser feita no laboratório de informática da escola, caso haja disponibilidade.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o objetivo com os alunos e cheque a compreensão.

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Comece contextualizando o tema da aula fazendo algumas perguntas à turma. Deixe que um ou dois alunos respondam em forma de plenária.

  • Do you like traveling?
  • What was the last trip you took?

Divida a turma em grupos de 4 alunos. Dê a cada grupo uma cartolina com um dos títulos do slide (por conta do tamanho da turma, alguns ou todos os títulos podem se repetir, não é um problema). Mostre o slide com todos os títulos e verifique se eles compreendem o que cada um quer dizer. Dê também a cada aluno uma canetinha tipo hidrocor (ou peça que usem as deles, caso tenham esse material).

Tempo sugerido: Continuação do context

Orientações: Mostre aos alunos o slide (ou uma cópia em tamanho grande, que toda a turma possa ver, ou escreva as palavras em uma cartolina ou no quadro, com antecedência). Verifique com eles a compreensão das palavras. Não precisa explicar uma por uma, deixe que eles usem o contexto e o conhecimento prévio, assim verá que eles provavelmente já conhecem a maior parte do vocabulário. Tire dúvidas, se necessário e, se houver tempo, peça que a turma repita as palavras em voz alta em coro.

Explique que as palavras devem ser divididas nas categorias corretas, de acordo com os títulos que cada grupo tem na sua cartolina. Dê o tempo para que cada grupo copie as palavras do quadro em sua cartolina e, então, corrija a atividade (veja a atividade corrigida no próximo slide, que também pode ser mostrado para os alunos na correção).

  • All the words you see are related to travel. Can you copy below the category you have the words that belong to it?

Tempo sugerido: Continuação do context.

Orientações: Mostre o slide aos alunos para fazer a correção ou faça a correção oralmente, através da lista de palavras do slide anterior, relendo cada palavra e perguntando em que categoria ela se encaixa. Então, mostre o slide com as palavras nas categorias para que os alunos visualizem se fizeram tudo corretamente.

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Dar aos alunos um modelo para o gênero que produzirão no output e também ativar vocabulário já conhecido sobre viagens, além de possivelmente apresentar novo vocabulário.

Expectativa: Que os alunos respondam ao quiz e aprendam novo vocabulário com ele.

Orientações: Link para o texto: https://www.buzzfeed.com/evrivali/plan-a-trip-and-ill-give-you-a-destination-to-tra-328m3?utm_term=.ssxGrWVgq#.plngkR36n

Mostre aos alunos o slide (ou a página inicial do quiz, ou uma cópia em tamanho grande da imagem do slide) e faça algumas perguntas para guiar a pré-leitura do texto.

  • Where is this text from? (Ss: It’s from a website/From BuzzFeed) (BuzzFeed é um site de entretenimento bastante popular, há grandes chances que os alunos o reconheçam. De toda forma, deverão reconhecer que se trata de um site)
  • Look at the title. What type of information does it give us about the text? What’s probably the main topic of the text? (Ss: The text is probably about traveling, because of the words trip and travel in the title)
  • The title starts with a verb, “plan”, which means it is an imperative sentence. To whom is it directed? What does it imply about the position of the reader in this text? (Ss: The title says the reader should plan a vacation, so the text implies an active position of the reader, some sort of participation)

Revele que o texto é um quiz, ou passe rapidamente a página toda (caso esteja usando a internet) e deixe que os alunos descubram. Veja o que eles já sabem sobre o gênero. Então, explique que a turma fará o quiz em conjunto

  • So, this is a quiz. What does it mean? (Ss: A quiz is a type of text with questions and answers, it can be used for different purposes.)
  • Let’s answer the quiz, as a group, and see what destination we are given!

Existem algumas alternativas para fazer a leitura e respostas do quiz:

  • Caso esteja utilizando a internet com o datashow, responda normalmente, lendo as perguntas e clicando na resposta escolhida. Como a turma responderá em grupo, leia com os alunos a pergunta (ou peça que um dos alunos leia a pergunta em voz alta) e diga que a turma deverá votar nas opções e a resposta mais votada será a escolhida. A votação pode ser feita de forma bastante rápida, pedindo que levantem as mãos para a resposta que desejam escolher. Ao final, a turma verá o resultado que corresponde às respostas escolhidas automaticamente, já que o próprio site proporciona isso.
  • Caso a escola possua sala de informática, os alunos podem ser agrupados em duplas e cada par responder o quiz em seu próprio computador. Para manter a atividade controlada e tirar dúvidas sobre o vocabulário, objetivo principal da aula, você pode ler as perguntas e as alternativas em voz alta e então deixar que respondam individualmente, tirando dúvidas sempre que necessário e garantindo que todos terminarão juntos.
  • Caso não haja acesso à internet disponível, ainda é possível fazer o quiz. Utilizando o data show, caso tenha disponibilidade desse recurso, Pode transformar o quiz em uma apresentação de slides, mantendo a estrutura de perguntas, respostas e resultados. Esse material pode ser encontrado nesse link. Se não houver data show, pode-se fazer o quiz mostrando as perguntas e as alternativas em um papel impresso em tamanho que a turma toda consiga ver. Nesse caso, como não haverá resposta automática, fica a cargo do professor decidir, depois de analisar as respostas, qual dos resultados é o mais apropriado para a turma. O material para o quiz nesse formato pode ser encontrado neste link aqui.

Durante a leitura do quiz, é importante que esteja atento ao vocabulário relacionado à viagens que aparece nas perguntas e nas alternativas. Vale escrever as principais palavras no quadro e checar com os alunos se já conheciam aqueles termos. Em algumas perguntas há imagens nas alternativas, ao invés de texto. Nesse caso vale a pena lembrá-los do vocabulário correspondente àquelas imagens ou pedir que descrevam brevemente o que vêem nas fotos.

Quando a turma tiver o resultado, leia com eles e veja se eles concordam com a sugestão feita pelo quiz, se já conhecem ou ouviram falar no destino que o quiz apresentou.

Tempo sugerido: 22 minutos

Propósito: Ativar o vocabulário-alvo através da produção escrita.

Expectativa: Que os alunos consigam produzir seu próprio quiz, levando em consideração as orientações do professor, a leitura do input e o conhecimento prévio.

Orientações: Explique para os alunos que agora é a vez deles de produzir um quiz sobre viagens. Para agilizar a produção, você deverá providenciar os resultados do quiz para os alunos, para que eles criem apenas as perguntas e o título. Para sugestões de resultados, veja este documento: (aqui). Veja que no documento há 3 sugestões de conjunto de resultados, cada uma para um tipo de quiz diferente. Você pode escolher apenas uma delas e todos os grupos produzirem o mesmo tipo de quiz, ou distribuir conjuntos de resultados diferentes para grupos diferentes, assim os quizes produzidos pela turma serão bem diferentes entre si. Também é importante, ao distribuir os conjuntos de resultados, lembrar aos alunos que o quiz produzido por eles deve levar a um dos resultados, portanto devem se atentar ao tema.

Divida a turma em grupos de quatro, dê a cada grupo um conjunto de resultados (aqui) e as instruções (aqui) (você pode adaptar as instruções de acordo com a sua turma, desde que as mantenha claras, para que os grupos possam trabalhar de forma autônoma, apenas consultando as instruções). Uma das instruções pede que os alunos tentem usar perguntas nos três tempos verbais. Caso os alunos tenham dificuldade com isso, faça uma pequena revisão com os grupos que demonstrarem menos domínio das formas interrogativas. Você pode construir com eles uma ou duas das perguntas, relembrar o uso dos auxiliares ou revisar as perguntas depois de escritas, relembrando as regras gramaticais.

Dê 20 minutos para que terminem o quiz, lembrando quando faltarem 5 minutos para que revisem o que foi feito e passem a limpo numa folha final.

É importante dar uma finalidade para os textos depois de feitos. Nesse caso, algumas sugestões são possíveis:

  • O site do buzzfeed tem a opção de posts feitos por pessoas comuns, desde que façam um simples cadastro no site. Nesse caso, após fazerem os quizzes, eles podem ser recolhidos para correção, devolvidos e, então, os alunos podem ficar responsáveis por fazer o post no site. Nesse post https://www.buzzfeed.com/catesish/a-step-by-step-guide-to-making-a-buzzfeed-post?utm_term=.bdEg7GyR2#.tgoEPxgAO você pode encontrar mais informações sobre o assunto. Caso opte por essa atividade, dê tempo para que os alunos façam o post, compartilhem em suas redes sociais e acompanhem a repercussão. ATENÇÃO: ainda que seja uma plataforma de uso intuitivo, a plataforma de publicação do BuzzFeed pode exigir algum tempo para que aqueles que publicam se familiarizarem, por isso não é ideal que os alunos façam a publicação durante a aula, ainda que a escola possua recursos para tal.
  • Os quizzes dos alunos também podem ser utilizados, depois de prontos e revisados, para serem aplicados com outros alunos (outra turma ou a mesma turma). Caso os grupos tenham feitos quizzes baseados em conjuntos de respostas diferentes, em outra aula, os alunos podem fazer duplas com alunos de outro grupo e responder ao quiz diferente do que produziram. Caberá aos alunos, baseados nas respostas dos colegas, determinar qual resultado se aplica. O mesmo pode ser feito com alunos de outras turmas, com os alunos fazendo o quiz com eles e anotando os resultados. A aplicação do quiz pode, ainda, resultar num projeto interdisciplinar com a área de matemática, com os alunos anotando os resultados em tabelas e produzindo gráficos com o número de alunos que obtiveram cada um dos resultados, trabalhando porcentagem e estatísticas.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes da aula.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber o que foi aprendido e dar feedback sobre a aula e seu próprio processo de aprendizagem

Orientações: Faça a pergunta título do slide para os alunos e deixe que respondam em forma de plenária, pedindo exemplos da aula quando necessário. Caso o tempo esteja curto, apenas mostre o slide e leia com eles, pedindo exemplos para cada tópico.

  • Material complementar: A aquisição de vocabulário se dá com o tempo, não apenas em uma aula. Para fixar o vocabulário de viagens, jogos simples podem ser usados como warm up em outras aulas. Em aulas que trabalham o tempo futuro, por exemplo, os alunos podem brincar de “I’m going traveling and I’m taking…”. Com a sala em semicírculo, o aluno sentado em uma extremidade começa o jogo, dizendo a frase e incluindo um item que levaria na viagem. O aluno a seu lado tem que repetir a frase, o item dito pelo colega e acrescentar mais um. Os alunos seguem o jogo, tentando se lembrar de todos os itens na ordem correta. Outro jogo simples que pode ser feito como warm up para trabalhar o vocabulário é a forca, ou hangman, em inglês. Utilize as palavras e expressões dessa aula e aproveite, também para revisar a pronúncia do alfabeto. Também pode ser feito um bingo com as palavras, os alunos tendo cartelas com as palavras por escrito e o professor mostrando figuras (impressas ou em um slide) em ordem aleatória, até que algum aluno tenha marcado todas as palavras na cartela; ou um tic-tac-toe (jogo da velha) em que o professor, no quadro, faz o grid do jogo colocando palavras em cada um dos espaços e os alunos, divididos em dois grupos, escolhem onde colocar suas marcas (x: crosses ou O: noughts), mas para fazê-lo devem criar uma frase utilizando a palavra no espaço. As opções são muitas e todas contribuem para manter o vocabulário vivo na mente dos alunos. Também o uso de textos que tenham a mesma família semântica em atividades, avaliações, aulas sobre conteúdos gramaticais, exemplos utilizados em aulas etc., pode ser feito.

Contents

  1. INPUT: Buzzfeed quiz
  2. OUTPUT: “What’s your ideal destination” quiz

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI12) Construir repertório lexical ampliando-o como um todo

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Juliana Neves

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes