Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_05UN11
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2560/reescrevendo-um-relato-pessoal-para-transforma-lo-num-post-de-blog
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
- Editor de textos online: Google Docs.
Opcionais:
- Blog ou redes sociais da escola ou da turma.
Context
Compartilhe o slide e a pergunta de análise da imagem. Solicite que os alunos pensem em suas respostas e crie um fórum no ambiente virtual de aprendizagem. Dê tempo para os alunos responderem, e compartilhe o vídeo e as perguntas para que assistam a fim de respondê-las. No encontro síncrono, peça que comentem suas respostas.
Input 1
Ainda no encontro, exiba o slide e siga as orientações.
Output 1
Encerre o encontro explicando a tarefa a partir da imagem do slide e solicite que realizem-na antes do próximo encontro. Oriente-os a criar um arquivo de edição online, como o Google Docs, para realizar a tarefa.
Input 2
No próximo encontro, solicite que os alunos que quiserem compartilhem o que escreveram. Exiba o slide e proceda conforme orientado.
Output 2
Ainda no encontro, oriente a leitura e a produção e solicite que os alunos editem seus textos no arquivo criado. Se necessário, crie comentários com sugestões a partir dos critérios do texto lido. Você também pode organizar a turma em pares e solicitar que comentem nos textos dos colegas a partir dos critérios. Conforme sugerido, você pode publicar as produções no blog ou na rede social da turma ou da escola.
Feedback
Encerre o encontro com a reflexão de acordo com as orientações, exibindo o slide final.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a serem leitores dos textos dos alunos, assim como podem ser entrevistados para ajudar os estudantes a lembrar de dias marcantes de sua vida como tema da escrita.