Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Veja como ensinar seus alunos sobre o movimento de rotação da Terra

Prática de professora de São Paulo usa modelos do planeta e é alinhada à BNCC

POR:
NOVA ESCOLA

Com a Base Nacional Comum Curricular, o eixo Terra e Universo aparece em todos os anos do Ensino Fundamental. Isso é uma mudança importante para o professor de Ciências da Natureza, já que antes, a astronomia era trabalhada geralmente apenas no 6º ano.

LEIA MAIS   Guia da BNCC: saiba tudo que muda para Ciências

Neste episódio de BNCC na Prática, a professora Élida, do quinto ano da Escola da Comunidade — Colégio Visconde de Porto Seguro, mostra uma prática, que fez com a sua turma, que utiliza um modelo da Terra e a própria lanterna dos celulares dos alunos para que eles aprendam sobre o movimento de rotação do planeta.

VEJA   O que muda no ensino de Ciências com a BNCC

“A prática da professora traz uma oportunidade muito interessante para Ciências da Natureza, que é o uso de modelos. Alguns fenômenos são muitos complexos, então a gente não consegue mostrar para os estudantes ou fazer com que eles [os] imaginem. Quando a gente usa um modelo, a gente tem algo físico que vai simular um fenômeno e vai ajudar com que os estudantes criem hipóteses e usem esses modelos pra fazer a testagem”, diz Leandro Holanda, especialista do Time de Autores de Nova Escola.

LEIA MAIS   Terra plana: ajude os alunos a diferenciar o que é fake e o que é verdade 

Confira o vídeo e inspire-se para fazer a atividade na sua sala de aula

Veja mais BNCC na Prática:
Onde encontrar recursos para planejar as aulas de Ciências alinhadas à BNCC?

Tags

Guias