Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Grandezas de comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura e área: unidades de medida padronizadas e conversões entre as unidades mais usuais.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender a noção de cada grandeza (comprimento, massa, tempo, temperatura, área e capacidade).
  • Conhecer as principais unidades de medida de cada uma das grandezas.
  • Utilizar em contextos os instrumentos de medida correspondentes a cada grandeza.
  • Reconhecer múltiplos e submúltiplos do metro, do grama e do litro.
  • Realizar estimativas e medições, escolhendo, entre as unidades e os instrumentos de medida mais usuais, os que se ajustem melhor ao tamanho e à natureza do objeto a ser medido.
  • Analisar, interpretar, reconhecer, resolver e formular situações problema envolvendo as grandezas e as medidas estudadas.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
  • (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Esta habilidade realiza o fechamento dos trabalhos envolvendo medições de grandezas efetuado nos anos anteriores. Além das grandezas mais comuns, como comprimento, massa, capacidade e tempo, agora é associada a medida de temperatura. Outro fator importante é que os números que expressam as medidas podem ser de natureza racional (fracionária ou decimal), o que aproxima ainda mais as situações de contextos cotidianos. A leitura de textos de diferentes gêneros pode ser explorada para subsidiar esta habilidade.

Espera-se fluência no aprendizado das grandezas comprimento, área, massa, tempo e capacidade, o qual representa apenas parte desta habilidade. Não é foco a fluência em relação à grandeza temperatura.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 5º ano - Item 11 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de utilizar instrumentos de medida usuais correspondentes a comprimento, massa, tempo ou temperatura para realizar medições.

Plano de aula: Medindo com Precisão (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Medindo com Precisão, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Relacionar tipos de grandezas e unidades de medidas aos tamanhos e quantidades dos objetos, primando pela precisão da medida.
  • Compreender os submúltiplos de uma medida-padrão como fatores essenciais na busca por mensurações precisas.
  • Familiarizar-se com algumas medidas do cotidiano.

Plano de aula: Matemática e Geografia, um Diálogo entre Medidas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

  • O plano de aula Matemática e Geografia, um Diálogo entre Medidas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
  • Estimar e calcular medidas, tendo como objeto de estudo o espaço geográfico, com o auxílio da Matemática.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática