Habilidade focal relacionada
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Objeto de conhecimento relacionado
- Grandezas de comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura e área: unidades de medida padronizadas e conversões entre as unidades mais usuais.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Compreender a noção de cada grandeza (comprimento, massa, tempo, temperatura, área e capacidade).
- Conhecer as principais unidades de medida de cada uma das grandezas.
- Utilizar em contextos os instrumentos de medida correspondentes a cada grandeza.
- Reconhecer múltiplos e submúltiplos do metro, do grama e do litro.
- Realizar estimativas e medições, escolhendo, entre as unidades e os instrumentos de medida mais usuais, os que se ajustem melhor ao tamanho e à natureza do objeto a ser medido.
- Analisar, interpretar, reconhecer, resolver e formular situações problema envolvendo as grandezas e as medidas estudadas.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
- (EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
Esta habilidade realiza o fechamento dos trabalhos envolvendo medições de grandezas efetuado nos anos anteriores. Além das grandezas mais comuns, como comprimento, massa, capacidade e tempo, agora é associada a medida de temperatura. Outro fator importante é que os números que expressam as medidas podem ser de natureza racional (fracionária ou decimal), o que aproxima ainda mais as situações de contextos cotidianos. A leitura de textos de diferentes gêneros pode ser explorada para subsidiar esta habilidade.
Espera-se fluência no aprendizado das grandezas comprimento, área, massa, tempo e capacidade, o qual representa apenas parte desta habilidade. Não é foco a fluência em relação à grandeza temperatura.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 5º ano - Item 11 - Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de utilizar instrumentos de medida usuais correspondentes a comprimento, massa, tempo ou temperatura para realizar medições.
Plano de aula: Medindo com Precisão (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Medindo com Precisão, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:
- Relacionar tipos de grandezas e unidades de medidas aos tamanhos e quantidades dos objetos, primando pela precisão da medida.
- Compreender os submúltiplos de uma medida-padrão como fatores essenciais na busca por mensurações precisas.
- Familiarizar-se com algumas medidas do cotidiano.
Plano de aula: Matemática e Geografia, um Diálogo entre Medidas (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
- O plano de aula Matemática e Geografia, um Diálogo entre Medidas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Estimar e calcular medidas, tendo como objeto de estudo o espaço geográfico, com o auxílio da Matemática.