CRIPTOMENSAGEM 1 - AURABESH - Ações para preservar a camada de Ozônio
Plano de Aula
Plano de aula: Ações para preservar a camada de Ozônio
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camada de ozônio
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: o plano consiste em uma atividade interpretativa de um texto cifrado. As frases contidas no texto indicam as ações que devem ser tomadas para que ocorra a preservação da Camada de Ozônio.
Materiais necessários para a aula: recomendamos previamente a leitura da sinopse dos dois filmes de ficção científica (material complementar) que tratam sobre comunicações extraterrestres. A atividade de sala deverá ter um “clima” de investigação científica ou missão secreta. A atividade começa com uma carta ficcional enviada pela ONU, solicitando ajuda das escolas de todo os países. A carta deverá ser entregue aos alunos (material complementar). Na comunicação teremos o cenário da atividade. Em anexo, a carta ficcional deverá ser entregue com as mensagens captadas pelos “centros de pesquisa” (material complementar).
Criptomensagem 1
Criptomensagem 2
Criptomensagem 3
Criptomensagem 4
Criptomensagem 5
Criptomensagem 6
Criptomensagem 7
Criptomensagem 8
A tradução das criptomensagens (material complementar).
Criptomensagem final (material complementar).
As anotações devem seguir o modelo Cornell Note (material complementar).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: apresente para o grupo a temática da aula. Questione as ações que devemos ter individualmente, em grupo ou comunitárias. Explore o ambiente no qual os alunos vivem, sendo eles rurais, urbanos, locais industrializados, regiões com florestas etc.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO