Plano de aula: Ações para preservar a camada de Ozônio

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camada de ozônio

Sobre esta aula: o plano consiste em uma atividade interpretativa de um texto cifrado. As frases contidas no texto indicam as ações que devem ser tomadas para que ocorra a preservação da Camada de Ozônio.

Materiais necessários para a aula: recomendamos previamente a leitura da sinopse dos dois filmes de ficção científica (material complementar) que tratam sobre comunicações extraterrestres. A atividade de sala deverá ter um “clima” de investigação científica ou missão secreta. A atividade começa com uma carta ficcional enviada pela ONU, solicitando ajuda das escolas de todo os países. A carta deverá ser entregue aos alunos (material complementar). Na comunicação teremos o cenário da atividade. Em anexo, a carta ficcional deverá ser entregue com as mensagens captadas pelos “centros de pesquisa” (material complementar).

Criptomensagem 1

Criptomensagem 2

Criptomensagem 3

Criptomensagem 4

Criptomensagem 5

Criptomensagem 6

Criptomensagem 7

Criptomensagem 8

A tradução das criptomensagens (material complementar).

Criptomensagem final (material complementar).

As anotações devem seguir o modelo Cornell Note (material complementar).

Título da aula

Orientações: apresente para o grupo a temática da aula. Questione as ações que devemos ter individualmente, em grupo ou comunitárias. Explore o ambiente no qual os alunos vivem, sendo eles rurais, urbanos, locais industrializados, regiões com florestas etc.