Plano de Aula

Plano de aula: Consolidando o conteúdo produzido sobre apps

mais ações

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: nessa sequência, propõe-se uma curadoria de aplicativos (que também podem ser chamados pela sigla em inglês apps). Os estudantes, organizados em grupos, farão uma seleção de apps destinados a uma situação cotidiana. A partir dessa primeira seleção, cada grupo escolherá uma app para fazer uma avaliação mais profunda, inclusive com ênfase na ética digital. Os produtos dessa sequência serão a produção de uma ferramenta para divulgação das informações coletadas durante todas as pesquisas. Essa sequência é composta de 5 planos de aula. O primeiro tem duração 1 aula, o segundo de 2 aulas, o terceiro e quarto de 1 aula cada e quinto de 2 aulas. Os planos não são interdependentes.

Sobre este plano: previsto para ser realizado no decorrer de duas aulas de 50 minutos cada (100 min), esse plano de aula propõe o planejamento e a produção de um documento de divulgação, consolidando o conteúdo produzido sobre aplicativos. Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP12, EF67LP22, EF89LP26 e EF07CI11 de Língua Portuguesa, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todos os anos finais do Ensino Fundamental, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4 e 5.

3- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4- Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto da componente Língua Portuguesa ou combinar com outros componentes de acordo com as temáticas que aparecerem ao longos das pesquisas. De modo geral, as aulas estão planejadas para serem desenvolvidas em 50 minutos, exceto a aula 2, em que sugerimos realizá-la em duas aulas seguidas, no mesmo dia.

Ação prévia: verifique as possibilidades de instrumentos que os estudantes poderão utilizar para divulgar o que aprenderam. Pode ser que seja necessário solicitar uma autorização para que os estudantes produzam vídeos ou fotos. Faça essa verificação antes de propor as produções.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em foco a competência de análise e o desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando o uso qualificado, ético e responsável de aplicativos e, de forma mais geral, das produções do campo da inovação tecnológica.

Materiais necessários: notebooks, tablets, impressora, cartolina, canetinhas... A ideia é que os estudantes tenham a liberdade para produzir um instrumento de divulgação, as possibilidades dependem dos recursos disponíveis em sua escola.

Diário de bordo: em uma sequência como essa, na qual serão propostos diversos momentos de investigação e análise de documentos, proporcionar aos estudantes um instrumento de registro pessoal pode contribuir muito com seu aprendizado. A proposta aqui não é utilizar o diário de bordo como um instrumento de avaliação, pelo contrário, o diário será lido apenas pelo estudante. Não é o momento para o estudante se preocupar com o registro para o outro, haverá outras oportunidades para isso ao longo na sequência, espera-se que ele utilize o diário de bordo como “memória de papel” e para externalizar seus pensamentos, sejam dúvidas ou conclusões.

Verifique qual a melhor maneira de propor esse diário à sua turma, pode ser um bloco de papel, folhas grampeadas, ou um editor de textos no computador. É importante que ele não seja feito no caderno de uso paras as aulas e que o estudante tenha clareza de sua finalidade


Para você saber mais:

Três sites para criar páginas de graça na internet. Fonte: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4592/tres-sites-para-criar-paginas-de-graca-na-internet. Acessado em: 5-3-2020.

Que tal criar um aplicativo com seus alunos? Fonte: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4580/que-tal-criar-um-aplicativo-com-seus-alunos. Acessado em 5-3-2020.

Vídeo em aula: engajamento é maior quando alunos produzem os seus. Fonte: Nova escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/4927/blog-de-tecnologia-video-em-aula-engajamento-e-maior-quando-alunos-produzem-os-seus. Acessado em 5-3-2020

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 5 minutos

 

Orientações: caso tenha optado por realizar toda a sequência da qual essa aula faz parte, inicie relembrando o desenvolvimento da sequência até essa aula e todas as informações já coletadas sobre um app. Relembre-os do percurso de aprendizagem e apresente o objeto dessa aula. Saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.

Essa aula é um fechamento da sequência. Apresente a pergunta à turma e acolha suas respostas. Motive-os a utilizarem o Diário de Bordo, ele pode contribuir muito com esse momento.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA