Plano de aula: Apresentação dos resultados do processo de curadoria

Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: nessa sequência, será proposta uma curadoria de aplicativos (que também podem ser chamados pela sigla em inglês “apps”). Os estudantes, organizados em grupos, farão uma seleção de apps destinados a uma situação cotidiana. A partir dessa primeira seleção, cada grupo escolherá um app para fazer uma avaliação mais profunda, com ênfase na ética digital. Os produtos dessa sequência serão a produção de uma ferramenta para divulgação das informações coletadas durante todas as pesquisas. Essa sequência é composta de 5 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas, o terceiro e quarto de 1 aula cada e o quinto de 2 aulas. Os planos não são interdependentes.

Sobre este plano: previsto para ser realizado no decorrer de uma aula de 50 minutos, esse plano de aula propõe a roteirização e produção de um podcasts para compartilhar as investigações realizadas sobre os apps.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP12, EF67LP22, EF89LP26 e EF07CI11 de Língua Portuguesa, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todos os anos finais do Ensino Fundamental, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4 e 5:

3 - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4 - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5 - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto da componente Língua Portuguesa ou combinar com outros componentes, de acordo com as temáticas que aparecerem ao longo das pesquisas. De modo geral, as aulas estão planejadas para serem desenvolvidas em 50 minutos, exceto a aula 2, em que sugerimos realizá-la em duas aulas seguidas no mesmo dia.

Ação prévia: essa aula será destinada à preparação e apresentação das conclusões dos grupos a partir das investigações realizadas durante a sequência. Identifique quais instrumentos disponíveis na escola podem auxiliar os grupos neste momento. Proponha que os grupos não utilizem nenhum instrumento visual, apenas comuniquem verbalmente.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em foco a competência de análise e o desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando o uso qualificado, ético e responsável de aplicativos e, de forma mais geral, das produções do campo da inovação tecnológica.

Materiais necessários: materiais para auxiliar a apresentação dos alunos, que podem ser computador, cartolina, folhas A4, o que estiver à disposição para esse momento.

Orientações: relembre o desenvolvimento da sequência até essa aula e todas as informações já coletadas sobre um app. Relembre-os do percurso de aprendizagem e apresente o objeto desta aula. Saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.

Apresente a pergunta à turma e oriente-a a pensar sobre ela antes de respondê-la. Diga à turma que, nessa aula, os grupos prepararão uma apresentação das conclusões sobre o app investigado.

Explique qual o propósito de uma apresentação e quais os elementos essenciais:

A apresentação deve:

- Introduzir a turma sobre o app e sua finalidade;

- Apresentar as informações obtidas nos termos de condições;

- Apresentar as conclusões do grupo, justificando-as.

Forneça os elementos por escrito ou deixe registrado no quadro, para auxiliar os grupos durante toda a aula.

Lembre os estudantes, sempre que necessário, do Diário de Bordo. Oriente-os a lerem as anotações feitas nas aulas anteriores e fazerem novas anotações sempre que acharem oportuno.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA