Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula não faz parte de uma sequência fixa, mas poderá ser melhor aproveitado se, anterior a ele, for trabalho o CIE7_10VE03.
Materiais necessários para a aula: Para essa aula você precisará imprimir as instruções e o material para o Jogo. Caso prefira, também poderá copiar os desenhos ou fazer os seus próprios, tendo os indicados como inspiração. Você poderá ainda criar um material permanente para esse Jogo na escola, utilizando materiais mais resistentes para a fabricação das plaquinhas e modelos de encaixe como EVA, PET (através do reaproveitamento de garrafas), caixas de suco, de leite ou caixas de embalagens de alimentos. Também irá precisar de fita adesiva, caderno ou prancheta e lápis. Esse jogo exige um local espaçoso para sua melhor realização, como a quadra da escola ou o pátio.
Listamos aqui alguns materiais para consulta sobre o assunto, caso deseje acessar antes de iniciar a aula:
Resposta imunológica: https://www.youtube.com/watch?v=Spf1OC9ceWE
Vacinas e Soroterapia: https://www.youtube.com/watch?v=ra_ebPTgzzw&t=43s
Vacinação e Sistema imunológico: https://www.sabin.org/sites/sabin.org/files/Maria%20Isabel%20de%20Moraes%20Pinto.pdf
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o título da aula à turma. O termo ‘imunização’ pode ser novo para eles. Pergunte aos alunos se eles sabem o seu significado e ajude-os a procurar em um dicionário, por exemplo.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente esse slide para a turma. Liste com os alunos quais são as células que compõe o sangue e fale brevemente sobre elas. Faça perguntas como:
- Onde está o sangue?
- Onde aplicamos uma vacina?
- Ela entra em contato com o sangue?.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a questão disparadora para a classe. Relembre com os alunos quais são os componentes de uma vacina, que ela carrega vírus e bactérias atenuados ou fragmentados. Caso tenha trabalhado o plano de aula CIE7_10VE03 antes deste, poderá relembrar com os alunos sobre a sistematização feita, conduzindo para que eles procurem respostas a questão desta aula. Anote as ideias que surgirem do grupo para serem retomadas durante a sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Explique aos alunos que eles irão realizar um jogo corporal, porém é importante deixar claro que é um momento para aprender e não uma competição. O ideal é que essa atividade seja em um espaço aberto, pois os alunos se movimentarão bastante. Divida a sala em dois grandes grupos: um jogará o “Jogo da doença” e o outro, o “Jogo da Vacina”. Em ambos, haverá os seguintes papéis a serem desempenhados:
- Corpo (apenas 1 estudante): ficará parado;
- Vírus (1 ou 2 estudantes) e Bactérias (1 ou 2 estudantes): tentarão se aproximar do corpo, mostrando os seus antígenos (modelos de encaixe disponíveis nos links abaixo);
- Macrófagos (no mínimo 2 estudantes): são a primeira linha de defesa, deverão atrasar a chegada dos patógenos ao corpo e ajudar os linfócitos descrevendo as formas dos antígenos;
- Linfócitos (no mínimo 2 estudantes): serão os responsáveis por encontrar os anticorpos corretos (modelos de encaixe) e entregar ao Corpo, antes que os Vírus e Bactérias cheguem com os antígenos;
- Cientista (apenas 1 estudante): deverá registrar por escrito o que ocorre durante o jogo.
(A regra, com maiores detalhes, está disponível aqui.
Assim, cada grupo deverá ter, pelo menos, 8 integrantes e para facilitar o reconhecimento do papel de cada aluno no jogo você poderá imprimir uma plaquinha para identificar o papel de cada aluno. A placa está disponível aqui.
No “Jogo da Vacina” os alunos terão como vantagem o nome da doença nas cartas (disponível aqui), enquanto no “Jogo da Doença” eles terão que utilizar apenas o padrão do encaixe dessas cartas (disponível aqui).
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Terminada as rodadas do Jogo da Imunização, sente em roda com os alunos na quadra, no pátio ou na sala de aula. Peça para que os Cientistas compartilhem o que observaram e anotaram. Em seguida, faça perguntas aos alunos que fomente a reflexão sobre o que vivenciaram nos exercícios. Existem sugestões no slide de perguntas e com elas é possível desenvolver uma discussão sobre resposta imunológica, o que são antígenos e anticorpos, sistema chave-fechadura de cada anticorpo específico, memória imunológica e a diferença entre entrar em contato com a doença e a vacina para aquela doença. Retome a questão disparadora ao final dessa conversa e relembre as possíveis respostas que eles já trouxeram no início da aula. Auxilie os alunos a construirem uma nova resposta coletiva através do que descobriram sobre o papel do Sistema Imunológico. Vocês poderão finalizar a aula escrevendo conjuntamente um texto. Nesse momento final de sistematização, você poderá também discutir com alunos o papel da febre nas infecções comuns ou como reação das vacinas no organismo, esclarecendo que é uma forma natural do corpo de se proteger. É importante que se discuta a segurança da vacina, e como os patógenos que estão presentes nela não são danosos ao corpo, diferente dos que estão no ambiente. Os patógenos da vacina servem apenas para a ativação da resposta imunológica e produção de anticorpos, ou seja, a imunização, mas não causam a infecção em si.