Plano de Aula

Plano de aula: Investigando como usamos aplicativos no dia a dia

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Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: nessa sequência, será proposta uma curadoria de aplicativos (que também podem ser chamados pela sigla em inglês “apps”). Os estudantes, organizados em grupos, farão uma seleção de apps destinados a uma situação cotidiana. A partir dessa primeira seleção, cada grupo escolherá um app para fazer uma avaliação mais profunda, com ênfase na ética digital. Os produtos dessa sequência serão a produção de uma ferramenta para divulgação das informações coletadas durante todas as pesquisas. Essa sequência é composta de 5 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas, o terceiro e quarto de 1 aula cada e o quinto de 2 aulas. Os planos não são interdependentes.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de uma aula de 50 minutos, esse plano de aula propõe reflexões sobre o uso de apps no dia a dia. Organizados em grupos, os estudantes escolherão uma situação que pode ser facilitada por um app e farão uma busca por apps destinados a ela.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP12, EF67LP22, EF89LP26 e EF07CI11 de Língua Portuguesa, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todos os anos finais do Ensino Fundamental, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4 e 5:

3 - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4 - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5 - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto da componente Língua Portuguesa ou combinar com outros componentes, de acordo com as temáticas que aparecerem ao longo das pesquisas. De modo geral, as aulas estão planejadas para serem desenvolvidas em 50 minutos, exceto a aula 2, em que sugerimos realizá-la em duas aulas seguidas no mesmo dia.

Ação prévia: para essa aula, propusemos o uso do aplicativo Padlet para que cada estudante possa compartilhar uma situação. O Padlet pode ser utilizado em computadores, tablets ou smartphones. Ele funciona como uma folha de papel online em que as pessoas podem inserir qualquer conteúdo simultaneamente: textos, fotos, links etc. O aplicativo otimiza o tempo necessário para o compartilhamento, encoraja conversas criativas e reduz a necessidade do uso de papel, mas, para utilizá-lo, é necessário acesso à internet.

Para utilizá-lo, faça uma conta no Padlet e crie os murais para o compartilhamento dos estudantes. Para isso:

1. Acesse o link: Colabore melhor. Seja mais produtivo. Fonte: Padlet. Disponível em: https://pt-br.padlet.com/ . Acessado em: 4-4-2020;

2. Crie uma conta básica gratuitamente;

3. Clique no botão Fazer um Padlet;

4. Selecione a opção Mural. Há várias opções de Padlet que podem te auxiliar em outras atividades. Nesta, a opção Mural é mais apropriada, pois os estudantes podem compartilhar livremente;

5. Clique duas vezes no título. Você pode editá-lo assim como a descrição, fonte e layout;

6. Clique em compartilhar. Aparecerão diversas formas, você pode escolher a mais apropriada para sua turma. Uma delas é copiar o link e passar aos estudantes;

7. Uma vez que o estudante tem acesso ao link, ele poderá contribuir com a criação do mural. No canto inferior direito há um botão “+”, ao clicar nesse botão, aparecerá uma caixa em que o estudante poderá inserir textos, links ou fotos. Oriente-os a incluir o nome no título da caixa e uma situação que ele vivencia que poderia ser facilitada por um app no corpo do texto;

8. Tudo que for postado no mural aparece simultaneamente para todos que acessam o link. Você pode projetá-lo para melhor visualização.

Para saber mais, acesse o Tutorial Padlet. Fonte: INOVAEH. Disponível em: https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial-Padlet.pdf Acessado em: 29-2-2020.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em foco a competência de análise e o desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando o uso qualificado, ético e responsável de aplicativos e, de forma mais geral, das produções do campo da inovação tecnológica.

Materiais necessários: um computador, tablet ou celular com acesso à internet por grupo de 3 a 5 estudantes. Caso não seja possível, utilize Post-its ou pequenos papéis comuns e listas de apps úteis impressas.

Diário de bordo: em uma sequência como esta, na qual serão propostos diversos momentos de investigação e análise de documentos, proporcionar aos estudantes um instrumento de registro pessoal pode contribuir muito com o aprendizado. Proponha que os estudantes criem um diário de bordo e explique que a proposta não é utilizá-lo como um instrumento de avaliação, pelo contrário, o diário será lido apenas pelo estudante. Não é o momento se preocupar com o registro para o outro, haverá outras oportunidades para isso ao longo na sequência. Espera-se que ele utilize o diário de bordo como “memória de papel” e para externalizar pensamentos, dúvidas ou conclusões.

Verifique qual a melhor maneira de propor este diário à sua turma, pode ser um bloco de papel, folhas grampeadas, ou um editor de textos no computador. É importante que ele não seja feito no caderno de uso paras as aulas e que o estudante tenha clareza de sua finalidade.


Para você saber mais:

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 5 minutos

 

Orientações: faça a pergunta geradora dessa aula, ela tem a função de apresentar a temática e motivar os estudantes a mobilizarem os conhecimentos prévios, comentar os apps que utilizam e refletir sobre as finalidades deles. Trata-se de uma maneira de começar a construção do problema que guiará toda a sequência.

Busque acolher as falas da turma. Em seguida, realize a apresentação do percurso de aprendizagem proposto pelo plano de aula. Nos casos em que os cinco planos forem realizados, dê toda a sequência. Explique quais são os objetivos, as expectativas de aprendizagem e a trajetória que a turma vivenciará nessa e nas próximas aulas. Saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.

Apresente o Diário de Bordo aos estudantes. Explique que ele será um diário em que cada um poderá anotar tudo que achar relevante sobre a sequência, como informações relevantes, dúvidas, hipóteses, o que achar necessário. Explique que ninguém, além dele, terá acesso a esse diário. Diga que ele servirá como uma “memória de papel” que o ajudará nas próximas etapas da sequência, em que será necessário relembrar do que será feito desde a primeira aula.

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