Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma aula introdutória sobre as vacinas e sua importância. Nela, os estudantes vão investigar a própria caderneta de vacinação, sendo introduzidos no assunto em relação a saúde pública.
Materiais necessários para a aula: Para essa aula será necessário pedir aos alunos que tragam sua caderneta de vacinação, original ou cópia da folha de vacinas, Além disso poderemos usar os documentos presentes nessa aula impressos ou cartolinas, computadores ou canetinha e régua. Caso deseje saber mais sobre o assunto antes de iniciar a aula, visite o site http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao .
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o título da aula aos estudantes, recebendo comentários e relações com vivências, uma vez que, sendo essa uma aula introdutória, será, provavelmente, o primeiro contato em sala com esse assunto. Perguntas como “Vocês já viram as informações da sua caderneta de vacinação?” e “O que você gostaria de saber sobre a sua caderneta?” podem ajudar a guiar a troca de ideias nesse momento. No entanto, é interessante que as falas não se estendam demais. Você poderá direcionar as dúvidas e histórias que os alunos tenham e queiram compartilhar para a aula que segue, instigando a participação dos estudantes.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Esse conteúdo deverá ser compartilhado com os alunos, seja projetando o slide ou lendo o texto impresso. É importante que os alunos tenham contato com os nomes dessas doenças, assim, se não for possível a apresentação do slide, escreva na lousa ou imprima. Entrar em contato com os nomes dessas doenças poderá auxiliar os alunos na leitura da caderneta, que apresenta nomes diversos para as vacinas. Nesse momento, estamos introduzindo a relação das doenças com as vacinas e a sua função, olhando de forma abrangente para o tema. Os estudantes também podem ajudar essa discussão, sendo instigados com perguntas como “Apenas os seres humanos são vacinados?”e “As pessoas são vacinadas no mundo todo?”. A pergunta presente no slide é apenas para direcionamento da aula e não pretende-se respondê-la.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente aos alunos a questão disparadora. Incentive-os a pensarem em possíveis respostas para essa questão e procure anotá-las em uma folha de papel ou na lousa. Você poderá também delegar essa tarefa a algum aluno, pedindo que anote as hipóteses que os colegas estão levantando naquele momento e recolher a folha. Elas serão importantes na retomada para a sistematização da aula.
Mão na massa
Orientações: Proponha aos alunos que eles compartilhem as suas respostas com toda a sala e eles podem anotar os dados dos outros grupos na sua folha ou cartolina ou agrupar essas informações na lousa em uma tabela, por exemplo. Nesse link você encontra uma sugestão do documento que poderá modificar ou imprimir. É interessante informá-los que esses dados são como aqueles que os entrevistadores recolhem em uma pesquisa e para interpretá-los podemos usar de ferramentas como, por exemplo, um gráfico. Peça para que os grupos façam a soma dos dados de toda a sala e os transformem em um gráfico de barras, no qual cada pergunta quantitativa (aquelas que foram respondidas em números) se transforme em um segmento do eixo x. Este gráfico pode ser feito à mão na folha ou cartolina que estão preenchendo ou no computador (desde que nesse caso, possam imprimi-lo para o momento da sistematização). Você pode escolher de acordo com a organização da sua classe se farão todos o mesmo gráfico, na lousa, por exemplo, ou cada grupo irá elaborar o seu. É importante apenas que todos trabalhem com a soma de dados da sala toda.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Nesse momento é pertinente fazer perguntas aos grupos, direcionando a discussão e instigar a leitura do gráfico produzido, comparando os dados e ressaltando o padrão que haverá entre as apresentações, como a presença das mesmas vacinas, as mesmas idades e quantidades de doses e poucas diferenciações nos números. Traga as possíveis respostas que os alunos levantaram no início da aula e repasse com eles.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Este é o momento de sistematizar os dados que os alunos já descobriram no Mão na Massa e no compartilhamento das observações e dados. Ou seja, vamos organizar as informações produzidas e compartilhadas, porém, prezando pela apresentação, recordação e apropriação de conceitos, palavras e expressões que serão valiosas para compreender e argumentar sobre as vacinas e sua importância. Apresente esse slide aos alunos e faça uma leitura conjunta ou ainda imprima o texto para que o leia para a classe.