Plano de aula: Conhecendo as vacinas: nossas cadernetas

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Programas e indicadores de saúde pública

Sobre esta aula: Esta é uma aula introdutória sobre as vacinas e sua importância. Nela, os estudantes vão investigar a própria caderneta de vacinação, sendo introduzidos no assunto em relação a saúde pública.

Materiais necessários para a aula: Para essa aula será necessário pedir aos alunos que tragam sua caderneta de vacinação, original ou cópia da folha de vacinas, Além disso poderemos usar os documentos presentes nessa aula impressos ou cartolinas, computadores ou canetinha e régua. Caso deseje saber mais sobre o assunto antes de iniciar a aula, visite o site http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao .

Título da aula

Orientações: Apresente o título da aula aos estudantes, recebendo comentários e relações com vivências, uma vez que, sendo essa uma aula introdutória, será, provavelmente, o primeiro contato em sala com esse assunto. Perguntas como “Vocês já viram as informações da sua caderneta de vacinação?” e “O que você gostaria de saber sobre a sua caderneta?” podem ajudar a guiar a troca de ideias nesse momento. No entanto, é interessante que as falas não se estendam demais. Você poderá direcionar as dúvidas e histórias que os alunos tenham e queiram compartilhar para a aula que segue, instigando a participação dos estudantes.