Plano de aula: Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camada de ozônio

Sobre esta aula:

Materiais necessários para a aula: a plano possui um abordagem lúdica, com a utilização de um tabuleiros e cartões (estilo RPG). Utilize o Método Socrático (Metodologia Ativa), através das perguntas do Mão na Massa. Material de apoio com resumo e links. Conduza os alunos a investigarem, com os conhecimentos que já possuem e as respostas encontradas nos cartões, soluções corretas. Construa, se desejável, e com base no modelo sugerido, outros cartões. Tabuleiro de cartões para atividade pode ser impresso em folha A4 e colado em uma folha de cartolina ou duplex. Cartões devem ser impressões em papel cartão. Conteúdo no material complementar.

Título da aula

Orientações: apresente o título da aula para a turma. Enfatize o questionamento do título:

• O que a camada de Ozônio protege?
  • Quais seres vivos podem ser mais atingidos?
  • Como os seres podem se proteger?
  • Quais regiões são mais afetadas?
  • Quais vegetais são mais afetados?”

Deixe claro para os alunos que a Camada Ozônio interfere na vida de todos aqueles que vivem no planeta Terra.