Atividade para impressão - Cartões de Dúvida - Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia
Plano de Aula
Plano de aula: Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camada de ozônio
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Materiais necessários para a aula: a plano possui um abordagem lúdica, com a utilização de um tabuleiros e cartões (estilo RPG). Utilize o Método Socrático (Metodologia Ativa), através das perguntas do Mão na Massa. Material de apoio com resumo e links. Conduza os alunos a investigarem, com os conhecimentos que já possuem e as respostas encontradas nos cartões, soluções corretas. Construa, se desejável, e com base no modelo sugerido, outros cartões. Tabuleiro de cartões para atividade pode ser impresso em folha A4 e colado em uma folha de cartolina ou duplex. Cartões devem ser impressões em papel cartão. Conteúdo no material complementar.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: apresente o título da aula para a turma. Enfatize o questionamento do título:
- O que a camada de Ozônio protege?
- Quais seres vivos podem ser mais atingidos?
- Como os seres podem se proteger?
- Quais regiões são mais afetadas?
- Quais vegetais são mais afetados?”
Deixe claro para os alunos que a Camada Ozônio interfere na vida de todos aqueles que vivem no planeta Terra.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: retome o plano CIE07_13TU06 sobre os males das radiações. Inicie uma análise sobre os efeitos da radiação UV sobre os seres. Solicite que os alunos anotem suas respostas com método Cornell Note: https://drive.google.com/file/d/1BLfw2PJL7hyMgX2N9Kw5uMKscXdmQwKn/view?usp=sharing. As anotações serão revisitadas ao final da aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: questione os alunos sobre quais doenças os humanos podem sofrem com esse tipo de radiação. Levante hipóteses sobre: idade (criança, jovem, adulto, idoso), sexo, cor da pele (branca, negra, parda, negra), regiões do planeta (desertos, florestas equatoriais, oceanos, lavouras, pico das montanhas, vales), roupas (com e sem proteção UV, tipo de tecido).
Pergunte sobre questões relativas ao tempo: dia com chuva, dia com garoa, sombra das árvores, dia nublado, dia com nevoeiro, eclipse solar. Em todas essas situações climáticas a radiação UV continua presente e incidindo sobre os seres vivos, sejam eles quais forem. Questione se os demais seres vivos (insetos, répteis, animais aquáticos, aves, etc) podem sofre com os efeitos da radiação UV. Peça aos alunos que realizem anotações e/ou apontamentos sobre a resposta de cada grupo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: organize a turma em grupos. A quantidade de alunos em cada grupo pode variar entre 3 a 5 membros. O tempo sugerido de 25 minutos, corresponde aos 4 (quatro) slides do Mão na Massa. Entregue o tabuleiro e os cartões.
Sistemática da atividade: com a pergunta do slide exposta (caso não tenha projeto multimídia, imprima e exponha no quadro ou utilize um cavalete tipo flip-chart). Cada grupo de alunos deve ler os cartões correspondentes aos riscos e escolher um dos riscos. Em seguida deve depositar o cartão no centro do tabuleiro. Escolha um primeiro grupo que deverá questionar um segundo grupo sobre o risco selecionado, este deverá responder mais semelhantemente possível do texto encontrado no cartão. O segundo grupo deverá questionar um terceiro, e assim sucessivamente. Crie um clima de competitividade mas também harmônico. Peça para que os alunos realizem anotações no modelo Cornell Note. Avalie as respostas e verifique no gabarito cada uma. Anote a resposta de cada grupo no gabarito. Valorize a importância dos alunos compreenderem o tempo de duração da aula. Utilize relógios de parede, relógio dos alunos ou celulares na função cronômetro. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e mediar as interpretações da leitura dos cartões.
Mão na massa
Orientações: siga o mesmo roteiro do slide 6. Utilize os Cartões de Efeito. Conduza novamente a apresentação da pergunta. Oriente os alunos a lerem, escolherem e depositarem um carão sobre os efeitos no centro de tabuleiro. Estimule continuamente as anotações sobre as dúvidas que os alunos venham a ter, reflexões sobre outros efeitos nocivos que podem ocorrer nos seres vivos. O uso contínuo de anotações é fundamental devido a complexidade do conteúdo estudado.
Mão na massa
Orientações: siga o mesmo roteiro do slide 6. Utilize os Cartões de Proteção. Tenha em mãos (impresso ou digital) a tabela do Índice de Radiação UV. Fale um número aleatoriamente (entre 1 e 11) para o grupo de alunos, ou escolha um aluno de cada grupo para sortear um número. Definido o número, o primeiro grupo deverá indicar o tipo de proteção apropriada ao índice escolhido. Aproveite e retome com os alunos a questão das roupas (com e sem proteção UV, tipo de tecido) e do tempo: dia com chuva, dia com garoa, sombra das árvores, dia nublado, dia com nevoeiro, eclipse solar (em todas essas situações climáticas, a radiação UV continua presente e incidindo sobre os seres vivos, sejam eles quais forem).
Mão na massa
Orientações: siga o mesmo roteiro do slide 6. Utilize os Cartões de Efeito Ecológicos. Explore com o grupo o impacto na produção de alimentos, na quantidade produzida e nos aspectos característicos de cada alimento: cor, gosto, doenças, tamanho, tempo de amadurecimento, etc. Estimule os alunos a pensarem e refletirem sobre diversas regiões do planeta afetadas, tais como os polos com sua fauna e flora. Esteja atento as anotações realizadas pelos estudantes.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: exponha as respostas corretas utilizando a Folha de Gabarito ou revise as respostas/anotações dos alunos. Enfatize a integração e cooperação dos grupos. Ressalte as respostas, comparando com os conhecimentos concebidos no início da aula. Deixe claro que as anotações realizadas pelos alunos podem ser utilizadas para debates e/ou apresentações em palestras, oficinas e feiras de ciência.
Materiais Complementares
Atividade para impressão - Cartões de Efeitos - Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia
Atividade para impressão - Cartões de Efeitos Ecológicos - Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia
Atividade para impressão - Cartões de Proteção - Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia
Atividade para impressão - Cartões de Riscos - Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia
Atividade para impressão - Mão na Massa - Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia
Atividade para impressão - Mão na Massa (índice de radiação ultravioleta) - Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia
Atividade para impressão - MÉTODO SOCRÁTICO - Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia
Atividade para impressão - Tabuleiro de Cartões - Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem a partir das questões propostas.
Apresente a questão disparadora:
- Qual o impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 4 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
O grupos participarão de um jogo em duplas. Para isso, será necessário utilizarem as cartas disponíveis na aba “materiais e atividades”.
Rodada 1: um integrante de cada dupla receberá uma carta sobre os riscos da radiação e deverá explicá-lo com as próprias palavras. O outro integrante deverá tentar adivinhar de qual risco se trata. Caso não saiba, a outra dupla poderá tentar adivinhar.
Rodada 2: o integrante da dupla que adivinhou na rodada 1, agora, receberá as cartas sobre os efeitos da radiação. Quem antes estava com as cartas, nessa rodada, deverá tentar adivinhar.
Rodadas 3 e 4 repetem as rodadas 1 e 2 com as cartas de proteção da radiação e efeitos sobre a agricultura.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos compartilhem o que aprenderam com o jogo. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecer uma comunicação com o grupo para realizar o jogo.
Ano 7º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar as consequências diretas e indiretas da destruição da Camada de Ozônio tanto no contexto ecológico, quanto econômico
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.
(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Antonio de Lisboa Coutinho Junior
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda