Plano de Aula

Plano de aula: Avaliando Aplicativos

mais ações

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: nessa sequência, será proposta uma curadoria de aplicativos (que também podem ser chamados pela sigla em inglês “apps”). Os estudantes, organizados em grupos, farão uma seleção de apps destinados a uma situação cotidiana. A partir dessa primeira seleção, cada grupo escolherá um app para fazer uma avaliação mais profunda, com ênfase na ética digital. Os produtos dessa sequência serão a produção de uma ferramenta para divulgação das informações coletadas durante todas as pesquisas. Essa sequência é composta de 5 planos de aula. O primeiro tem duração de 1 aula, o segundo de 2 aulas, o terceiro e quarto de 1 aula cada e o quinto de 2 aulas. Os planos não são interdependentes.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de duas aulas (100 min), esse plano de aula propõe a elaboração de critérios de avaliação e análise de apps destinados a facilitar uma situação cotidiana previamente estabelecida.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF67LP12, EF67LP22, EF89LP26 e EF07CI11 de Língua Portuguesa, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todos os anos finais do Ensino Fundamental, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4 e 5:

3 - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4 - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5 - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto da componente Língua Portuguesa ou combinar com outros componentes, de acordo com as temáticas que aparecerem ao longo das pesquisas. De modo geral, as aulas estão planejadas para serem desenvolvidas em 50 minutos, exceto esta aula, em que sugerimos realizá-la em duas aulas seguidas no mesmo dia.

Ação prévia: solicite que os alunos façam uma busca por informações, textos e vídeos sobre os apps que os grupos escolheram na aula anterior. Procure por resenhas e avaliações desses apps. Caso não seja possível utilizar equipamentos eletrônicos para que os grupos façam as pesquisas durante a aula, imprima esse material para disponibilizar aos grupos.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência coloca em foco a competência de análise e o desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando o uso qualificado, ético e responsável de aplicativos e, de forma mais geral, das produções do campo da inovação tecnológica.

Materiais necessários: um computador, tablet ou celular com acesso a internet por grupo de 3 a 5 estudantes. Caso não seja possível, o material para pesquisa impresso.

Diário de bordo: em uma sequência como essa, na qual serão propostos diversos momentos de investigação e análise de documentos, proporcionar aos estudantes um instrumento de registro pessoal pode contribuir muito com o aprendizado. Proponha que os estudantes criem um diário de bordo e explique que a proposta não é utilizá-lo como um instrumento de avaliação, pelo contrário, o diário será lido apenas pelo estudante. Não é o momento de se preocupar com o registro para o outro, haverá outras oportunidades para isso ao longo na sequência. Espera-se que ele utilize o diário de bordo como “memória de papel” e para externalizar pensamentos, dúvidas ou conclusões.

Verifique qual a melhor maneira de propor este diário à sua turma, pode ser um bloco de papel, folhas grampeadas, ou um editor de textos no computador. É importante que ele não seja feito no caderno de uso paras as aulas e que o estudante tenha clareza de sua finalidade.


Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: inicie relembrando a aula anterior e os apps selecionados para análise. Para que a análise possa ter efeito de comparação, garanta que todos os apps selecionados sejam direcionados para facilitar uma mesma situação. Por exemplo: apps para tradução. Relembre-os do percurso de aprendizagem e apresente os objetos dessa aula. Saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.

Apresente a pergunta à turma e busque acolher as respostas. O objetivo da questão geradora é provocar os estudantes e mobilizar os conhecimentos sobre critérios para avaliar um app. Não espere respostas aprofundadas, mas uma maneira de começar a reflexão sobre o assunto.

Lembre os estudantes, sempre que necessário, do diário de bordo. Oriente-os a lerem as anotações feitas na aula anterior e fazerem novas anotações sempre que acharem oportuno.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA