Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam as matérias “ONU registra aumento da expectativa de vida no Brasil” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora aos estudantese peça a eles que reflitam sobre:
- Como surgiu a primeira vacina?
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferencia ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Envie aos grupos o arquivo “Um mistério a ser solucionado”, disponível na aba “materiais e atividades”, e desafie-os a solucionarem o mistério.
Estabeleça um prazo para que os grupos lhe enviem as hipóteses e as estratégias para testá-las.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e oriente os grupos a compartilharem as hipóteses e estratégias para testá-las. Motive a turma a fazer uma análise, perguntando após cada apresentação:
- As hipóteses fazem sentido para a pergunta?
- O experimento é bom para testar a(s) hipótese(s)?
- Podemos melhorar este experimento? De que forma?
Finalize seguindo as orientações disponíveis nos slides “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar motivando o estudante a refletir sobre as hipóteses e as implicações dela.