Plano de Aula

Plano de aula: O papel da camada de ozônio

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camada de ozônio

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados informações que fazem parte do trabalho com duas diferentes, porém correlatas, habilidades de Ciências. Você observará que esta unidade dá continuidade à temas abordados anteriormente, trazendo novas informações à respeito do ozônio e sua camada.

A lista de substâncias que podem causar degradação da camada de ozônio é extensa, porém aqui serão enfatizados os CFCs e HCFCs, por serem aquelas que mais causam problemas. É interessante explicar aos alunos a origem destas substâncias, explicitando que processos industriais e cotidianos as liberam em quantidades consideráveis ao longo dos anos.

Ainda não será o momentos de discutir estratégias para contenção da liberação das substâncias nocivas à camada de ozônio. Isto será realizado em aulas subsequentes.

Você pode encontrar mais informações sobre a destruição da camada de ozônio em: https://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-ambiental/destruicao-camada-ozonio.htm

Materiais necessários para a aula: garrafa plástica (600ml), goma de mascar (2 unidades por grupo), água quente (pode ser providenciada no momento da aula ou levada em garrafa térmica) e um funil.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia o tema da aula e comente com os alunos que eles conhecerão os efeitos de algumas substâncias utilizadas no dia a dia sobre a camada de ozônio.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO