Plano de aula: O papel da camada de ozônio

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camada de ozônio

Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados informações que fazem parte do trabalho com duas diferentes, porém correlatas, habilidades de Ciências. Você observará que esta unidade dá continuidade à temas abordados anteriormente, trazendo novas informações à respeito do ozônio e sua camada.

A lista de substâncias que podem causar degradação da camada de ozônio é extensa, porém aqui serão enfatizados os CFCs e HCFCs, por serem aquelas que mais causam problemas. É interessante explicar aos alunos a origem destas substâncias, explicitando que processos industriais e cotidianos as liberam em quantidades consideráveis ao longo dos anos.

Ainda não será o momentos de discutir estratégias para contenção da liberação das substâncias nocivas à camada de ozônio. Isto será realizado em aulas subsequentes.

Você pode encontrar mais informações sobre a destruição da camada de ozônio em: https://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-ambiental/destruicao-camada-ozonio.htm

Materiais necessários para a aula: garrafa plástica (600ml), goma de mascar (2 unidades por grupo), água quente (pode ser providenciada no momento da aula ou levada em garrafa térmica) e um funil.

Título da aula

Orientações: leia o tema da aula e comente com os alunos que eles conhecerão os efeitos de algumas substâncias utilizadas no dia a dia sobre a camada de ozônio.