Plano de aula: Doenças de pele e a camada de ozônio

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camada de ozônio

Sobre esta aula: A aula é orientada para os principais tipos de doenças causadas pela radiação ultravioleta (RUV) nos seres humanos e seus efeitos.

Materiais necessários para a aula: O plano possui um abordagem lúdica, com a utilização de uma Roleta da Sorte e fichários.

Sendo um conteúdo com termos mais técnicos, encorajamos o professor a consultar o material anexo antecipadamente. O material anexado possui como fonte o trabalho: OS EFEITOS DA EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA AMBIENTAL, (material complementar).

Páginas: 17 a 25. Utilize uma ou mais Roletas da Sorte, para sortear uma doença. Um grupo de alunos deverá questionar um outro grupo sobre a categorização e a características das mesmas. Quatro grupos de doenças foram categorizadas e três características uma foram selecionadas de cada uma.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Questione os alunos se existe alguma relação entre: exposição ao Sol e as doenças de pele, A redução da camada de ozônio e determinados cânceres de pele, Quais populações no planeta estão mais expostas às doenças causadas pela radiação solar, Se há períodos de maior ou menor incidência de doenças de pele.