Plano de aula: Movimentos terrestres e estações do ano

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Clima

Sobre esta aula: Este plano é o quarto de uma sequência de cinco que tem por objetivo caracterizar nossos biomas e os fatores determinantes de cada um deles. O objetivo desta aula é tratar da influência das posições relativas do sistema Terra-Sol na determinação das estações do ano, permitindo caracterizar a ocorrência dos solstícios e equinócios. Vale lembrar que os alunos já têm contato prévio com alguns dos conceitos e habilidades que serão tratados aqui. No 6º ano, a EF06CI14 da base preconiza que o aluno possa “Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol”. Uma das habilidades de 8º ano, a EF08CI13, diretamente relacionada à esta aula, diz que o aluno deve estar apto a “Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensional.

Materiais necessários para a aula: Globo terrestre* (é necessário que o globo utilizado respeite a inclinação do eixo terrestre em relação ao plano da órbita), fonte de luz (lâmpada), palitos e massinha, roteiro de orientação da atividade (disponível em https://docs.google.com/document/d/1dJnZrFntDay1xv0-DSmXie_GwYzfAS4LLM0tVce2ogs/edit?usp=sharing). O experimento que será realizado utilizando-se estes materiais pode ser melhor realizado se houver, à disposição, mesas mais amplas ou mesmo no chão.

*Se não houver globos terrestres disponíveis, os alunos poderão construir os seus próprios globos. Material de orientação disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/3304/todo-mundo-com-seu-globo.

Título da aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete o slide referente ao título da aula. Retome com os alunos que a Terra orbita em torno do Sol em seu movimento de translação (movimento este que se completa e serve de base para a definição do período de um ano), enquanto gira em torno de seu próprio eixo de rotação, cuja inclinação em relação ao plano de translação é de aproximadamente 23,5o.