11 planos de aula sobre Movimentos da Terra para trabalhar a distância

Ajude os alunos a compreender os efeitos da rotação e da translação da Terra, as estações do ano e o que é um eclipse

POR:
Daniel Santos
O papel da Ciência e do professor é estimular o conhecimento dos alunos para que possam investigar e explorar o conteúdo, seja na sala de aula e por meio de ensino remoto     Crédito: Getty Images

Por que anoitece no Brasil enquanto amanhece no Japão? Por que o Sol parece se mexer ao longo do dia? A simples resposta “porque sim” não tem lugar aqui, ainda mais com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelecendo entre suas competências o Pensamento Científico, Crítico e Criativo. Os alunos devem ser instigados a investigar, a explorar conceitos e aprofundar dúvidas, ou seja, dar vazão à sua curiosidade. Esse é o papel da Ciência e do docente: estimular o conhecimento. É na sala de aula, física ou virtual, que essa competência deve ser trabalhada.

A habilidade de questionar é construída com a prática da investigação, da análise de argumentos, de dados. O docente deve ajudar o aluno a ser “implicante”, no melhor sentido da palavra. “As questões da Ciência são um convite à implicância, ou seja, os alunos devem se envolver com afinco nas atividades de observação e de experimentação. Eles devem ser treinados para criar hipóteses, categorizar, analisar e construir argumentações”, explica Alcione da Anunciação Caetano, professora de Ciências no Ensino Fundamental 1 da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (MG). Outro ponto importante no desenvolvimento dos alunos, segundo a professora, é a tomada de consciência: os jovens aprendem a pensar nos problemas existentes e a refletir sobre eles com foco numa solução ou, quando não for o caso, ao menos em buscar repostas coerentes.

Ao estimular nos jovens o desejo de investigar, é importante que o docente esteja preparado e ao mesmo tempo prepare os alunos para lidar com as notícias falsas, as tais fake news (do original em inglês). Muitas dessas notícias falsas têm relação com temas científicos, como por exemplo a “Teoria da Terra Plana”. Por isso, o cuidado com as referências e os materiais de estudo deve ser redobrado. “Nada deve ser comunicado sem a referência correta e completa. É fundamental checar a fonte e não passar nada para frente sem um tratamento crítico sobre o que recebe, seja texto, imagem ou vídeo” alerta Alcione.

NOVA ESCOLA conta com diversos planos de aula com temáticas de Ciências. Há materiais para todos os anos do Ensino Fundamental e com sugestões de adaptação para o ensino remoto. Além disso, as referências dos planos, preparados por especialistas, podem ajudar o docente no aperfeiçoamento dos seus próprios conhecimentos. Conheça a seguir uma série de planos que explora os movimentos da Terra e o Universo:

 

Movimentos de rotação e translação da Terra

Indicado para: 6º ano, Geografia
Essa aula explora a movimentação do planeta Terra e vai ajudar os alunos a entender por que o dia tem 24 horas, o que faz com que o ano tenha 365 dias ou ainda como acontece um eclipse. Com os alunos em casa, compartilhe vídeos e textos de estudo que complementam os materiais dessa aula.

Características do movimento de rotação da Terra

Indicado para: 8º ano, Ciências
Esse conteúdo aborda a movimentação do planeta, mas nesse caso, o foco está nas particularidades da rotação. Você pode explicar aos seus alunos a importância desse giro que a Terra dá no próprio eixo, semelhante a um pião. Faça uma videoconferência (chamada de vídeo) com os alunos pelo Google Meet, Zoom ou outro aplicativo para conversar sobre a representação dos movimentos de rotação e translação da Terra, o papel da inclinação do eixo, como esse movimento impacta nas condições de vida e a ocorrência das estações do ano.

Características do movimento de translação da Terra

Indicado para: 8º ano, Ciências
Além de girar em torno de si mesmo, o planeta Terra também gira em torno do Sol, num movimento chamado translação. Aqui, você pode discutir com os alunos qual a trajetória desse movimento e quais as suas características. Utilizando alguma ferramenta de chamada de vídeo ou mesmo o WhatsApp, proponha uma conversa sobre as estações do ano, suas características específicas e como a translação interfere nas variações climáticas.

Causas das estações do ano

Indicado para: 4º ano, Ciências
Qual a relação entre a translação da Terra e a inclinação do eixo de rotação na ocorrência da primavera, do verão, do outono e do inverno. Ajude os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a investigar por que essas estações se repetem, na mesma ordem e nas mesmas épocas do ano. Você pode usar o Google Apresentações para instigar os alunos com a pergunta algumas questões disparadoras. 

As estações do ano nos hemisférios Norte e Sul 

Indicado para: 8º ano, Ciências
Ainda no estudo sobre as estações do ano, esse plano de aula apresenta materiais para compreender a influência do eixo de inclinação da Terra nas diferenças climáticas entre os hemisférios Norte e Sul. Através do Google Meet, do Zoom ou de outra ferramenta de chamada em vídeo, você pode pedir aos alunos que formulem hipóteses sobre o porquê isso ocorre. Teste suas hipóteses utilizando uma bola de isopor ou uma bolinha feita de papel (rascunho), para representar a Terra, um espeto de madeira ou palito de dente para representar o eixo da Terra e caneta hidrocor para estabelecer os hemisférios Norte e Sul.

Relação entre o movimento de rotação da Terra e os fusos horários

Indicado para: 8º ano, Ciências
A ideia desse plano de aula é discutir com os alunos como os fusos horários foram criados e o que a rotação da Terra tem a ver com isso. Realize uma conversa virtual para explicar como a combinação desse movimento com a forma geométrica do planeta levam a uma exposição desigual da superfície da Terra à luz solar ao longo do dia, que resulta na sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.

Eclipses

Indicado para: 5º ano, Ciências
Como acontece esse fenômeno astronômico? Com essa aula, os alunos vão entender como as movimentações do Sol, da Terra e da Lua tornam possível a ocorrência de um eclipse. Com as crianças em casa, permita que elas discorram livremente sobre o que compreendem do o assunto, apresentem suas dúvidas e relatem suas vivências. Por meio de chamada de vídeo, convide os alunos a refletir sobre o que causa esse fenômeno, por que ele não acontece diariamente e quais são as condições ideias para que aconteça.

Movimento aparente do Sol

Indicado para: 4º ano, Ciências
Ajude os alunos a entender por que o Sol parece se movimentar durante o dia. Combine com a turma uma atividade de observação das sombras, para entender como elas se movem conforme o dia avança. Utilizando uma ferramenta para aula virtual, como o Zoom ou o Google Meet, peça para que os alunos compartilhem suas observações e faça questionamentos para que eles compreendam a situação analisada.

Tecnologias para a exploração de outros sistemas planetários

Indicado para: 9º ano, Ciências
Ao longo do tempo, a humanidade se desenvolveu e foi capaz de criar tecnologias para estudar e explorar o espaço. Hoje, cientistas analisam diversas galáxias e planetas do Universo. Quais são os benefícios desses estudos e os limites dessa exploração espacial? Discuta essas questões com os alunos e compartilhe textos e vídeos da Nasa, da Estação Espacial Internacional e outras instituições através do WhatsApp ou Google Drive para juntos debaterem as reflexões.

Teoria da Terra plana: fake news?

Indicado para: 6º ano, Ciências
Tema que ganhou muito destaque nos últimos anos, a teoria que discute se a Terra é mesmo plana pode ser debatida com os alunos, com o propósito de discutir as notícias falsas (fake news). Você pode organizar os alunos em grupos e compartilhar os materiais para estudo por meio de e-mail, WhatsApp ou Google Classroom. Oriente a turma a realizar pesquisas sobre o tema. Com os estudantes em casa, proponha uma análise dos argumentos que sustentam esse pensamento e confronte-os com as evidências da esfericidade do planeta.

A esfericidade dos planetas

Indicado para: 6º ano, Ciências
A Terra é redonda, mas e os outros planetas? Nessa aula, você pode complementar os estudos sobre a esfericidade da Terra e dos outros astros, além de abordar qual a relação dessa característica com a força gravitacional. Compartilhe com os alunos e um vídeo sobre uma experiência na Estação Espacial e discuta com por meio de uma ferramenta de chamada de vídeo, como Zoom ou Google Meet.

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