Plano de Aula

Plano de aula: O Cerrado

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Especificamente para este plano, o objetivo é que o aluno compreenda a formação e distribuição do cerrado e sua importância ambiental

Materiais necessários: Projetor, cópias impressas, papel, tesoura, la?is e borracha.

Material complementar:

As imagens e atividades desta aula estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MXwgYBHV6DeHJMHAp8BQn5c8kJuUVvPCv47hRcY92p9RGnXutdAnQrFtXHwf/geo7-11und04-cerrado.pdf

Para você saber mais:

Depois da Floresta Amazônica, o cerrado é o maior bioma brasileiro. Ele abrange áreas do centro do Brasil, sendo presente nos estados de GO, MT, MS, MG, TO, BA, PI, MA e no DF. Ainda apresenta fragmentos em outros estados, como SP, PR, CE, PA e RO. O cerrado está sob a influência de um clima sazonal, com verões chuvosos e invernos secos, e uma temperatura média anual entre 22 e 23ºC. As máximas mensais podem atingir até 40ºC e as mínimas, em alguns casos, podem chegar a zero (efeito da continentalidade). Essa realidade climática, associada à características de solo e a um relevo suave, promovem a existência de uma vegetação de campo, com árvores esparsas, apresentando formações florestais nas áreas mais úmidas e próximas aos cursos d’águas.

Consulte a dissertação “Cerrado em Quadrinhos”:

ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) UFMG, Belo Horizonte - MG. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/IGCC-9NZTAZ>. Acesso em: 20 jan. 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Cerrado: a caixa d'água do Brasil. Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2019.

TEIXEIRA, Victor. Os domínios morfoclimáticos do Brasil. Disponível em: <http://www.prevest.com.br/dados/editor/file/Os_Dom_nios_Morfoclim_ticos_do_Brasil.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2019.

Contextos prévios: É interessante que o aluno tenha noções de clima, como funcionam os fatores do clima.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos se já ouviram falar do cerrado. Se sim, quais são as suas principais características? Quer dizer, como ele é? É uma vegetação densa? Uma mata fechada? Um campo? Se não, explique que é um tipo de vegetação que será estudado.

Como adequar à sua realidade: Se você vive em área de cerrado, procure usar imagens e exemplos do local. Caso não exista projetor disponível, imprima as imagens desse slide ou use outras semelhantes no seu livro didático

Para você saber mais:

Depois da Floresta Amazônica, o cerrado é o maior bioma brasileiro. Ele abrange áreas do centro do Brasil, sendo presente nos estados de GO, MT, MS, MG, TO, BA, PI, MA e no DF. Ainda apresenta fragmentos em outros estados, como SP, PR, CE, PA e RO. O cerrado está sob a influência de um clima sazonal, com verões chuvosos e invernos secos, e uma temperatura média anual entre 22 e 23ºC. As máximas mensais podem atingir até 40ºC e as mínimas, em alguns casos, podem chegar a zero (efeito da continentalidade). Essa realidade climática, associada à características de solo e a um relevo suave, promovem a existência de uma vegetação de campo, com árvores esparsas, apresentando formações florestais nas áreas mais úmidas e próximas aos cursos d’águas.

ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) UFMG, Belo Horizonte - MG. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/IGCC-9NZTAZ>. Acesso em: 20 jan. 2019.

TEIXEIRA, Victor. Os domínios morfoclimáticos do Brasil. Disponível em: <http://www.prevest.com.br/dados/editor/file/Os_Dom_nios_Morfoclim_ticos_do_Brasil.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2019.

Contextos prévios: É interessante que o aluno tenha noções de clima, como funcionam os fatores do clima.

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