GEO7_11UND04 - Cerrado
Plano de Aula
Plano de aula: O Cerrado
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
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Descrição
Esta sequência didática foi planejada para o 7º ano do Ensino Fundamental, integrando o componente de Geografia com a área de Computação, em especial o eixo de pensamento computacional. O foco é o bioma Cerrado, tratado como “berço das águas”, explorando suas características naturais, a dinâmica climática e a importância de sua preservação. A proposta se articula à BNCC (habilidade EF07GE11, que trata da caracterização das dinâmicas físico-naturais do território nacional) e à BNCC de Computação (habilidade EF06CO01, sobre classificação de informações e dados), além de dialogar com o enfoque da UNESCO sobre a autonomia humana, ressaltando que, mesmo diante de sistemas computacionais, o julgamento e a decisão permanecem como atribuições humanas.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos, estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador e projetor.
Recursos educacionais digitais:
plataforma Teachable Machine.
Materiais Diversos:
cópias impressas, papel, tesoura, lápis e borracha. Acesso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YwSEragsmHMh5RUenvtRDWcsbPZJg76Xm6ZRrBbvnHp3kQHsZrkHD9deHZuu/geo7-11und04-cerrado-plano5282.pdf
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Biodiversidade brasileira
- Aprendizagem de máquina
- Banco de dados
Eixo
- Natureza, ambientes e qualidade de vida
- Pensamento computacional
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a formação, as características principais e a distribuição geográfica do Cerrado.
- Diferenciar as estações seca e chuvosa no Cerrado, reconhecendo suas particularidades climáticas.
- Explorar sistemas de aprendizado de máquina aplicados à análise das características clássicas da vegetação do Cerrado.
- Aplicar a classificação de dados e o treinamento de máquinas em contextos socioambientais.
- Reconhecer a necessidade de grandes volumes de dados bem rotulados para o reconhecimento de padrões em sistemas de IA.
Competências gerais
1. Conhecimento
5. Cultura digital
7. Argumentação
10. Responsabilidade e cidadania
Depois da Floresta Amazônica, o Cerrado é o maior bioma brasileiro. Ele abrange áreas do centro do Brasil, estando presente nos estados de GO, MT, MS, MG, TO, BA, PI, MA e no DF. Ainda apresenta fragmentos em outros estados, como SP, PR, CE, PA e RO.
O Cerrado está sob a influência de um clima sazonal, com verões chuvosos e invernos secos, e uma temperatura média anual entre 22 °C e 23 °C. As máximas mensais podem atingir até 40 °C, e as mínimas, em alguns casos, podem chegar a zero (efeito da continentalidade).
Essa realidade climática, associada às características de solo e a um relevo suave, promovem a existência de uma vegetação de campo, com árvores esparsas, apresentando formações florestais nas áreas mais úmidas e próximas aos cursos d’água.
Para o professor
Bibliografia
- ALVES, Evandro. Cerrado em quadrinhos: experiências e contribuições para o ensino de Geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/items/e0ab7b31-eba4-4688-9ab0-0d7c80152212. Acesso em: 20 jan. 2019.
- PENA, Rodolfo F. Alves. Cerrado: a caixa d’água do Brasil. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/cerrado.htm. Acesso em: 13 jan. 2019.
- SILVA, Cássio Roberto da. Geodiversidade do Brasil: conhecer o passado, entender o presente e prever o futuro. Rio de Janeiro: CPRM, 2008.
- ICMBio. Cerrado em flores: espécies nativas em unidades de conservação do DF. Brasília, 2018.
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Aula
Sobre esta sequência de aulas
Tempo previsto: 100 minutos.
Escopo das aulas
• Aula 1: análise guiada de imagens do Cerrado para identificar formas de vegetação e diferenças entre as estação seca e chuvosa; atividade com história em quadrinhos e legendas para sintetizar características do bioma; mapa mental (localização, clima, vegetação, riscos, disponibilidade hídrica); vídeo curto “Cerrado: o berço das águas”; e atividade final “Cerrado: a caixa d’água do Brasil”.
• Aula 2: introdução com questões disparadoras sobre água e biodiversidade; estudo de árvores e de arbustos do Cerrado (adaptações como casca grossa, galhos tortuosos, flores/frutos e raízes profundas); prática com o Teachable Machine para classificar imagens (organização de coleções, treino/teste e discussão de acurácia e limites); e reflexão “Antes eu pensava… Agora eu penso… Por isso me pergunto…”, conectando evidências e cuidado com o Cerrado.
Aula 1 - Conversa inicial/Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Crédito: Gustavo_Asciutti/GettyImages
Para começar a aula, pergunte aos alunos se eles conseguem identificar a origem da imagem. Alguns podem mencionar seus próprios territórios, enquanto outros podem sugerir um local no continente africano.
Questione sobre as principais características do lugar:
- Como ele é?
- A vegetação é densa?
- É uma mata fechada? Um campo?
Para adaptar à sua realidade: se você reside em uma área de Cerrado, utilize imagens e exemplos locais. Caso não haja projetor disponível, imprima as imagens deste slide ou utilize outras semelhantes do livro didático. Se possível, explorem espaços naturais para observação in situ.
Por fim, revele aos alunos que a imagem representa um bioma brasileiro conhecido como Cerrado.
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