GEO6_04UND03 - Problematização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: O uso responsável da água
Plano 3 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Nesse plano abordaremos o tema: O uso responsável da água, assunto importante para a complementação da habilidade proposta, pois possibilitará o debate sobre a responsabilidade do governo e da população sobre o uso consciente desse recurso. A turma terá a oportunidade de refletir e ampliar o debate sobre o uso consciente da água, rever e aprofundar seus conhecimentos sobre a necessidade do uso da água em diferentes escalas visando a sustentabilidade. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma complementar nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes na habilidade EF06GEO12.
Materiais necessários: Datashow, folha de papel A4, imagens, reportagens de revistas, jornais, panfletos, charges e desenhos impressos ou feitos pelos próprios alunos sobre a água, tesoura,cola, lápis, canetas coloridas e lápis de cor. Peça o material previamente para os alunos e para a escola.
Material Complementar:
Imagem Problematização
Imagem Sistematização
Para você saber mais:
Nações Unidas Brasil. Gestão sustentável da água precisa ser prioridade para empresas brasileiras. Disponível em:
https://nacoesunidas.org/gestao-sustentavel-da-agua-precisa-ser-prioridade-para-empresas-brasileiras/ Acesso em 16 de Janeiro de 2019.
Agência Nacional de Águas. Uso racional da água. Disponível em: https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/handle/ana/24 . Acesso em 16 de Janeiro de 2019.
Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo e as principais formas de destinação desse recurso natural.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o tema da aula. Informe aos alunos que nesta aula eles estudarão sobre o uso responsável da água, a sua importância e seus usos no cotidiano. Para isso, faremos uma revisão sobre o ciclo da água na natureza e relacionaremos aos fatores naturais e humanos que interferem nesse processo como no caso do escoamento da água em ambientes urbanos, rurais e reservas ecológicas (áreas com ou sem vegetação), ressaltando a relevância de cada área para a continuidade do ciclo hidrológico e a preservação dos rios e lagos . Assistiremos o vídeo disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA): Nossa água: saber usar para não faltar, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis e como atividade produziremos um fanzine sobre o tema da aula.
Como adequar à sua realidade: Se possível, para enriquecer sua aula, busque informações sobre o uso da água em seu município ou estado, como: dados quantitativos e qualitativos sobre o uso da água, bairro que desperdiça mais ou menos água, se há incentivos financeiros e campanhas para incentivar o uso racional da água.
Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo e as principais formas de destinação desse recurso natural. O aluno deverá compreender a diferença entre uso doméstico e econômico da água, e é necessário que ele saiba diferenciar os setores econômicos: comércio, agricultura e indústria
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO