GEO6_04UND03 - Problematização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: O uso responsável da água
Plano 3 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Nesse plano abordaremos o tema: O uso responsável da água, assunto importante para a complementação da habilidade proposta, pois possibilitará o debate sobre a responsabilidade do governo e da população sobre o uso consciente desse recurso. A turma terá a oportunidade de refletir e ampliar o debate sobre o uso consciente da água, rever e aprofundar seus conhecimentos sobre a necessidade do uso da água em diferentes escalas visando a sustentabilidade. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma complementar nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes na habilidade EF06GEO12.
Materiais necessários: Datashow, folha de papel A4, imagens, reportagens de revistas, jornais, panfletos, charges e desenhos impressos ou feitos pelos próprios alunos sobre a água, tesoura,cola, lápis, canetas coloridas e lápis de cor. Peça o material previamente para os alunos e para a escola.
Material Complementar:
Imagem Problematização
Imagem Sistematização
Para você saber mais:
Nações Unidas Brasil. Gestão sustentável da água precisa ser prioridade para empresas brasileiras. Disponível em:
https://nacoesunidas.org/gestao-sustentavel-da-agua-precisa-ser-prioridade-para-empresas-brasileiras/ Acesso em 16 de Janeiro de 2019.
Agência Nacional de Águas. Uso racional da água. Disponível em: https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/handle/ana/24 . Acesso em 16 de Janeiro de 2019.
Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo e as principais formas de destinação desse recurso natural.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o tema da aula. Informe aos alunos que nesta aula eles estudarão sobre o uso responsável da água, a sua importância e seus usos no cotidiano. Para isso, faremos uma revisão sobre o ciclo da água na natureza e relacionaremos aos fatores naturais e humanos que interferem nesse processo como no caso do escoamento da água em ambientes urbanos, rurais e reservas ecológicas (áreas com ou sem vegetação), ressaltando a relevância de cada área para a continuidade do ciclo hidrológico e a preservação dos rios e lagos . Assistiremos o vídeo disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA): Nossa água: saber usar para não faltar, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis e como atividade produziremos um fanzine sobre o tema da aula.
Como adequar à sua realidade: Se possível, para enriquecer sua aula, busque informações sobre o uso da água em seu município ou estado, como: dados quantitativos e qualitativos sobre o uso da água, bairro que desperdiça mais ou menos água, se há incentivos financeiros e campanhas para incentivar o uso racional da água.
Contextos prévios: É importante que o aluno conheça o ciclo da água e os fatores naturais e humanos que interferem nesse processo e as principais formas de destinação desse recurso natural. O aluno deverá compreender a diferença entre uso doméstico e econômico da água, e é necessário que ele saiba diferenciar os setores econômicos: comércio, agricultura e indústria
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos, com no máximo 4 alunos, e converse com a turma sobre os possíveis usos da água considerando o abastecimento humano (beber, tomar banho, cozinhar), agricultura e criação de animais (dar de beber aos animais, irrigação, limpeza do maquinário), indústrias, comércios e prestação de serviços em geral (pesca, geração de energia, produção de alimentos e materiais industrializados, escolas). Peça para que eles digam como cada setor utiliza água. Aproveite para revisar com a turma o ciclo da água e converse sobre as diferenças de escoamento da água e como isso pode influenciar no nosso cotidiano, seja por meio do abastecimento das reservas naturais de água, poluição das águas subterrâneas ou até mesmo à ocorrência de alagamentos.
Para você saber mais:
Agência Nacional de Águas (ANA). Usos da água.
Disponível em: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/usos-da-agua. Acesso em 16 de Janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Assista com a turma o vídeo “O uso racional da água”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis e converse com a turma sobre os usos da água, abra espaço para a discussão sobre como cada setor da sociedade poderia se responsabilizar pelo uso sustentável e como o governo poderia incentivar o consumo consciente desse recurso indispensável.
Material complementar:
Imagem Problematização
Como adequar à sua realidade: Pesquise campanhas do seu estado ou município que incentivam o uso consciente da água.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: Explique aos alunos que neste momento eles farão um fanzine sobre o tema da aula. Fanzine é uma forma de expressão artística por meio de ilustração, grafias, charges que antigamente era usado para demonstrar o carinho de fãs pelos ídolos do rock. Como a produção do fanzine não tem caráter profissional ou oficial de conteúdo relativo a um tema específico, ele pode ser utilizado como facilitador para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo de forma artística.
Para montar o fanzine, peça para que cada grupo tenha disponível os materiais solicitados anteriormente que são: folha de papel A4, imagens de revistas, jornais, panfletos, charges e desenhos impressos ou feitos pelos próprios alunos, tesoura,cola, lápis, canetas coloridas, lápis de cor e hidrocor.
Será interessante que você tenha um fanzine pronto para utilizar como exemplo e inspiração em sala de aula, encontrados na seção Para você saber mais.
Para você saber mais:
UFRGS. Fanzine na sala de aula: uma proposta pedagógica de incentivo à produção textual.
Disponível em: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/Vol%2C6%20n.2/fanzine-na-sala-de-aula-uma-proposta-pedagogica-de-incentivo-a-producao-textual. Acesso em 16 de Janeiro de 2019.
UFF. Fanzine na educação.
Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/fanzine-na-educacao. Acesso em: 16 de Janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após os fanzines prontos, peça para que um aluno representante de cada grupo apresente brevemente o seu fanzine para a turma. Neste momento, os alunos observarão a expressão de cada grupo de forma crítica e artística sobre o assunto da aula: o uso responsável da água.
Material complementar
Imagem Sistematização
Desdobramentos para as aulas seguintes: Exponha os fanzines no mural em forma de varal de ideias em um espaço da escola de grande circulação de pessoas.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_04UND03
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reflitam sobre o uso consciente da água pelo governo e pela população. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e informe aos alunos que nesta aula eles estudarão sobre o uso responsável da água, a sua importância e seus usos no cotidiano.
Contextualização (50 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Converse com a turma sobre os possíveis usos da água considerando o abastecimento humano (beber, tomar banho, cozinhar), agricultura e criação de animais (dar de beber aos animais, irrigação, limpeza do maquinário), indústrias, comércios e prestação de serviços em geral (pesca, geração de energia, produção de alimentos e materiais industrializados, escolas). Peça para que eles digam como cada setor utiliza água.
- Envie o vídeo disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA): Nossa água: saber usar para não faltar, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis. Acesso em 30/06/2020.
- Agência Nacional de Águas (ANA). Usos da água. Disponível em: http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/usos-da-agua. Acesso em 02/07/2020.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original. Envie o link do vídeo “O uso racional da água”, disponibilizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do no link: https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis e converse com a turma sobre os usos da água, sobre como cada setor da sociedade poderia se responsabilizar pelo uso sustentável e como o governo poderia incentivar o consumo consciente desse recurso indispensável.
- Imagem Problematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g8RzKZ5MRPzXN9pAcxJQ3UnG6uepXKREbyzaHvjAt3k8dP476p6Xh4dbw4xq/geo6-04und03-problematizacao-imagem.pdf. Acesso em 02/07/2020
Se preferir, envie o link utilizando alguma das ferramentas sugeridas no inicio do plano.
Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, e explique aos alunos que neste momento eles farão um fanzine sobre o tema da aula. Fanzine é uma forma de expressão artística por meio de ilustração, grafias, charges que antigamente era usado para demonstrar o carinho de fãs pelos ídolos do rock. Como a produção do fanzine não tem caráter profissional ou oficial de conteúdo relativo a um tema específico, ele pode ser utilizado como facilitador para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo de forma artística.
Para montar o fanzine, peça para que cada aluno tenha disponível os materiais solicitados anteriormente que são: folha de papel A4, imagens de revistas, jornais, panfletos, charges e desenhos impressos ou feitos pelos próprios alunos, tesoura, cola, lápis, canetas coloridas, lápis de cor e hidrocor.
Será interessante que você tenha um fanzine pronto para utilizar como exemplo e inspiração. Mande fotos e registros aos estudantes.
FICA A SUGESTÃO DA LEITURA DOS MATERIAIS:
- UFRGS. Fanzine na sala de aula: uma proposta pedagógica de incentivo à produção textual. Disponível em: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/Vol%2C6%20n.2/fanzine-na-sala-de-aula-uma-proposta-pedagogica-de-incentivo-a-producao-textual. Acesso em 02/07/2020.
- UFF. Fanzine na educação. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/fanzine-na-educacao. Acesso em 02/07/2020.
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Após os fanzines prontos, peça para que os alunos apresentem brevemente o seu fanzine para a turma. Em vídeos curtos, de no máximo 1 minutos, que deve ser enviado no grupo de WhatsApp da turma.
- Imagem Sistematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H6ebZUjf3bTyFdTSpbJvHRTwjSqfaDTnuBNcbCZ8MXTm68HDP7dg7DKetTmx/geo6-04und03-sistematizacao-imagem.pdf. Acesso em 30/06/2020
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem os estudantes na produção das fanzines, e gravação dos vídeos para apresentação no grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Mello
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Refletir sobre o uso consciente da água pelo governo e pela população.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.