Plano de aula: Água e a erosão do solo

Plano 10 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Importância da água na escala local e em diferentes escalas.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos estudarão a ação da água como agente erosivo em área rural e urbana e sua contribuição para a formação de voçorocas. Para tanto se faz necessário revisar o ciclo da água na natureza e caracterizar o ambiente rural e urbano. Utilizaremos ilustrações que representem o relevo e a ação da água como agente erosivo, estudaremos as causas e consequências da formação das voçorocas e finalizaremos com a produção de um jogo da forca sobre a formação de voçorocas.

Materiais necessários: Data show, celular ou computador com acesso à internet, folha de papel A4, lápis, caneta colorida. Peça o material previamente para os alunos individualmente e para a escola.

Para você saber mais:

A erosão é o processo natural de transporte e deposição de materiais do solo e das rochas, geralmente relacionado ao intemperismo que, por sua vez, está relacionado a desagregação e decomposição dos solos e rochas. A água é um dos principais agentes erosivos do relevo, seja devido a ação da água da chuva, rios, mares ou glaciação.

Voçoroca é um dos tipos de erosão causada pela escavação do solo devido a ação da água canalizada que flui por um longo período de tempo numa ravina (depressão no solo produzida pelo escoamento da água.

A voçoroca está associada à paisagens que tiveram o solo exposto devido a retirada da vegetação

Práticas mecânicas de conservação de água e solo. Unesp. Disponível em:

<https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/62/2/Unidade_1.pdf>. Acesso em: 17 mar 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos conheçam as principais formas de relevo terrestre, que saibam o conceito de erosão, compreendam a importância da água como agente modelador do relevo e que possam diferenciar os ambientes rural e urbano.

Tema da aula

Orientações: Conte para a turma que nesta aula eles estudarão sobre a ação da água como agente erosivo e a formação de voçorocas em ambientes rurais e urbanos. Após analisar a ação da erosão será proposto a confecção do tradicional jogo da forca sobre a formação da voçoroca.

Como adequar à sua realidade: Leve para a sala de aula reportagens de jornal, revista ou internet sobre a formação de voçorocas na sua cidade.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA