Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_04UND10
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Meet.
- Optativas: Google Classroom, YouTube, Google Jamboard
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes analisem a água como agente erosivo e a formação de voçorocas em ambientes rurais e urbanos. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e conte para a turma que nesta aula eles estudarão sobre a ação da água como agente erosivo e a formação de voçorocas em ambientes rurais e urbanos. Após analisar a ação da erosão será proposto a confecção do tradicional jogo da forca sobre a formação da voçoroca.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Pergunte quais formas de relevo estão presente nas imagens da paisagem.
Questione a turma sobre quais agentes externos são corresponsáveis pelas formas terrestres. Neste momento, espera-se que os alunos apresentem como exemplo o vento, a água e a ação humana que são os principais modeladores do relevo terrestre.
Em seguida, envie as imagens para a turma e pergunte o que há em comum entre elas. É esperado que os alunos falem sobre a presença da água. Comente que a água, por ser o principal agente erosivo, interfere diretamente no relevo, devemos pensar nas diversas formas que a água atua, como exemplo: os rios, mares, geleiras e águas subterrâneas. Nesta aula aprofundaremos nossos conhecimentos sobre a ação da água como agente erosivo e consideraremos também ação humana nesse processo.
Problematização (20 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original com as imagens, e pergunte a turma o que eles observam na imagem, se o solo sofreu algum tipo de desgaste e quais as evidências que eles podem notar para explicar a existência o não desse desgaste.
Se quiser, retorne ao slide do plano original, e complemente seu vídeo com mais informações.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, explique aos alunos que neste momento eles farão uma pesquisa sobre o tema da aula e que essa pesquisa contribuirá para produção do nosso jogo da forca. Pergunte se todos conhecem o jogo da forca.
Forca é um jogo bastante tradicional, em que o jogador precisa acertar a palavra proposta, por meio de dicas e o número de letras. No entanto, a proposta do nosso jogo da forca é que seja feito por frases e não palavras e que essas frases estejam relacionadas aos seguintes temas:
- Formação das voçorocas;
- Impactos ambientais das voçorocas
- Prevenção e diminuição de riscos de formação das voçorocas.
Para a produção das frases que serão utilizadas para o jogo da forca, organize a turma em grupos e explique que cada grupo deverá escolher um dos temas sugeridos.
- Se preferir, substitua esse jogo, pela utilização da ferramenta do Google Jamboard https://www.youtube.com/watch?v=zXoi7qRZ8R4. Acesso em 02/07/2020
Sistematização (40 minutos- sincronamente)
Após recolher todas as frases feitas pelos alunos é a hora de jogar.
Faça o desenho tradicional da forca no quadro e explique que o jogo será de frases sobre o tema da aula. Use o Google Meet, para um momento síncrono.
O aluno que começar a palpitar sobre a informação poderá escolher uma letra, palavra ou a frase completa. Após o seu palpite, acertando ou não, será a vez de outro aluno.
Convite às famílias
Oriente que as famílias acompanhem os estudantes na etapa da ação propositiva.