GEO6_12UND05 - Material da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Desperdício e consumo consciente de água
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.
Neste plano, os alunos, reunidos em grupos de quatro integrantes, terão a oportunidade de refletir sobre suas ações no cotidiano, que podem ser de desperdício ou de consumo consciente de água. Eles serão desafiados a construírem um jogo para um professor que tem a intenção de trabalhar o tema Consumo consciente de água com os seus alunos.
Observação: Em casa ou em uma aula anterior à aplicação deste plano, peça que os alunos pesquisem, em livros didáticos, na internet ou conversem com algumas pessoas e listem no caderno cinco ações que levam ao desperdício de água e cinco ações que contribuem para a sua preservação.
Materiais necessários: Datashow, dados, botões com cores variadas e de tamanho médio, cola, tesoura, cartolina, canetas colorida, lápis de cor e régua.
Na ausência de um dado os alunos podem construir um. O modelo está disponível no Material Complementar Tabuleiro e Etiquetas.
Material complementar:
GEO6_12UND05 - Material da Contextualização:
GEO06_12UND05 - Material da Problematização:
GEO06_15UND05 - Etapas da Ação Propositiva/Esquema
GEO6_12UND05 - Tabuleiro e Etiquetas:
Para você saber mais:
O que é consumo consciente? Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/7591-o-que-%C3%A9-consumo-consciente>. Acesso em: 16 jan. 2019.
Quem é o consumidor consciente? Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente>. Acesso em: 16 jan 2019.
Vídeo Vencedor da Campanha Consumo Consciente da Água. Youtube, 2015 (2min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Edss7dyuL4E>. Acesso em: 17 jan 2019.
A situação do consumo e desperdício de água no Brasil. EOS Organização e Sistemas. Disponível em: <https://www.eosconsultores.com.br/consumo-e-desperdicio-de-agua/>. Acesso em: 16 jan 2019.
GARCIA, GIselle. Dinamarca reduziu consumo per capita de água em 35% nos últimos 20 anos. Agência Brasil, 20/03/2015. Disponível em:
RIBEIRO JUNIOR, Valdir. 5 apps para você fazer sua parte e economizar água. Revista Exame, 24/07/2014. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/5-apps-para-voce-fazer-sua-parte-e-economizar-agua/>. Acesso em: 17 jan 2019.
Contextos prévios: Para este plano é importante que o aluno domine o conceito de consumo consciente.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que nesta aula eles terão o desafio de elaborar um jogo de tabuleiro, que será utilizado por um professor, que tem a intenção de trabalhar o assunto Desperdício e Consumo Consciente de água com seus alunos.
Como adequar à sua realidade: Caso o município onde a escola está situada tenha alguma prática de consumo consciente ou algum exemplo de grande desperdício de água, inclua essa discussão no momento da contextualização.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou imprima para os alunos os slides 3, 4 e 5 para que acompanhem a discussão. Após ler o texto que indica o consumo médio de água de um brasileiro e o recomendado pela ONU (slide 3), projete o slide 4, ou peça que observem o impresso, que mostra que a Dinamarca reduziu o consumo de água e o quadro comparativo de consumo de água em alguns países. Incentive-os a analisar as diferenças de consumo entre os países e leve-os a pensar se existe relação entre desenvolvimento econômico e consumo de água. Pergunte, por exemplo:
- Será que países mais ricos, em geral, consomem muito mais água do que o recomendado?
- Será que precisam tanto assim de água?
- Quais são os países que estão muito abaixo do valor estabelecido como necessário pela ONU?
- Como deve ser a vida dessas pessoas?
Explore também o fato da Dinamarca, um país desenvolvido, ter conseguido uma redução no consumo, quando a população passou a pagar mais por ela.
Mostre o slide 5 ou peça que eles leiam a pergunta da folha impressa que aparece o garoto tomando banho. Inicie a discussão a partir da pergunta: “No dia a dia vocês praticam ações de preservação de água?” Incentive-os a dar exemplos de ações de preservação ou, caso tenha na sala exemplos de desperdício de água peça também que dê os exemplos, de desperdício praticadas por eles ou pela família.
GEO6_12UND05 - Material da Contextualização
Como adequar à sua realidade: Caso o município onde a escola está localizada tenha algum projeto de consumo consciente ou algum exemplo de grande desperdício de água, inclua essa discussão no momento da contextualização.
Para você saber mais:
GARCIA, GIselle. Dinamarca reduziu consumo per capita de água em 35% nos últimos 20 anos. Agência Brasil, 20/03/2015. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-03/dinamarca-reduziu-consumo-capita-de-agua-em-35-nos-ultimos-20-ano>. Acesso em: 17 jan. 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Consumo de água no mundo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consumo-agua-no-mundo.htm>. Acesso em: 17 jan 2019.
Contextualização
Orientações: Projete ou imprima para os alunos os slides 3, 4 e 5 para que acompanhem a discussão. Após ler o texto que indica o consumo médio de água de um brasileiro e o recomendado pela ONU (slide 3), projete o slide 4, ou peça que observem o impresso, que mostra que a Dinamarca reduziu o consumo de água e o quadro comparativo de consumo de água em alguns países. Incentive-os a analisar as diferenças de consumo entre os países e leve-os a pensar se existe relação entre desenvolvimento econômico e consumo de água. Pergunte, por exemplo:
- Será que países mais ricos, em geral, consomem muito mais água do que o recomendado?
- Será que precisam tanto assim de água?
- Quais são os países que estão muito abaixo do valor estabelecido como necessário pela ONU?
- Como deve ser a vida dessas pessoas?
Explore também o fato da Dinamarca, um país desenvolvido, ter conseguido uma redução no consumo, quando a população passou a pagar mais por ela.
Mostre o slide 5 ou peça que eles leiam a pergunta da folha impressa que aparece o garoto tomando banho. Inicie a discussão a partir da pergunta: “No dia a dia vocês praticam ações de preservação de água?” Incentive-os a dar exemplos de ações de preservação ou, caso tenha na sala exemplos de desperdício de água peça também que dê os exemplos, de desperdício praticadas por eles ou pela família.
GEO6_12UND05 - Material da Contextualização
Como adequar à sua realidade: Caso o município onde a escola está localizada tenha algum projeto de consumo consciente ou algum exemplo de grande desperdício de água, inclua essa discussão no momento da contextualização.
Para você saber mais:
GARCIA, GIselle. Dinamarca reduziu consumo per capita de água em 35% nos últimos 20 anos. Agência Brasil, 20/03/2015. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-03/dinamarca-reduziu-consumo-capita-de-agua-em-35-nos-ultimos-20-ano>. Acesso em: 17 jan. 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Consumo de água no mundo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consumo-agua-no-mundo.htm>. Acesso em: 17 jan 2019.
Contextualização
Orientações: Projete ou imprima para os alunos os slides 3, 4 e 5 para que acompanhem a discussão. Após ler o texto que indica o consumo médio de água de um brasileiro e o recomendado pela ONU (slide 3), projete o slide 4, ou peça que observem o impresso, que mostra que a Dinamarca reduziu o consumo de água e o quadro comparativo de consumo de água em alguns países. Incentive-os a analisar as diferenças de consumo entre os países e leve-os a pensar se existe relação entre desenvolvimento econômico e consumo de água. Pergunte, por exemplo:
- Será que países mais ricos, em geral, consomem muito mais água do que o recomendado?
- Será que precisam tanto assim de água?
- Quais são os países que estão muito abaixo do valor estabelecido como necessário pela ONU?
- Como deve ser a vida dessas pessoas?
Explore também o fato da Dinamarca, um país desenvolvido, ter conseguido uma redução no consumo, quando a população passou a pagar mais por ela.
Mostre o slide 5 ou peça que eles leiam a pergunta da folha impressa que aparece o garoto tomando banho. Inicie a discussão a partir da pergunta: “No dia a dia vocês praticam ações de preservação de água?” Incentive-os a dar exemplos de ações de preservação ou, caso tenha na sala exemplos de desperdício de água peça também que dê os exemplos, de desperdício praticadas por eles ou pela família.
GEO6_12UND05 - Material da Contextualização
Como adequar à sua realidade: Caso o município onde a escola está localizada tenha algum projeto de consumo consciente ou algum exemplo de grande desperdício de água, inclua essa discussão no momento da contextualização.
Para você saber mais:
GARCIA, GIselle. Dinamarca reduziu consumo per capita de água em 35% nos últimos 20 anos. Agência Brasil, 20/03/2015. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-03/dinamarca-reduziu-consumo-capita-de-agua-em-35-nos-ultimos-20-ano>. Acesso em: 17 jan. 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Consumo de água no mundo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consumo-agua-no-mundo.htm>. Acesso em: 17 jan 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou faça a pergunta presente no slide 6. Alimente a discussão perguntando por exemplo:
- Por que é importante estudar o tema?
- O tema só deve ser estudado no 6º ano?
- Mesmo crianças menores devem discutir esse tema?
Após a discussão projete ou fale o conteúdo presente no slide 7. Explique que eles deverão criar um jogo para ajudar um professor que quer trabalhar com a turma dele o tema “Desperdício e Consumo Consciente de água”.
Em seguida passe para o slide 8. Caso não tenha como projetar imprima e mostre a ilustração. Pergunte para os alunos se conhecem esse tipo de jogo e, independente da resposta, explique como funciona ou peça para que um aluno explique.
Esclareça à turma que o jogo terá relação com o assunto que pesquisaram em casa e também discutiram em sala. Explique que ao organizarem o tabuleiro eles deverão levar em conta que as ações de consumo consciente de água devem ser valorizadas enquanto as ações de desperdício devem receber punições.
Sobre o jogo:
O jogo proposto é uma simplificação do jogo de tabuleiro ludo.
Ludo ("eu jogo" em latim, e também nomeado popularmente no Brasil de "Furbica") é o nome utilizado em português para uma versão do jogo indiano Pachisi, um jogo de corrida para dois a quatro jogadores.
Peças: tabuleiro, um dado e quatro peões (utilizaremos quatro botões de tamanho médio e de cores variadas). Caso não tenha botões outro objeto pode ser usado como, por exemplo, tampinhas de garrafas.
Na ausência de um dado os alunos podem construir um. O modelo está disponível no Material Complementar Tabuleiro e Etiquetas.
O objetivo do jogo proposto é ser o primeiro a chegar à casa final percorrendo o percurso do tabuleiro.
Quanto às regras, cada jogador, na sua vez lança um dado e avança com o seu peão o número de casas indicado.
Não é permitido mais do que um peão em cada casa. Caso um peão venha a ocupar uma casa ocupada por um peão de outro jogador, o peão original regressará à casa inicial.
Ao longo do percurso, dependendo de onde o peão estacionar, o jogador poderá avançar ou recuar algumas casas, conforme a indicação presente no tabuleiro.
Regra opcional: Quando o jogador entra com um peão na parte final, poderá completar o percurso somente se tirar o número de casas exato da casa final. Caso tire um número maior, o jogador entra e retrocede o número das casas que sobraram.
Caso queira, pode alterar ou acrescentar alguma regra no jogo.
Material complementar:
GEO06_12UND05 - Material da Problematização
Problematização
Orientações: Projete, escreva no quadro ou faça a pergunta presente no slide 6. Alimente a discussão perguntando por exemplo:
- Por que é importante estudar o tema?
- O tema só deve ser estudado no 6º ano?
- Mesmo crianças menores devem discutir esse tema?
Após a discussão projete ou fale o conteúdo presente no slide 7. Explique que eles deverão criar um jogo para ajudar um professor que quer trabalhar com a turma dele o tema “Desperdício e Consumo Consciente de água”.
Em seguida passe para o slide 8. Caso não tenha como projetar imprima e mostre a ilustração. Pergunte para os alunos se conhecem esse tipo de jogo e, independente da resposta, explique como funciona ou peça para que um aluno explique.
Esclareça à turma que o jogo terá relação com o assunto que pesquisaram em casa e também discutiram em sala. Explique que ao organizarem o tabuleiro eles deverão levar em conta que as ações de consumo consciente de água devem ser valorizadas enquanto as ações de desperdício devem receber punições.
Sobre o jogo:
O jogo proposto é uma simplificação do jogo de tabuleiro ludo.
Ludo ("eu jogo" em latim, e também nomeado popularmente no Brasil de "Furbica") é o nome utilizado em português para uma versão do jogo indiano Pachisi, um jogo de corrida para dois a quatro jogadores.
Peças: tabuleiro, um dado e quatro peões (utilizaremos quatro botões de tamanho médio e de cores variadas). Caso não tenha botões outro objeto pode ser usado como, por exemplo, tampinhas de garrafas.
Na ausência de um dado os alunos podem construir um. O modelo está disponível no Material Complementar Tabuleiro e Etiquetas.
O objetivo do jogo proposto é ser o primeiro a chegar à casa final percorrendo o percurso do tabuleiro.
Quanto às regras, cada jogador, na sua vez lança um dado e avança com o seu peão o número de casas indicado.
Não é permitido mais do que um peão em cada casa. Caso um peão venha a ocupar uma casa ocupada por um peão de outro jogador, o peão original regressará à casa inicial.
Ao longo do percurso, dependendo de onde o peão estacionar, o jogador poderá avançar ou recuar algumas casas, conforme a indicação presente no tabuleiro.
Regra opcional: Quando o jogador entra com um peão na parte final, poderá completar o percurso somente se tirar o número de casas exato da casa final. Caso tire um número maior, o jogador entra e retrocede o número das casas que sobraram.
Caso queira, pode alterar ou acrescentar alguma regra no jogo.
Material complementar:
GEO06_12UND05 - Material da Problematização
Problematização
Orientações: Projete, escreva no quadro ou faça a pergunta presente no slide 6. Alimente a discussão perguntando por exemplo:
- Por que é importante estudar o tema?
- O tema só deve ser estudado no 6º ano?
- Mesmo crianças menores devem discutir esse tema?
Após a discussão projete ou fale o conteúdo presente no slide 7. Explique que eles deverão criar um jogo para ajudar um professor que quer trabalhar com a turma dele o tema “Desperdício e Consumo Consciente de água”.
Em seguida passe para o slide 8. Caso não tenha como projetar imprima e mostre a ilustração. Pergunte para os alunos se conhecem esse tipo de jogo e, independente da resposta, explique como funciona ou peça para que um aluno explique.
Esclareça à turma que o jogo terá relação com o assunto que pesquisaram em casa e também discutiram em sala. Explique que ao organizarem o tabuleiro eles deverão levar em conta que as ações de consumo consciente de água devem ser valorizadas enquanto as ações de desperdício devem receber punições.
Sobre o jogo:
O jogo proposto é uma simplificação do jogo de tabuleiro ludo.
Ludo ("eu jogo" em latim, e também nomeado popularmente no Brasil de "Furbica") é o nome utilizado em português para uma versão do jogo indiano Pachisi, um jogo de corrida para dois a quatro jogadores.
Peças: tabuleiro, um dado e quatro peões (utilizaremos quatro botões de tamanho médio e de cores variadas). Caso não tenha botões outro objeto pode ser usado como, por exemplo, tampinhas de garrafas.
Na ausência de um dado os alunos podem construir um. O modelo está disponível no Material Complementar Tabuleiro e Etiquetas.
O objetivo do jogo proposto é ser o primeiro a chegar à casa final percorrendo o percurso do tabuleiro.
Quanto às regras, cada jogador, na sua vez lança um dado e avança com o seu peão o número de casas indicado.
Não é permitido mais do que um peão em cada casa. Caso um peão venha a ocupar uma casa ocupada por um peão de outro jogador, o peão original regressará à casa inicial.
Ao longo do percurso, dependendo de onde o peão estacionar, o jogador poderá avançar ou recuar algumas casas, conforme a indicação presente no tabuleiro.
Regra opcional: Quando o jogador entra com um peão na parte final, poderá completar o percurso somente se tirar o número de casas exato da casa final. Caso tire um número maior, o jogador entra e retrocede o número das casas que sobraram.
Caso queira, pode alterar ou acrescentar alguma regra no jogo.
Material complementar:
GEO06_12UND05 - Material da Problematização
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça que os alunos se organizem em quartetos e distribua para os grupos o material impresso para a confecção do jogo (Etapas da Ação Propositiva e Tabuleiro e Etiquetas). Explique as etapas à medida que eles acompanham no slide ou no material impresso que receberam. Mostre o esquema de montagem do tabuleiro para que eles tenham uma noção do produto final. Mostre e explique que eles tem o desenho do percurso e as etiquetas e deverão montar sobre a cartolina o tabuleiro do jogo (slides 11,12 e 13).
Lembre a turma que duas etiquetas estão em branco e que deverão ser construídas por eles. Uma indicando ação de consumo consciente água e outra de desperdício de água.
Ajude-os, se necessário, falando outras ações de desperdício ou de preservação de água para completarem as etiquetas.
Exemplos de desperdícios: ligar a máquina para lavar uma pequena quantidade de roupa, desperdiçar água lavando calçada e carro, dar descarga no vaso sanitário sem necessidade. Exemplos de consumo consciente: fechar o chuveiro enquanto se ensaboa, usar a água do enxágue da máquina para lavar o quintal, fazer os últimos enxágues das roupas com água armazenada no tanque.
Peça que iniciem o trabalho e o executem de forma cuidadosa, lembrando que ele será utilizado por outros alunos.
Caso precisem construir o dado, lembre-os que as orientações estão impressas.
GEO6_12UND05 - Etapas da Ação Propositiva/Esquema
GEO6_12UND05 - Tabuleiro e Etiquetas
Ação Propositiva
Orientações: Peça que os alunos se organizem em quartetos e distribua para os grupos o material impresso para a confecção do jogo (Etapas da Ação Propositiva e Tabuleiro e Etiquetas). Explique as etapas à medida que eles acompanham no slide ou no material impresso que receberam. Mostre o esquema de montagem do tabuleiro para que eles tenham uma noção do produto final. Mostre e explique que eles tem o desenho do percurso e as etiquetas e deverão montar sobre a cartolina o tabuleiro do jogo (slides 11,12 e 13).
Lembre a turma que duas etiquetas estão em branco e que deverão ser construídas por eles. Uma indicando ação de consumo consciente água e outra de desperdício de água.
Ajude-os, se necessário, falando outras ações de desperdício ou de preservação de água para completarem as etiquetas.
Exemplos de desperdícios: ligar a máquina para lavar uma pequena quantidade de roupa, desperdiçar água lavando calçada e carro, dar descarga no vaso sanitário sem necessidade. Exemplos de consumo consciente: fechar o chuveiro enquanto se ensaboa, usar a água do enxágue da máquina para lavar o quintal, fazer os últimos enxágues das roupas com água armazenada no tanque.
Peça que iniciem o trabalho e o executem de forma cuidadosa, lembrando que ele será utilizado por outros alunos.
Caso precisem construir o dado, lembre-os que as orientações estão impressas.
GEO6_12UND05 - Etapas da Ação Propositiva/Esquema
GEO6_12UND05 - Tabuleiro e Etiquetas
Ação Propositiva
Orientações: Peça que os alunos se organizem em quartetos e distribua para os grupos o material impresso para a confecção do jogo (Etapas da Ação Propositiva e Tabuleiro e Etiquetas). Explique as etapas à medida que eles acompanham no slide ou no material impresso que receberam. Mostre o esquema de montagem do tabuleiro para que eles tenham uma noção do produto final. Mostre e explique que eles tem o desenho do percurso e as etiquetas e deverão montar sobre a cartolina o tabuleiro do jogo (slides 11,12 e 13). Lembre a turma que duas etiquetas estão em branco e que deverão ser construídas por eles. Uma indicando ação de consumo consciente água e outra de desperdício de água.
Ajude-os, se necessário, falando outras ações de desperdício ou de preservação de água para completarem as etiquetas. Exemplos de desperdícios: ligar a máquina para lavar uma pequena quantidade de roupa, desperdiçar água lavando calçada e carro, dar descarga no vaso sanitário sem necessidade. Exemplos de consumo consciente: fechar o chuveiro enquanto se ensaboa, usar a água do enxágue da máquina para lavar o quintal, fazer os últimos enxágues das roupas com água armazenada no tanque.
Peça que iniciem o trabalho e o executem de forma cuidadosa, lembrando que ele será utilizado por outros alunos.
Caso precisem construir o dado, lembre-os que as orientações estão impressas.
Material complementar:
GEO06_15UND05 Etapas da Ação Propositiva/Esquema
GEO6_12UND05. Tabuleiro e Etiquetas
Ação Propositiva
Orientações: Peça que os alunos se organizem em quartetos e distribua para os grupos o material impresso para a confecção do jogo (Etapas da Ação Propositiva e Tabuleiro e Etiquetas). Explique as etapas à medida que eles acompanham no slide ou no material impresso que receberam. Mostre o esquema de montagem do tabuleiro para que eles tenham uma noção do produto final. Mostre e explique que eles tem o desenho do percurso e as etiquetas e deverão montar sobre a cartolina o tabuleiro do jogo (slides 11,12 e 13).
Lembre a turma que duas etiquetas estão em branco e que deverão ser construídas por eles. Uma indicando ação de consumo consciente água e outra de desperdício de água.
Ajude-os, se necessário, falando outras ações de desperdício ou de preservação de água para completarem as etiquetas.
Exemplos de desperdícios: ligar a máquina para lavar uma pequena quantidade de roupa, desperdiçar água lavando calçada e carro, dar descarga no vaso sanitário sem necessidade. Exemplos de consumo consciente: fechar o chuveiro enquanto se ensaboa, usar a água do enxágue da máquina para lavar o quintal, fazer os últimos enxágues das roupas com água armazenada no tanque.
Peça que iniciem o trabalho e o executem de forma cuidadosa, lembrando que ele será utilizado por outros alunos.
Caso precisem construir o dado, lembre-os que as orientações estão impressas.
GEO6_12UND05 - Etapas da Ação Propositiva/Esquema
GEO6_12UND05 - Tabuleiro e Etiquetas
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Explique que agora eles irão testar o jogo, para isso irão jogar uma partida. Ao término da partida de todos os grupos, avalie oralmente com a turma a experiência da construção e como o jogo poderá ser útil para a aula do professor e a aprendizagem dos alunos sobre o tema. Espera-se que os alunos percebam que o avanço de casas está relacionado a ações de preservação de água, enquanto os recuos estão associados a ações de desperdício.
Não deixe de fazer essa avaliação, mesmo que seja na aula subsequente, caso não haja tempo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_12UND05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo
Participação
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam a água como um recurso natural que deve ser preservado por todos. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga que nesta aula eles terão o desafio de elaborar um jogo de tabuleiro, que será utilizado por um professor, que tem a intenção de trabalhar o assunto Desperdício e Consumo Consciente de água com seus alunos.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original o 3, 4 e 5 aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
PERGUNTE, POR EXEMPLO:
- Será que países mais ricos, em geral, consomem muito mais água do que o recomendado?
- Será que precisam tanto assim de água?
- Quais são os países que estão muito abaixo do valor estabelecido como necessário pela ONU?
- Como deve ser a vida dessas pessoas?
Continue a discussão a partir da pergunta: “No dia a dia vocês praticam ações de preservação de água?”.
- Material da Contextualização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbPpGCTgMMbdSGSZsqhG5nzpFtuX8skbHBMrvwNj88WXFqFw253UREY42Ugq/geo6-12und05-material-da-contextualizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020. As respostas devem ser enviadas no grupo de WhatsApp da turma.
Problematização (20 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide e pergunte o que consta no slide 6.
Alimente a discussão perguntando por exemplo:
- Por que é importante estudar o tema?
- O tema só deve ser estudado no 6º ano?
- Mesmo crianças menores devem discutir esse tema?
Explique que eles deverão criar um jogo para ajudar um professor que quer trabalhar com a turma dele o tema “Desperdício e Consumo Consciente de água”. Em seguida passe para o slide 8.
SOBRE O JOGO:
O jogo proposto é uma simplificação do jogo de tabuleiro ludo.
Ludo ("eu jogo" em latim, e também nomeado popularmente no Brasil de "Furbica") é o nome utilizado em português para uma versão do jogo indiano Pachisi, um jogo de corrida para dois a quatro jogadores.
Peças: tabuleiro, um dado e quatro peões (utilizaremos quatro botões de tamanho médio e de cores variadas). Caso não tenha botões outro objeto pode ser usado como, por exemplo, tampinhas de garrafas.
Na ausência de um dado os alunos podem construir um. O modelo está disponível no Material Complementar Tabuleiro e Etiquetas.
O objetivo do jogo proposto é ser o primeiro a chegar à casa final percorrendo o percurso do tabuleiro.
Quanto às regras, cada jogador, na sua vez lança um dado e avança com o seu peão o número de casas indicado.
Não é permitido mais do que um peão em cada casa. Caso um peão venha a ocupar uma casa ocupada por um peão de outro jogador, o peão original regressará à casa inicial.
Ao longo do percurso, dependendo de onde o peão estacionar, o jogador poderá avançar ou recuar algumas casas, conforme a indicação presente no tabuleiro.
Regra opcional: Quando o jogador entra com um peão na parte final, poderá completar o percurso somente se tirar o número de casas exato da casa final. Caso tire um número maior, o jogador entra e retrocede o número das casas que sobraram.
Caso queira, pode alterar ou acrescentar alguma regra no jogo.
- Material da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P5YbSsaRbDZyz3JDXdkArkPwB7kBbHb6qHR7dgJpWCs8UDHfrz9X6x39q77d/geo6-12und05-material-da-problematizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020.
Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias.
Lembre a turma que duas etiquetas estão em branco e que deverão ser construídas por eles. Uma indicando ação de consumo consciente água e outra de desperdício de água.
Peça que iniciem o trabalho e o executem de forma cuidadosa, lembrando que ele será utilizado por outros alunos. Diga que um adulto, deverá auxiliá-los na construção do material.
Caso precisem construir o dado, lembre-os que as orientações estão impressas.
- Etapas da Ação Propositiva/Esquema: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZhFTzky5hJGPPqPDAhyZttwJVQddUf4qvQA62NRwvxKk5nHCJWx2HU7n9zjH/geo6-12und05-etapas-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em: 04/07/2020.
- Tabuleiro e Etiquetas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28JBVX5Sr5KGMKZafHm9a3BhjRNcWMECTQWBxhdyyWMPYqA4uKN9hCa8ST7m/geo6-12und05-tabuleiro-e-etiquetas.pdf. Acesso em: 04/07/2020.
Sistematização (20 minutos- assincronamente)
Explique que agora eles irão testar o jogo, para isso irão jogar uma partida com os seus familiares.
Convite às famílias
Neste plano, orienta-se que as famílias auxiliem na confecção do tabuleiro, seguindo o passo a passo do plano.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rosana Garagorry
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer a água como um recurso natural que deve ser preservado por todos.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA