GEO6_12UND05 - Material da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Desperdício e consumo consciente de água
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Biodiversidade, consumo consciente e políticas de reúso à reciclagem.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos de biodiversidade relacionando esferas das necessidades de usos de recursos naturais -água - em diferentes escalas e usos alternativos visando a sustentabilidade, a conservação e/ou preservação ambiental, exploração, circulação (fluxos), transformação e consumo de recursos naturais.
A aplicação desse plano possibilita, também, resgatar e ampliar outros conhecimentos desenvolvidos na habilidade EF06GE04.
Neste plano, os alunos, reunidos em grupos de quatro integrantes, terão a oportunidade de refletir sobre suas ações no cotidiano, que podem ser de desperdício ou de consumo consciente de água. Eles serão desafiados a construírem um jogo para um professor que tem a intenção de trabalhar o tema Consumo consciente de água com os seus alunos.
Observação: Em casa ou em uma aula anterior à aplicação deste plano, peça que os alunos pesquisem, em livros didáticos, na internet ou conversem com algumas pessoas e listem no caderno cinco ações que levam ao desperdício de água e cinco ações que contribuem para a sua preservação.
Materiais necessários: Datashow, dados, botões com cores variadas e de tamanho médio, cola, tesoura, cartolina, canetas colorida, lápis de cor e régua.
Na ausência de um dado os alunos podem construir um. O modelo está disponível no Material Complementar Tabuleiro e Etiquetas.
Material complementar:
GEO6_12UND05 - Material da Contextualização:
GEO06_12UND05 - Material da Problematização:
GEO06_15UND05 - Etapas da Ação Propositiva/Esquema
GEO6_12UND05 - Tabuleiro e Etiquetas:
Para você saber mais:
O que é consumo consciente? Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/7591-o-que-%C3%A9-consumo-consciente>. Acesso em: 16 jan. 2019.
Quem é o consumidor consciente? Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente>. Acesso em: 16 jan 2019.
Vídeo Vencedor da Campanha Consumo Consciente da Água. Youtube, 2015 (2min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Edss7dyuL4E>. Acesso em: 17 jan 2019.
A situação do consumo e desperdício de água no Brasil. EOS Organização e Sistemas. Disponível em: <https://www.eosconsultores.com.br/consumo-e-desperdicio-de-agua/>. Acesso em: 16 jan 2019.
GARCIA, GIselle. Dinamarca reduziu consumo per capita de água em 35% nos últimos 20 anos. Agência Brasil, 20/03/2015. Disponível em:
RIBEIRO JUNIOR, Valdir. 5 apps para você fazer sua parte e economizar água. Revista Exame, 24/07/2014. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/5-apps-para-voce-fazer-sua-parte-e-economizar-agua/>. Acesso em: 17 jan 2019.
Contextos prévios: Para este plano é importante que o aluno domine o conceito de consumo consciente.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que nesta aula eles terão o desafio de elaborar um jogo de tabuleiro, que será utilizado por um professor, que tem a intenção de trabalhar o assunto Desperdício e Consumo Consciente de água com seus alunos.
Como adequar à sua realidade: Caso o município onde a escola está situada tenha alguma prática de consumo consciente ou algum exemplo de grande desperdício de água, inclua essa discussão no momento da contextualização.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO